Buscar

políticas educacionais. resenha

Prévia do material em texto

Faculdade Tobias Barreto- UNIFTB
 Curso : Graduação em pedagogia 
 Disciplina: Políticas educacionais 
 Docente: Francisca Soares Carvalho 
 Discente: Maria Aparecida Gomes da Silva 
 
Castriani, Miguel de Jesus. Políticas educacionais. 1.ed.- Curitiba[PR]: IESDE, 2020.
 O autor Miguel de Jesus Castriani, é um advogado e professor coordenador de cursos de pós graduação e direito. Entre seus livros publicados estão, fundamentos da antropologia e educação, e políticas educacionais.
 No capítulo 4, subtítulo 4.4 enfatiza as políticas educacionais vigentes, são elas: Programa da escola básica ideal, programa Brasil alfabetizado, programa caminho da escola, programa valorização e formação de professores e trabalhadores da educação básica, programa benefício de prestação continuada na escola.
 Programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego – PRONATEC, programa Universidade para todos- PROUNI, programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das universidades federais – REUNI, fundo de financiamento ao estudante do ensino superior – FIES. 
 De início, o autor ressalta, para que serve essas políticas educacionais, por quem são organizadas, para quem são destinadas, e quando foram implantadas.
 Programa da escola básica ideal: foi desenvolvido para infra-estrutura física, imobiliário, utensílios, equipamentos, materiais didáticos – pedagógicos; programa Brasil alfabetizado: surgiu com intuito de alfabetizar jovens e adultos, que não tinha condições de frequentar a escola. 
 Programa caminho da escola: destinou-se à transportes escolares para alunos da zona rural, e outras localidades de difícil acesso; programa valorização e formação de professores e trabalhadores da educação básica: veio para valorizar os trabalhadores da educação, formar professores e assegurar seus direitos.
 Programa benefício de prestação continuada na escola: Beneficia estudantes com deficiências e pessoas a partir de 65 anos que estejam estudando; programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego – PRONATEC: a finalidade é de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.
 Programa universidade para todos- PROUNI: Foi criado para facilitar a entrada de estudantes de baixa renda nas universidades; Programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das universidades federais-REUNI: esse programa busca manter a permanência ampliada na educação superior, sempre inovando os planos educacionais.
 Fundo de financiamento ao estudante do ensino superior- FIES: Destina-se a financiar estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais que não sejam gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
 Em síntese, o presente capítulo tem como principal contribuição ajudar a compreender as políticas educacionais vigentes. Sob esse enfoque, o autor posicionou-se de maneira eficaz e eficiente do tema em pauta. Sendo assim, no primeiro momento definiu do que se tratava o capítulo, em seguida delimitou o tema, e consequentemente, finalizou com um contexto explicativo

Continue navegando