Buscar

Aula 13 sistema urinário

Prévia do material em texto

Aula 13 – Sistema Urinário 
Sistema urinário:
· Formado por 2 rins, 2 ureteres (ductos que conduzem a urina filtradas nos rins em direção à bexiga), bexiga (armazena temporariamente a urina) e uretra (canal de saída da urina para o meio externo).
· Funções:
· Produção de urina, para eliminação de resíduos e água.
· Manutenção da homeostase. 
· Secreção de hormônios, como a renina que atua na manutenção da pressão sanguínea e eritropoetina que atua na produção de eritrócitos (hemácias – células que carregam O2 e CO2).
· Ativação da vitamina D.
· RINS:
· Unidades de filtração do sistema urinário.
· Possui uma região que tem formato de borda côncava recebe os vasos sanguíneos e onde os ureteres penetram no tecido renal.
· Nessa borda côncava possui uma abertura = “hilo”, por onde passam os vasos sanguíneos e os ureteres. 
· Formado por estruturas macroscópicas: hilo (penetra uma artéria renal, veia renal e conecta com os ureteres); pélvis renal (desemboca os ureteres) está conectada à um conjunto de cálices; cálices maiores se conectam à cálices menores. 
· Estruturas internas dos rins: ureter que desemboca na pélvis renal que desemboca em cálices maiores que se subdividem em cálices menores. Essas estruturas são responsáveis por fazer a coleta e transporte da urina filtrada.
· Porção filtradora é dividida em uma porção mais externa denominada de “córtex renal” que lança projeções chamadas de “colunas renais” em direção a parte mais interna. Já a parte mais interna é chamada de “medula renal”, sendo dividida em estruturas piramidais denominadas de “pirâmide medular” (10-18) que desembocam nos cálices menores recebendo o nome de “papila renal”, e entre dois cálices menores possui espaços chamados de “seio renal”.
· Uma pirâmide medular circundada por uma coluna renal de cada lado e uma parte córtex renal em cima recebe o nome de “lobo renal”.
· Néfrons = são pequenas unidades filtradoras no interior da porção, e são responsáveis por filtrar o sangue e produzir a urina, se estende desde a região do cálice menor até o córtex.
· Os néfrons são produzidos durante o desenvolvimento embrionário e ocorre perdas de funcionamento dos néfrons ao longo da vida, e não são produzidos mais. O n° de néfrons ficam inalterados na vida pós-natal, porém pode ocorrer a hipertrofia para suprir a perda de algum néfron.
· Composto por: “corpúsculo renal” onde ocorre a filtração; “túbulo renal” participam do processo de transporte e filtração da urina. 
1. Corpúsculo renal: constituído por 2 principais porções = porção interna formada por uma rede de capilares, denominada de “glomérulo renal”; e uma cápsula epitelial bilaminar que circunda o glomérulo, denominada de “cápsula de Bowman”, sendo formada por duas camadas, uma mais externa chamada de camada parietal, constituído por epitélio pavimentoso simples que fica apoiado na lâmina basal e fibras reticulares e uma camada mais interna denominada de camada visceral, formado por células grudadas nos capilares. Entre as duas camadas possui o espaço capsular, onde fica acumulado o filtrado glomerular. O sangue vai sendo filtrado e vai saindo de dentro dos vasos dos capilares em direção aos espaços capsular, e posteriormente o filtrado se direciona para o túbulo renal para ser finalizado / alterado antes de constituir a urina propriamente dita.
No glomérulo: pelo corte de um capilar observa-se a parede do capilar fenestrado sendo o endotélio, destituído de diafragma, ao redor do endotélio possui uma membrana basal que participa no processo de filtração do sengue; por fora da membrana basal possui a camada visceral da capsula de bowman sendo formada por células epiteliais modificadas denominadas de “podócitos” com projeções (pés) chamados de “pedicelos” enrolados ao redor do endotélio dos capilares (fenestrado sem diafragma), as células (podócitos) são responsáveis por fazer a manutenção da filtração e impede a distensão do capilar como um todo. Entre um pé e outro possui um espaço, que é fenda que possui uma membrana fina “membrana da fenda”. 
O espaço de filtração é chamado de “membrana de filtração”, composto pelo endotélio fenestrado, membrana basal e podócitos (membrana da fenda). Permite a passagem de águas e pequenos solutos, mas as proteínas do sangue, células e plaquetas não consegue passar no espaço da fenestra. Caminho da filtração: sai do capilar sanguíneo, passa pelo endotélio pelas fenestras, chega na membrana basal até chegar na fenda.
Além das células dos endotélios e dos podócitos, possui um 3° tipo de célula são as “células mesangiais’: são células contráteis que respondem à indução hormonal para realizar uma vasodilatação ou constrição afim de aumentar ou diminuir o vaso sanguíneo dentro dos capilares para aumentar ou diminuir a filtração, além disso as células mesangiais fagocitam restos celulares ou outros corpúsculos, fazem síntese da matriz extracelular e estão envolvidos no processo de defesa.
 
2. Túbulo renal: é divido em 3 partes = o “túbulo contorcido proximal” fica mais próximo do corpúsculo renal, “túbulo de Henle” faz uma alça que se entende até a região medular do rim, e “túbulo contorcido distal” mais distante do corpúsculo renal que se conecta a um ducto coletor que leva o filtrado em direção aos ureteres. 
Caminho do filtrado: acumulado no espaço capsular -> passa pelo ducto contorcido proximal -> alça de henle -> túbulo contorcido distal -> ducto coletor -> ductos papilares -> cálice menor -> cálice maor -) pelve renal -> ureteres -> bexiga.
As 3 porções do túbulo renal possuem fisiologia e histologia diferente:
- túbulo contorcido proximal: formado com epitélio simples cubico, onde as células lançam projeções da sua membrana na região mais basal formando galinhos de arvores que se interconectam, e borda em escova com microvilosidades, portanto realiza absorção mas neste caso realiza reabsorção de substancias que foram filtradas e levadas para o espaço capsular mas que devem voltar para o sangue, como glicose, água, aminoácidos, bicabornato e cloreto de sódio (essas substâncias são reabsorvidas por essas células e serão encaminhadas novamente para a circulação sanguínea).
- Alça de Henle: se entende até a medula, forma uma estrutura em formato de U (porção descendente em direção a medula e uma porção ascendente), possui uma porção mais delgada entre duas porções maus grossas. O ramo descendente e a 1° parte do ramo ascendente são mais finos e por isso apresentam epitélio simples pavimentosos, já o ramo espesso ascendente é formado por epitélio cubico a colunar. É responsável por realizar a retenção de água, concentrando a urina. 
- Túbulo contorcido distal: possui epitélio cúbico simples, mas sem borda em escova. Responsável pelo controle osmótico da urina, absorvendo sódio e secretando potássio, hidrogênio e amônia. 
Cada ducto contorcido distal desemboca nos ductos coletores – ductos coletores: são ductos retos, que possuem epitélio simples, cúbico-cilíndrico, e vão aumentando de diâmetro conforme vão descendendo para papilas e cálices menores.
Entre as porções de corpúsculos e túbulos, possui um interstício que é um tecido que promove a sustentação, “interstício renal”: formado por tecido conjuntivo localizado entre os néfrons e os vasos sanguíneos, apresenta fibroblastos (célula do tecido conjuntivo), fibras colágenas, é um tecido altamente hidratado, as células presentes na região cortical produzem 85% da eritropoetina (hormônio que estimula a produção de eritrócitos).
· Os rins filtram por dia 150/180 litros de sangue, mas 99% é reabsorvido pelo túbulo renal, sobrando de 1-2 litros de sangue que é excretado como urina que será enviado pela bexiga e será descartado pelo corpo. Esse grande volume de filtração representa que nossos rins filtram nossa quantidade total de sangue a cada 4-5 minutos. 
· Entrada e saída dos vasos sanguíneos, um ramo da aorta se direciona para os rins levando o sangue em direção aos corpúsculos renais que vão sendo filtrados e conforme vão passando para dentro, vão oxigenando as células realizando trocas gasosascom as células do próprio rim e acabam saindo do rim já com o sangue pobre em oxigênio através da veia renal que desemboca na veia cava e já lega o sangue de volta para o coração. 
· Portanto, nesse sistema, o sangue chega bem oxigenado, é filtrado e conforme ele vai passando por dentro do tecido renal ele vai se tornando pobre em oxigênio para dar o oxigênio necessário para manutenção das células e desemboca pouco oxigenado de volta para a veia cava inferior em direção ao coração.
· O sangue saindo do coração pela artéria aorte se direcionando para os rins e ai o sangue já filtrado e desoxigenado segue em direção a veia cava para o coração para ser oxigenado novamente. 
· Vias urinárias e bexiga:
· Porções para armazenar temporariamente a urina.
· Conduzem a urina dos rins para o meio externo.
· Vias urinarias são compostos por: cálices menores e maiores, pelve renal, ureteres e bexiga, e todos esses componentes possuem a mesma estrutura básica, porém a parede vai se tornando cada vez mais espessa.
· Mucosa é um epitélio de transição. 
· A membrana das células fica em contato com a urina formando placas espessas na sua membrana possuindo como característica um conjunto de lipídios específicos formando o “cerebrosídeos”, como se fosse capas que protegem o epitélio do contato direto com a urina.
· Abaixo da muscosa, há túnica muscular: formado por uma camada longitudinal interna e camada circular externa de musculatura lisa.
· Uretra é o canal que leva a urina para o meio externo.
· Diferente para homens e mulheres.

Continue navegando