Buscar

Anti-inflamatórios não esteroidais e esteroidais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Foi atendido no setor de emergência do Hospital de Clínicas um jovem de 19 anos de idade com tremores e vômito, o paciente relatou ter ingerido, 5 horas antes, 48 comprimidos de paracetamol de 750 mg em uma tentativa de suicídio. No setor de emergência, determinou-se que ele ingeriu quantidade suficiente para ser potencialmente prejudicial.
Você ficou encarregado de cuidar deste paciente, mas, para isso, primeiramente, você deve descrever a evolução do quadro clínico bem como os sinais e sintomas da superdosagem de paracetamol, descobrir qual o mecanismo envolvido na hepatotoxicidade do paracetamol e, por fim, qual tratamento deve ser usado para esse paciente.
RESPOSTA PADRÃO:
Apresenta-se geralmente em três fases:
Fase I: Nas primeiras 24 horas o paciente se apresenta assintomático ou com leve mal-estar, vômitos, náuseas, palidez e epigastralgia.
Fase II: Entre 24 e 72 horas o paciente pode continuar assintomático ou apresentar sintomatologia leve, semelhante ao primeiro período ou dor no hipocôndrio direito. A alteração característica é o aumento das transaminases hepáticas.
Fase III: O período de 72 horas a cinco dias é de máxima expressão da hepatotoxicidade, podendo evoluir para falência hepática aguda e morte do paciente.
Mecanismo envolvido na hepatotoxicidade do paracetamol: O efeito adverso agudo mais sério da superdosagem de paracetamol é uma necrose hepática potencialmente fatal (necrose tubular renal e coma hipoglicêmico também podem ocorrer). O mecanismo pelo qual a overdose de paracetamol acarreta lesão e morte hepatocelular envolve sua conversão ao metabólito tóxico NAPQI.
O tratamento que deve ser usado com este paciente é a acetilcisteína (também chamada de N-acetilcisteína): é um antídoto altamente eficaz e seguro onde reduz a toxicidade do paracetamol ao fornecer grupos sulfidrílicos que neutralizam o metabólito tóxico NAPQI, e dessa forma não provoca danos nos hepatócitos. A N-acetilcisteína é bastante eficaz quando administrada até 8 horas após a intoxicação por paracetamol.

Continue navegando