Buscar

imunidade tributária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio Seama 
 Curso de Direito /turma: 406
 
 
 
 
 Acadêmica: Taynara Nascimento Mendonça 
 Matrícula: 202003410896
 Data: 20 de abril de 2022
 
 Imunidade tributária 
 
 
 
 
 
 
 
 Macapá-Ap 
 2022 
O recurso que se discute se refere a art 150, VI , da Constituição Federal, a constitucionalidade ou não da incidência IOF (impostos sobre a operação financeira) sobre operações de curto prazo realizado por partidos políticos, entidades sindicais ,instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos, beneficiários de imunidade quanto ao referido imposto.
	 STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, em 2022,por unanimidade, apresiando o tema 328 de repercussão geral, conheceu de recurso Extraordinário, a negociação do provimento e fixou a seguinte tese: “ A imunidade assegurar pelo art. 150, VI, ‘e’ , da Constituição da República aos partidos políticos, inclusive suas funções, as entidades sindicais dos trabalhandores e as instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos que entendam aos requisitos da lei IOF, inclusive o incidente sobre o aplicações financeiras” ou seja as entidades religiosas que prestam assistência social podem ter imunidade tributária. A medida abrange, além de impostos sobre o seu patrimônio, renda e serviços, os tributos sobre a importação de bens. 
Podemos ressalta a tese: “imunidade assegurada pelo art. 150 , VI , ‘c’ , da Constituição da República aos partidos políticos, inclusive suas fundações, as entidades sindicais dos trabalhadores e as instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos ,que atendem aos requisitos da lei , alcançar o IOF, inclusive o incidente sobre as tais aplicações financeiras. 
O recurso Extraordinário 611510 transitou em julgado na data de 01/06/2021, conforme certidão de trânsito emitida pelo Supremo Tribunal Federal.
Referencia Bibliográfica:
https://www.jota.info/tributos-e-empresas/tributario/entidade-imune-nao-paga-iof-em-operacao-financeira-de-curto-prazo-decide-stf-14042021
https://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/1220240356/recurso-extraordinario-re-611510-sp/inteiro-teor-1220240358
http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/revistaspge/revista53/imunidade.htm

Continue navegando