Buscar

CONTEXTUALIZADA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNIFAEL 
CURSO PEDAGOGIA 
DISCIPLINA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: GLEYDSON ROCHA DE SOUZA 
NOME DO TUTOR: DÉBORA DA SILVA SANTOS 
NOME DO ALUNO: TAMILIS DE MEDEIRO SILVA 
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
Período Socrático/ Período Clássico ou Antropológico como também era conhecido aconteceu do final do século V e todo o século VI a.C. Ocorreu quando a filosofia investigava as questões humanas, como a ética, a política e as técnicas. Esse período foi de grande crescimento cultural e científico, proporcionando em um âmbito propício para o desenvolvimento do pensamento. É a época dos sofistas e do grande pensador Sócrates, o mesmo defendia uma educação cujo objeto maior seria a formação de um cidadão pleno, preparado para atuar politicamente para o crescimento da cidade. 
O método Socrático, tinha como princípio na contrução do conhecimento ao invés da mera transmissão de ideias. Na sua época o conhecimento se caracterizar como tipo de comércio, onde os professores cobravam por conteúdos e discursos prontos nós quais os alunos teriam que decorar.
De acordo com Spinelli (1998), Sócrates, afirmava que é preciso olhar profundamente para entender na si mesmo, pois o que experimentarmos através dos nossos sentidos não é a expressão da verdade suprema. Já Aristóteles trouxe uma importante contribuição no que diz respeito ao impirismo, sendo a ciência que poderia analisar racionalmente apenas as informações através das experiências sensoriais.
Todas as citações tem influência na psicologia do desenvolvimento. Desta forma, fica evidente que as ideias grego antigas tem ascendência muito presente no pensamento psicológico na atualidade e nas teorias que se debruçam no estudo do processo de aprendizagem. Além disso o pensamento Socrático pode ser diretamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento porque relaciona-se de forma direta com os estudos da juventude e da geriatria , haja visto que estes mesmos fatores estiveram presentes nos estudos desenvolvidos pelo filósofo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
SPINELLI, M. Filósofos pré Socráticos. Porto Alegre:Edipucrs, 1998.
Conteúdo de aprendizagem disponibilizado nas unidades.

Continue navegando

Outros materiais