Buscar

TESTE MEDIDA DE PRONTIDÃO MENTAL

Prévia do material em texto

TESTE MEDIDA DE PRONTIDÃO MENTAL
De acordo com o site da Editora Edites – Empresa Distribuidora de Testes LTDA, o teste MPM se constitui em uma prova que verifica a capacidade de percepção (atenção seletiva) e velocidade de execução (rapidez perceptual), permitindo identificar diferenças individuais em percepção visual. 
O processo de realização da tarefa do teste implica em uma contínua busca visual (60 pares de figuras idênticas) de localizações, em distâncias e posições variadas, pondo em destaque elementos perceptivos e demandando uma atenção seletiva, embora bastante simples, a tarefa consegue identificar diferenças individuais em percepção visual. A aplicação pode ser individual ou coletiva, com tempo de aplicação delimitado em 7 minutos e 30 segundos.
O teste pode ser utilizado no contexto da Psicologia do Trabalho, das Organizações e na Psicologia do Trânsito, sendo seu público-alvo pessoas de 16 até 50 anos de idade.
Para adquirir o teste o psicólogo pagará por volta de R$33,50 e receberá 01(um) caderno de aplicação e 01(um) manual de utilização.
Conforme consta no site da SATEPSI, o teste foi aprovado em 01/04/2006 e seus autores são Carmem E. Flores e Elizabeth do Nascimento.
TESTES DE ATENÇÃO DIVIDIDA E SUSTENTADA
Conforme descrito na página online da Editora Vetor, os testes têm como objetivo avaliar a capacidade para manter a atenção com qualidade e concentração em dois estímulos ou mais – Atenção Dividida (AD) e avaliar a capacidade para focar a atenção em um determinado estímulo, competindo com outros e manter a atenção por um determinado período de tempo – Atenção Sustentada (AS).
O teste de Atenção Dividida (AD) fornece duas informações sobre a atenção: concentração e velocidade com qualidade. Já o teste de Atenção Sustentada (AS), além dessas duas possibilidades, fornece também a avaliação da sustentação da atenção. A correção de ambos os testes é realizada pelo total de acertos, erros e omissões, pela avaliação quantitativa e qualitativa. Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade, que compreende adolescentes e adultos com idades entre 18 e 72 anos. 
De acordo com Ângela Oliveira Menezes, 2021, em seu livro Atenção, memória e aprendizagem: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação, a atenção dividida é a habilidade de responder simultaneamente às demandas de múltiplas tarefas, deve ser mantida em mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Enquanto a atenção sustentada é a capacidade de manter o foco da atenção ao longo do tempo, durante uma atividade contínua e repetitiva. Alguns autores a consideram como atenção concentrada.
Conforme consta no site da SATEPSI, o teste foi aprovado em 01/12/2006 e seus autores são Ana Paul a Noronha, Daniel Bartholomeu, Fabián Rueda, Fermino Sisto e Rossana Lamounier.

Continue navegando