Buscar

O suspense

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O suspense/terror psicológico “A Mulher na Janela” entrou para o catálogo da Netflix na última semana. Estrelado por Amy Adams, segue Anna Fox, psicóloga que sofre de agorafobia, um transtorno de ansiedade que lhe concede o medo de locais e situações que possam causar pânico. Esse distúrbio faz com que fique isolada em casa.
O que resta a Anna é observar os vizinhos pela janela. Em um desses dias, ela acaba presenciando um crime e isso gera uma série de acontecimentos.
Essa produção foi adiada e remarcada diversas vezes, não só por conta da Covid-19, já que estava em desenvolvimento desde 2018. Ela contou com problemas no roteiro, já que teve de sofrer alterações no meio do caminho. A obra não agradou a crítica e só teve 26% de aprovação no site especializado Rotten Tomatoes.
“A Mulher na Janela” é a adaptação de um livro lançado em 2018 por Daniel Mallory, que assinou a obra com o pseudônimo A.J. Finn. Como fez muito sucesso na época, foi anunciado que seria transformado em um filme dirigido por Joe Wright.
O título da Netflix não é o primeiro a ser adaptado. No universo do audiovisual, diversas narrativas já foram levadas das páginas para salas de exibição. O suspense e o terror têm bons exemplos disso. Confira alguns abaixo:
1- Drácula
2- 
O romance escrito pelo irlandês Bram Stoker em 1897 é um dos mais revisitados nas obras cinematográficas. Desde o início do cinema, o Conde sanguinário que se esconde em um castelo na Transilvânia recebe diferentes versões. 
Diversos atores já viveram o vampiro nas telas, entre eles: 
Bela Lugosi, “Drácula” (1931);
John Carradine, “A Mansão de Drácula” (1945);
Christopher Lee, “O Conde Drácula” (1970);
Gary Oldman, “Drácula de Bram Stoker”.
A história ainda estimulou a exploração do tema e a produção de outros longas como “Van Helsing - O Caçador de Monstros”, “Entrevista com o Vampiro”, “Blade”, “30 Dias de Noite” e até séries como “Drácula” da Netflix.
 
2 - O Exorcista
 
Um dos filmes de terror mais conhecidos do gênero e que causou alvoroço quando foi lançado é baseado no livro de mesmo nome, escrito por William Peter Blatty e publicado em 1971.
A obra de Blatty, é inspirada em um caso de exorcismo real que ocorreu em 1949 envolvendo um garoto, chamado Robert Mannheim.
O filme foi lançado em 1973 e tem como protagonista a jovem Regan MacNeil que é possuída por uma entidade e tem de ser exorcizada por um padre. O roteiro foi assinado pelo próprio autor.
 
3 - O Bebê de Rosemary 
O thriller psicológico de Roman Polanski foi lançado em 1968. O clássico atraiu fãs tanto pela história quanto pelos eventos estranhos que ocorreram nos bastidores. A produção é conhecida como um dos filmes “amaldiçoados de Hollywood”.
A história é baseada em um livro homônimo de Ira Levin, publicado em 1967 e que remonta a narrativa de um casal que se muda para um apartamento e pretende ter um filho, mas fatos estranhos começam a rondar o cotidiano dos dois, principalmente a esposa Rosemary Woodhouse.
 
4 - O Iluminado 
É um dos muitos livros de Stephen King que foi adaptado para o cinema. A narrativa acompanha uma família que se muda para um hotel após Jack Torrance ganhar um emprego e ter de cuidar do local durante o inverno. Contudo, o lugar possui um passado sombrio e exerce certa influência sob Jack ao longo da estadia. Esse muda o comportamento e passa a oferecer perigo à esposa e ao filho.
O livro foi publicado em 1977, três anos depois o diretor Stanley Kubrick decidiu levar a história para o cinema. Apesar de ser considerado um dos melhores filmes e ser lembrado até hoje, a obra não agradou o autor original. Stephen King criticou a maneira com que Kubrick representou os personagens interpretados por Jack Nicholson e Shelley Duvall.
 
5 - O Cemitério Maldito
Este é outro título de Stephen King e entra nessa lista pelo motivo de que o roteiro foi escrito pelo próprio King. Talvez com receio de como outras obras fossem retratadas nas telonas, o autor decidiu escrever o script.
A trama é envolta na família Creed que se muda para uma casa no Maine, Estados Unidos. Logo que chegam, são apresentados a um cemitério de animais localizado em uma trilha nos fundos do terreno, o qual irá mexer com o cotidiano deles.  
O exemplar foi lançado em 1983 e o filme em 1989.
 
REFERÊNCIAS
NESTAREZ, Oscar. 8 melhores filmes de terror baseados em livros. Revista Galileu, 2017.Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/09/8-melhores-filmes-de-terror-baseados-em-livros.html. Acesso em 18 de maio de 2021.
 
10 melhores filmes de terror baseados em livros. Geeks In Actions, 2021. Disponível em: https://geeksinaction.com.br/index.php/2020/03/23/10-melhores-filmes-de-terror-baseados-em-livros.Acesso em: 18 de maio 2021.

Continue navegando