Buscar

exercício de fixação tireóide

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE FIXAÇÃO
1- O tipo mais comum de hipertireoidismo resulta de um débito excessivo de hormônios tireóideos, causado pela estimulação anormal da glândula tireoide por imunoglobulinas circulantes. Esse distúrbio é denominado de:
A)hiperparatireodismo
B)doença de Cushing
C)hipoparatireodismo
D)doença de Graves
2-A tireoidite crônica, que ocorre mais frequentemente em mulheres entre 30 e 50 anos de idade, denominada-se:
Ahipertireoidismo
Bdiabetes mellitus
Chiperparatireoidismo
Ddoença de Hashimoto
3- A tireoidite crônica (doença de Hashimoto) ocorre mais frequentemente em mulheres e, de uma forma geral, não é acompanhada de dor, sintomas de pressão no local ou febre, e a atividade tireoidea apresenta-se normal ou baixa.
a) Certo
b) Errado
4-Quanto às desordens endócrinas que acometem a tireoide, analise as proposições:
I. O hipotireoidismo é uma síndrome clínica caracterizada pela deficiência de hormônios tireoidianos. Pode ser primário, quando resulta de condições que interfiram diretamente sobre a tireoide, ou central, por deficiência de hormônio tireoestimulante.
II. O hipotireoidismo tem como manifestações mais marcantes: astenia, sonolência, intolerância ao frio, pele seca e descamativa, voz arrastada, hiporreflexia profunda, edema facial, anemia e bradicardia. A síndrome compromete o organismo de maneira global, por isso a riqueza da sintomatologia cuja síndrome pode se expressar.
III. São manifestações clínicas incomuns do hipertireoidismo nervosismo, irritabilidade, taquicardia e pele ruborizada.
São CORRETOS os itens:
AI e II apenas.
BII e III apenas.
CI e III apenas.
DTodos os itens estão corretos.
5-A respeito dos distúrbios tireoidianos e os cuidados prestados a esses pacientes, assinale o item correto:
ADistúrbios da tireoide causam repercussões estritamente locais, como o câncer de tireoide, que mesmo sendo descoberto a tempo apresenta baixíssimas taxas de cura/remissão.
BA doença de Graves é a causa mais comum de hipotireoirismo, sendo mais comum em adolescentes do sexo masculino. O tratamento é feito com drogas antitireoidianas e iodo radioativo e a enfermagem deve atentar para a orientação e preparo desse paciente para um tratamento longo.
CPacientes submetidos a tireoidectomia ou outro procedimento local, devem ser orientados pelo enfermeiro para detecção de sinais de hipocalcemia, tetania e dificuldades respiratórias.
DO hipertireoidismo subclínico (HS) é caracterizado pela ausência de TSH e dos hormônios T3 e T4 livres; pode ser controlado com medicamentos e a longo prazo pode causar problemas ósseos em mulheres; a enfermagem deve orientar o paciente quanto ao seguimento do tratamento, pois com a interrupção pode causar problemas cardíacos sérios.
6-Caso não haja reposição hormonal, após a cirurgia, a dosagem sérica de TSH dessa paciente estará diminuída, quando comparada aos valores dosados antes da cirurgia.
CCerto
EErrado
7- Sobre os distúrbios da glândula tireoide, analise as afirmativas abaixo:
I. O hipotireoidismo primário é causado por tireoidite de Hashimoto, uso de iodo radioativo, terapia com lítio e deficiência dietética de iodo.
II. São sinais e sintomas do hipotireoidismo: fadiga, letargia, ganho de peso, queixa de mãos e pés frios, redução na capacidade de concentração e hiperlipoproteinemia e hipercolesterolemia.
III. O hipertireoidismo é mais comum em homens que em mulheres, sendo observado em apenas 2% da população feminina.
IV. São complicações do hipertireoidismo: toxidade das tioamidas, hipotireoidismo, tireoidite por radiação e oftalmopatia infiltrativa.
Estão CORRETAS
AI e III, apenas.
BI, II e IV, apenas.
CII e III, apenas.
DIII e IV, apenas.
EI, II, III e IV.
8-O hipotireoidismo (H) é a diminuição da produção do hormônio da tiroide e é amplamente reconhecido por seus efeitos sobre os diferentes sistemas orgânicos, levando ao hipometabolismo. Acerca dessa patologia, é correto afirmar:
Aa diminuição da produção do hormônio da tiroide provoca diminuição nos níveis de TSH.
Ba diminuição do hormônio liberador de tirotropina (TRH) não interfere na diminuição da secreção de hormônios tiroidianos.
Co hipotireoidismo é um distúrbio que pode ocorrer em todas as idades, entretanto é raro em crianças com menos de 10 anos e atinge prevalência máxima na faixa etária após os 40 anos.
Da causa mais frequente do hipotireoidismo em adultos é a tiroidite autoimune crônica (tiroidite de Hashimoto).
Eo hipotireoidismo é uma patologia que tem maior prevalência entre os homens e pode estar associada, mesmo na sua forma leve, a níveis elevados de colesterol sérico.
9-O hipotireoidismo é uma enfermidade resultante de níveis subótimos de hormônio tireóideo, que pode afetar todas as funções orgânicas. A assistência sistematizada a um cliente com essa condição clínica requer precisão na avaliação de enfermagem. Considerando a relação: Diagnóstico (D), Intervenção (I) e Resultado (R), assinale a alternativa que apresenta correspondência coerente na sequência DIR para atender a um cliente com hipotireoidismo.
AD: Padrão respiratório ineficaz relacionado com a ventilação deprimida; I: Realiza respirações profundas, tosse e utiliza a espirometria de incentivo, quando incentivado; R: O uso de uma respiração artificial e de suporte ventilatório pode ser necessário com a depressão respiratória.
BD: Constipação intestinal relacionada com a função gastrintestinal deprimida; I: Identifica e consome alimentos ricos em fibras; R: Monitorar a função intestinal.
CD: Manter a temperatura corporal normal; I: Fornecer uma camada adicional de roupas ou cobertores adicionais; R: Apresenta alívio da intolerância ao frio.
DD: Intolerância à atividade relacionada com a fadiga e a depressão do processo cognitivo; I: Monitorar a resposta do paciente às atividades crescentes; R: Não relata dor torácica, fadiga aumentada nem falta de ar com aumento no nível de atividade.
ED: Mixedema e coma mixedematoso; I: Administrar os medicamentos prescritos com extrema cautela; R: descrever os sinais e os sintomas do uso excessivo e deficiente do medicamento.
Responder

Outros materiais