Buscar

Metodologi_do_Ensino_da_Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia do Ensino da Matemática
NOTA MÁXIMA
10
NOTA NA TENTATIVA
5
1. Pólya descreveu o método de resolução de problemas com etapas interligadas, que devem ser seguidas para que se obtenha o melhor aproveitamento possível do problema. Após o resultado, o que o aluno deve fazer?       
Comparar o resultado com os dos colegas.
Voltar à questão e testar o resultado. (Alternativa correta)
Chamar o professor para verificar se está certo ou errado.
Passar rapidamente para outra questão para ganhar tempo.
2. A modelagem matemática pode ser utilizada como um método para a realização de pesquisas científicas e como estratégia de ensino nas aulas de matemática. Sobre a modelagem como estratégia de ensino, leia as assertivas a seguir: I. A questão desencadeadora das atividades de modelagem matemática é sempre escolhida pelo professor, sem a participação dos alunos. II. A modelagem matemática proporciona um maior envolvimento dos estudantes nas situações de aprendizagem pela problematização de elementos presentes na sua realidade. III. Nas atividades de modelagem matemática os alunos assumem um papel ativo na mobilização e construção de conhecimentos matemáticos. IV. Embora haja a participação ativa dos educandos na construção dos modelos matemáticos, o caminho a ser percorrido deve ser determinado antecipadamente pelo professor. Qual é a alternativa correta?     
As afirmativas II e III estão corretas. (Alternativa correta)
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas III e IV estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
3. O uso ou não de TICs em sala de aula depende dos objetivos
que se deseja alcançar e do seu real ganho no aprendizado. A respeito do potencial desse uso no ensino-aprendizagem,
analise as afirmativas: I. As TICs não são exclusividade de cursos EaD; muitas delas
podem ser usadas na modalidade presencial. II. As TICs permitem novos espaços educacionais, como aulas online. III. As TICs permitem novas metodologias em que o aluno tem
maior liberdade e o professor assume um papel de mediador. Está correto o que se afirma em:                 
I, apenas.
I, II e III. (Alternativa correta)
II, apenas.
III, apenas.
4. As atividades de modelagem matemática devem ser planejadas considerando os saberes e interesses dos alunos, bem como as particularidades do contexto em que estão inseridos. A implementação de uma atividade de modelagem matemática prevê algumas etapas semelhantes àquelas percorridas pelo pesquisador para a realização de uma investigação científica. Uma das etapas fundamentais para o desenvolvimento de uma atividade dessa natureza é a pesquisa exploratória, entendida como:       
a etapa que ocorre após a escolha do tema, equivalendo à pesquisa de dados sobre ele, a partir de materiais e subsídios diversificados, bem como de visitas técnicas. (Alternativa correta)
a etapa em que, a partir de uma lista apresentada pelo professor, os alunos escolhem um tema relevante para ser utilizado como ponto de partida para a atividade.
a etapa em que os alunos buscam respostas para os problemas elaborados, com o auxílio de conteúdos matemáticos que podem ser aprendidos a partir dos problemas.
a etapa em que os alunos, a partir dos dados coletados na etapa anterior, são incentivados a levantar questões e elaborar problemas referentes ao tema que será estudado.
5. Lino de Macedo et. al (2006) ressalta que Piaget propôs quatro formas de classificação dos jogos e destaca os aspectos importantes de cada uma delas. Assinale a alternativa que faz a relação correta entre o tipo de jogo e as suas características.   
No jogo de construção, aparece a inserção do mudo social e cultural. As regras representam o limite que regula a convivência entre as pessoas.
O jogo simbólico é construído nos dois primeiros anos de vida e caracterizado a partir do fazer pelo fazer, instalando-se, dessa forma, o prazer funcional que possibilitará ao sujeito poder realizar uma atividade sem valor instrumental.
O jogo simbólicocaracteriza-se por brincadeiras de faz de conta, desenhos e histórias infantis. (Alternativa correta)
O jogo de regra oportuniza a criação e a livre construção, uma vez que a ação do sujeito é regulada para construir algo na direção do que foi planejado (mover peças que desarmem o adversário, transportar seguindo certas regras, etc.).
6. Para resolver um problema, pode-se expor aos alunos algumas perguntas que cada um deve fazer a si próprio, de modo a facilitar o encontro da resposta procurada. A pergunta “Eu poderia dividir o problema em partes e resolver cada uma dessas partes separadamente?" faz parte de que etapa do procedimento?         
Executar a solução.
Produzir um plano de ação. (Alternativa correta)
Entender o problema.
Voltar à questão e testar o resultado.
7. Quais os nomes dos primeiros documentos egípcios que relatam a existência da Matemática nessa região do mundo?   
Papiro de Moscou e tábua algébrica.
Pergaminho luso e tábua algébrica.
Pergaminho luso e papiro de Moscou.
Papiro de Rhind e papiro de Moscou. (Alternativa correta)
8. A interdisciplinaridade é uma maneira de organizar os currículos. Sobre isso, leia as assertivas a seguir: I. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância da organização interdisciplinar dos currículos, mas não determina  como deve ser feita a sua implantação nas escolas. II. No trabalho interdisciplinar, diferentes áreas de conhecimento são articuladas, tendo como objetivo a compreensão ampliada de uma questão ou um tema. III. Na interdisciplinaridade, as especificidades de cada disciplina são anuladas para que não dificultem a compreensão do tema estudado. IV. Desde que os professores das diferentes disciplinas saibam qual é o tema comum, não há necessidade de um planejamento coletivo do projeto interdisciplinar. Qual é a alternativa correta?               
As afirmativas III e IV estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas. (Alternativa correta)
As afirmativas II e IV estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
9. A compreensão do enunciado é uma das chaves para a resolução de um problema e deve ser o primeiro procedimento a ser feito. Observe o problema a seguir, retirado da XX Olimpíada Brasileira de Matemática (1998): “Numa competição de ciclismo, Carlinhos dá uma volta completa na pista em 30 segundos, enquanto que Paulinho leva 32 segundos para completar uma volta. Quando Carlinhos completar a volta número 80, Paulinho estará completando a volta número:” Se você perguntar para a sua turma o que é desconhecido no problema e que fornecerá a resposta, o que eles deverão responder?   
O que é desconhecido é quanto tempo leva Carlinhos para completar a prova.
O que é desconhecido é o número da volta que dará Paulinho quando Carlinhos completar 80 voltas. (Alternativa correta)
O que é desconhecido é o tempo que Paulinho leva para completar 80 voltas.
O que é desconhecido é quem venceu a corrida.
10. Qual foi a última tendência, predominantemente tradicionalista no ensino da Matemática no Brasil, gradualmente substituída nas décadas de 1980 e 1990?   
Tecnicismo. (Alternativa correta)
História da Matemática.
Modelagem matemática.
Mídias digitais.

Continue navegando