Buscar

INTELIGENCIA_EMPRESARIAL_BI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo o material do tema 1, onde falamos sobre o processo da Inteligência Empresarial, detalhando sua evolução histórica e os componentes criados para suprir a necessidade das organizações chegando a arquitetura atual, faça:
· Uma pesquisa sobre os casos de uso histórico da Inteligência Empresarial (BI) ao longo dos anos;
· Selecione três para analisá-los;
· Identifique em qual foi o cenário foi aplicado o processo de BI, como tecnologias utilizadas, processos realizados e decisões tomadas; 
· Mapei mais detalhadamente os tipos de tecnologia da informação foram utilizado e quais eram suas funcionalidades. 
· Relate em nossa sala de interação ao menos um caso de maneira a apresentar aos colegas.
1- Copa do Mundo de 2014: Alemanha campeã
 A utilização do BI se deu através do processo da analise de dados; numero de passes; velocidade em campo; finalizações; defesas; penalidades.
Com isso o BI foi responsável por impulsionar a produtividade do time, pois os relatórios produzidos após os jogos eram entregues a comissão técnica da seleção Alemã com intuído de identificar os atletas com melhores rendimentos. Hoje diversos clubes utilizam a ferramenta para otimizar o desempenho de seus atletas.	
2- GASMIG
 Uma das grandes companhias de gás de Minas Gerais estava dificuldades no gerenciamento de relatórios de faturamento e de vendas. A solução sem duvidas foi implementar a ferramenta para gerenciar e analisar os dados, para que pudesse otimizar a execução de tarefas acabando com o atraso nas demandas.
a. TNT
Uma das maiores transportadoras de carga do mundo presente em mais de sessenta países. A empresa utilizou a ferramenta para prever certas falhas ou situações que poderiam prejudicar suas entregas. A partir do BI foram ciradas diversas estratégias de que proporcionam otimização de recurso e atividades da empresa.
Aula - 15.09.2022 - Ética e Tecnologia
Descrição:
Abertura: 20hs 36min.
ATC - Ética e Tecnologia.
- Objetivo de aprendizagem: avaliar os desdobramentos éticos dos avanços tecnológicos recentes;
 explicar as visões opostas do empregador e do colaborador quanto à privacidade no trabalho;
 distinguir entre os consentimentos induzido e espontâneo; avaliar o conceito de responsabilidade civil indireta; avaliar quanto uma organização consegue vigiar seus colaboradores.
TDE - Pesquisarem casos atuais sobre Ética e Tecnologia.  Recomendo trazerem situações, problemas que já ocorreram e quais foram as medidas adotadas para solução. Postar na Sala de Apresentação - Entrega do TDE do dia 15.09.2022. Também apresentarem em formato de seminário na aula do dia 22.09.2022.
Encerramento: 22hs
 Voltar	
https://www.supero.com.br/blog/etica-tecnologica-implicacoes/
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/06/02/seu-celular-escuta-suas-conversas-para-mostrar-anuncio-nao-e-bem-assim.htm
“Como vimos, a aceleração da transformação digital e o avanço das novas tecnologias trouxe à tona questões como a segurança e a ética tecnológica. Soluções para tornar o dia mais eficiente ou ter os problemas resolvidos com um clique tem atraído quem busca maneiras de viver de forma mais ágil. No entanto, muitos acabam não enxergando os riscos de ceder informações e dados pessoais.”
“Para faturar, Google, Facebook e outras big techs peneiram dados de seus usuários para a publicidade digital. Assim, cada pessoa recebe anúncios direcionados para o seu interesse. Mas, ao contrário do que muitos pensam, essas empresas não usam estratégias não-autorizadas para captar informações, como ouvir as conversas offline sem consentimento. É o oposto: muitas vezes, os próprios usuários dão permissão para que aplicativos e outros serviços conectados acessem a câmera, o microfone, a lista de contatos ou o GPS do smartphone”
Portando notamos que a tecnologia esta cada vez invadindo mais o nosso espaço, muitas vezes nem percebemos o quanto damos liberdade para as empresas. Agora levanto a questão, até onde isso seria ético? Ao meu ver perdemos muitos valores em busca de facilidade no dia a dia, ou até mesmo diversão, muitas vezes aceitamos termos e cookies sem ler ler, não temos a menor noção do que estamos aceitando e compartilhando nossos dados. Acredito que a ética tecnológica esta em total mudança, assim deixando de lado os antigos valores.

Continue navegando