Buscar

pesquisa de mercado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pesquisa de Mercado
Roteiro de
Estudos
Autora: Dra. Nara Medianeira Stefano
Muitas organizações usam pesquisa de mercado para estudar o comportamento do consumidor por diferentes motivos. Organizações como empresas de bens e serviços de consumo, agências de publicidade e empresas de pesquisa de marketing realizam pesquisas para tomar decisões sobre o marketing de um produto ou serviço específico.
Mas é importante destacar que muitos consideram pesquisa de marketing sinônimo de pesquisa de mercado, enquanto outros as consideram conceitos diferentes. A pesquisa de mercado lida especificamente com a coleta de informações sobre o tamanho e as tendências de um mercado. A pesquisa de marketing abrange uma ampla gama de atividades. Embora possa envolver pesquisa de mercado, a pesquisa de marketing é um processo sistemático mais geral que pode ser aplicado a uma variedade de problemas de marketing .
Caro(a) estudante, ao ler este roteiro você vai:
· conhecer o conceito de pesquisa de mercado;
· verificar quais são os elementos da pesquisa de mercado;
· analisar os diferentes tipos de pesquisa utilizadas na pesquisa de mercado;
· verificar como se estrutura uma pesquisa de mercado;
· refletir sobre o conceito de pesquisa de marketing ;
· verificar como se analisa a pesquisa de mercado;
· diferenciar pesquisa de mercado e pesquisa de marketing .
Bons estudos!
Introdução
O problema de decisão enfrentado por muitas organizações é traduzido em um problema de pesquisa de mercado na forma de perguntas que definem as informações necessárias para tomar a decisão e como essas informações podem ser obtidas. Por exemplo, um problema de decisão pode ser, por exemplo, se se deve lançar um novo produto ou se os produtos estão agradando os clientes ou não.
Nesse contexto, destacam-se os seguintes aspectos:
· O que é pesquisa de mercado? É a coleta sistemática, análise e interpretação de informações relevantes para as decisões de marketing .
‍
· Quem realiza a pesquisa de mercado? Ela pode ser realizada pelos próprios indivíduos da empresa, ou então por especialistas que são contratados.
‍
· Quando realizar a pesquisa de mercado? Toda vez que a empresa sentir necessidade, mas desde que tenha o objetivo bem claro e estabelecido.
‍
· Onde a pesquisa de mercado pode ser realizada? Pode ser realizada, em estudo de campo (com indivíduos), no próprio mercado, e se pode usar fontes primárias ou secundárias de informação.
‍
· Por que utilizar pesquisa de mercado? Porque é fundamental para tomada de decisões, principalmente as que se referem ao marketing .
O Processo de Pesquisa de Mercado
A pesquisa de mercado (SEBRAE, 2013) é um processo de avaliação da viabilidade de um novo produto ou serviço, por meio de pesquisas realizadas diretamente com potenciais consumidores. Isso permite que as empresas descubram seu mercado-alvo, agrupem e documentem opiniões e tomem decisões informadas. A pesquisa de mercado pode ser conduzida diretamente por organizações ou empresas ou terceirizada para agências com experiência nesse processo.
O processo de pesquisa de mercado pode ser feito por meio da implantação de pesquisas, interagindo com um grupo de pessoas também conhecido como amostragem, realizando entrevistas e outros processos análogos. O uso da pesquisa de mercado pode ser para diferentes fins, por exemplo (Quadro 1):
	Finalidade
	Como atua a pesquisa de mercado
	Segmentar Mercados
	Uma boa segmentação ajuda a melhorar o retorno do investimento em marketing e fornece uma estrutura estratégica para uma empresa desenvolver e manter sua posição no mercado. Todas as segmentações, na pesquisa de mercado, precisam começar com um objetivo claro, para, dessa forma, determinar o desenho da pesquisa. Uma das principais considerações é que a segmentação deve ser baseada em dados demográficos, comportamentos, atitudes ou necessidades. Após a análise, as segmentações são usadas para definir a estratégia de marketing . As segmentações ajudam a agrupar perfis de consumidores com gostos em comum.
	
	
	Melhorar a posição da marca
	O valor da marca é cada vez mais reconhecido nos balanços das maiores empresas do mundo. Uma das maiores responsabilidades do profissional de marketing é manter e aumentar o valor e a eficácia desses ativos mais importantes. A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para qualquer empresa com um portfólio significativo de marcas e auxilia em todos os pontos do ciclo de vida de uma marca.
	Melhorar a Satisfação e a Fidelidade do Cliente
	A satisfação do cliente mede até que ponto os clientes estão satisfeitos com uma marca, sua oferta ou aspectos de seu produto ou serviço. A maioria das pesquisas de satisfação e lealdade do cliente é de natureza quantitativa, pois tamanhos de amostra maiores fornecem avaliações estatisticamente significativas e a capacidade de analisar os dados por subgrupo.
	Obter Preços Ótimos
	As empresas devem elaborar estratégias abrangentes para obter os preços corretos. Na realidade, a decisão sobre quanto cobrar é frequentemente negligenciada pelos tomadores de decisão estratégica, mal implementada pelas equipes comerciais ou delegada a pessoas inexperientes. A maioria das pesquisas de mercado de precificação utiliza metodologias quantitativas pelo fato de que o resultado é um nível de preço empiricamente justificado e é uma medida quantitativa.
	Entrar em um Novo Mercado
	As empresas entram em novos mercados porque desejam aumentar a receita e o lucro além do que pode ser alcançado em seu mercado doméstico. A pesquisa de mercado é usada para estabelecer as oportunidades dentro de um novo mercado e, supondo que seja positivo, para fornecer informações que levarão a uma inserção bem-sucedida.
	Testar a Eficácia da Publicidade
	As propagandas servem a propósitos diferentes, desde a conscientização até o apelo à construção da marca. Um anúncio pode falhar em sua eficácia, apenas porque o canal ou sistema de mensagens errado foi usado para o objetivo da publicidade. A pesquisa de mercado pode otimizar a mensagem, o conteúdo e o design, além de indicar os melhores canais para colocar anúncios.
	Lançar um Novo Produto
	Todo produto tem um ciclo de vida, isto é, introdução, crescimento, maturidade e declínio. As vendas de um produto estabelecido normalmente atingem o pico entre as fases de maturidade e declínio e, em seguida, começam a cair. A pesquisa de mercado pode desempenhar um papel vital em todo o processo de desenvolvimento de produto, incluindo a geração de novas ideias para a inovação, além de avaliar os conceitos e protótipos e monitorar o desempenho de um produto após o lançamento.
Quadro 1 - Uso da pesquisa de mercado
Fonte: Adaptado de Hague et al . (2016).
Além de destacar os elementos do Quadro 1 em que se aplica a pesquisa de mercado, também é importante frisar o uso desse tipo de pesquisa no e-commerce. Por e-commerce entende-se, segundo Stefano e Zattar (2016, p. 48):
Como a troca de mercadorias (tangíveis ou intangíveis), em grande escala, entre diferentes países por meio de suporte eletrônico – nomeadamente a internet. Isso implica que o e-commerce incorpora toda uma estrutura socioeconômica, tecnologia de telecomunicações e infraestrutura comercial em nível macro ambiental.
Quando se trata do e-commerce, temos dois aspectos que se destacam, ou seja, o B2B ( business-to-business ) e o B2C (business-to-consumer ), os quais também estão presentes na pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado B2B refere-se àquela realizada inteiramente no mundo dos negócios: uma empresa que deseja pesquisar seus clientes comerciais ou, menos comumente, seus fornecedores ou outras partes envolvidas na administração de (ou que contribuem para) seus negócios. A pesquisa B2B inclui toda a pesquisa em que o produto ou serviço está sendo usado em um ambiente de negócios. O pesquisador B2B, geralmente, também está envolvido na pesquisa B2C, afinal, elas são complementares.
A pesquisa no ambiente B2B abrange muitas técnicas diferentes, incluindo brainstorming, pesquisa qualitativa e quantitativa,
estudo sobre competição entre empresas, estudo qualitativo, entrevistas com especialistas e potenciais clientes, análise do ambiente. Também se caracteriza por ser minuciosa, além de proporcionar visão ampla, e pode compreender as implicações estratégicas da pesquisa realizada.
Em um mercado B2C, a decisão de compra geralmente é tomada por uma única pessoa (consumidor final). É essencial entender as necessidades de seus futuros clientes, suas frustrações com outros produtos ou serviços concorrentes, para se adaptar da maneira mais eficaz possível às expectativas deles. Aqui são aplicados pesquisa qualitativa, entrevistas presenciais, grupos focais, entrevista face a face, estudo quantitativo e pesquisa on-line.
Portanto, o principal objetivo da realização de pesquisas de mercado é entender ou examinar o mercado associado a um produto ou serviço específico e decidir como o público reagirá a um produto ou serviço. As informações alcançadas na execução de pesquisas de mercado podem ser usadas para personalizar as atividades de marketing e publicidade ou para gerar quais são as prioridades dos recursos e, por exemplo, atributos dos serviços (se houver) dos consumidores.
LEITURA
Pesquisa de marketing: guia para a prática de pesquisa de mercado
Autoras : Aurora Yasuda e Diva Maria Tammaro de Oliveira
Editora : Cengage Learning Brasil
Ano : 2012
Comentário : esta obra apresenta a busca e o tratamento das informações, abordando várias áreas de negócios e projetos sociais que precisam de uma sistematização para coleta e análise de dados. Traz um estudo sobre a aplicação da pesquisa de mercado, na análise de tantos problemas dos negócios nas empresas como temas sociais em geral. O texto é relevante, pois aborda o conhecimento teórico e prático da pesquisa de mercado para conhecer o cidadão ou o consumidor e auxiliar na tomada de decisões.
‍
O título está disponível na Minha Biblioteca Ânima.
Elementos da Pesquisa de Mercado
Segundo o Sebrae (2013), os elementos ou estruturas da pesquisa de mercado compreendem nove passos, ou seja (Figura 1):
Figura 1 - Estrutura ou elementos de uma pesquisa de mercado
Fonte: Sebrae (2013, p. 15).
Um dos passos mais importantes na pesquisa de mercado é a elaboração do instrumento de pesquisa, ou seja, o questionário, pois este se encontra no centro das pesquisas de mercado. São os meios pelos quais se pode descobrir comportamentos e atitudes em relação a produtos e serviços. Sempre são necessárias perguntas para classificar os entrevistados com a finalidade de análise. O questionário pode variar daqueles que são estruturados e usados em grandes pesquisas até os não estruturados usados em entrevistas aprofundadas e grupos focais.
Vários tipos especiais de perguntas são usados para testar os valores que as pessoas atribuem a diferentes atributos, e eles podem usar diferentes tipos de escalas. Escalas numéricas, escalas verbais e classificação são frequentemente usadas para determinar a importância de diferentes atributos.
Dessa forma, há alguns aspectos que precisam ser pensados ao se construir um questionário para uma pesquisa de mercado, sejam (HAGUE et al., 2016): os objetivos da pesquisa; como a entrevista será realizada; a apresentação do questionário; a formatação; os entrevistados; a ordem das perguntas; os tipos de perguntas; as respostas possíveis, ao mesmo tempo que se pensa nas perguntas; como os dados serão processados; e as instruções do entrevistador e do entrevistado.
Assim, é aconselhável que o delineamento de um questionário seja realizado em três etapas: (i) definir as perguntas que precisam ser respondidas, (ii) desenvolver perguntas específicas na forma em que serão feitas juntamente com os códigos de resposta apropriados e, (iii) testar o questionário (teste piloto) para certificar-se que ele funcione em termos de fluxo, lógica e sentido.
Outro aspecto importante é a tabulação dos dados, pois estes são as bases para o relatório final. Conforme o Sebrae (2013, p. 55):
A tabulação permite que os dados coletados sejam reunidos e agrupados. Os resultados geralmente são apresentados na forma de tabelas, gráficos, comentários, destacando-se as informações mais relevantes, facilitando a interpretação.
Quanto ao tamanho da amostra utilizado na pesquisa, todo pesquisador de mercado precisa entender o básico da amostragem. As únicas pesquisas que podem ser medidas em termos de precisão são aquelas baseadas em um censo ou em uma amostra aleatória. A amostragem permite tomar uma pequena proporção da população total e estabelecer um resultado representativo do todo.
Conforme Hague et al. (2016), a variabilidade nas respostas a uma pergunta da pesquisa começa a diminuir quando há mais de 30 entrevistas concluídas. Quanto mais preciso o resultado necessário, maior a amostra necessária. É o tamanho absoluto da amostra que importa.
Por exemplo, uma amostra aleatória de 500 pessoas produzirá um resultado de pesquisa que se pode ter quase certeza (95% de confiança) será mais ou menos 4,5% do que seria alcançado se fosse entrevistada toda a população (MALHOTRA, NUNAN; BIRKS 2017). Uma amostra quatro vezes maior fornecerá um resultado duas vezes mais preciso, pois há retornos decrescentes ao aumentar o tamanho da amostra.
Nos mercados B2B, a amostragem exige uma abordagem diferente, porque os membros da população são (diferentemente dos mercados consumidores) de tamanho diferente. As listas são constituídas pelas empresas que compõem o mercado e são estratificadas com base no tamanho ou na classificação industrial. Na maioria das indústrias, um pequeno número de empresas domina e, portanto, muitas delas são entrevistadas quanto possível, porque representam um consumo desproporcional em seu setor.
Mas, quando se trata dos elementos de uma pesquisa de mercado, é importante destacar o uso das pesquisas online. A pesquisa on-line pode ser muito atraente, pois há vários benefícios, por exemplo: termos de custo mais baixo, respostas objetivas, não intrusivo, velocidade de resposta, qualidade de resposta, pesquisa internacional, automação etc.
Portanto, uma pesquisa de mercado ajuda os pesquisadores a conhecer uma ampla gama de informações, por exemplo intenções de compra do consumidor ou fornecimento de feedback sobre o crescimento do mercado-alvo. Eles também podem descobrir informações valiosas que ajudarão a estimar os preços de seus produtos ou serviços e encontrar um ponto de equilíbrio que beneficiará a eles e aos consumidores.
Tipos de Pesquisa Aplicadas ao Mercado
Se uma empresa deseja conhecer o comportamento de compra dos consumidores ou a probabilidade desses consumidores pagarem um determinado custo por um produto ou serviço, a pesquisa de mercado ajuda a obter conclusões significativas. O Quadro 2 mostra uma síntese dos tipos de pesquisa aplicado ao mercado.
	Tipo de pesquisa
	Descrição
	Pesquisa de mercado primária
	Esse tipo de pesquisa é um processo em que empresas entram em contato com os consumidores finais ou empregam terceiros para coletar dados. Os dados coletados podem ser dados qualitativos (dados não numéricos) ou quantitativos (dados numéricos ou estatísticos). Ao conduzir uma pesquisa de mercado primária, é possível reunir dois tipos de informações: exploratória e específica . A pesquisa exploratória é aberta, em que um problema é explorado com perguntas abertas em um formato detalhado de entrevista, geralmente com um pequeno grupo de pessoas, também conhecido como amostra. O tamanho da amostra é restrito a 6 a 10 membros. Como o nome sugere, ela é utilizada quando há pouco conhecimento prévio para trabalhar e auxilia na obtenção de informações de natureza geral de um problema. Ela também identifica variáveis relevantes e possíveis alternativas de decisão.
A pesquisa específica é mais precisa, sendo usada para resolver os problemas identificados pela pesquisa exploratória. O estudo qualitativo da pesquisa de mercado envolve dados semiestruturados ou não estruturados coletados por meio de alguns dos métodos de pesquisa qualitativa mais usados, como:
·
Grupo focal : é um pequeno grupo (6 a 10 indivíduos) que responde a pesquisas on-line. As informações podem ser coletadas remotamente, sem a interação pessoal com os membros do grupo. Contudo, esse é um método mais caro, pois é usado para coletar informações complexas.
· Entrevista individual : envolve interação em que o pesquisador faz uma série de perguntas para coletar informações ou dados dos entrevistados. As perguntas são na maioria questões abertas e feitas de maneira a facilitar as respostas. Esse método depende da capacidade e experiência do entrevistador de fazer perguntas.
· Pesquisa etnográfica : exige que o entrevistador adapte-se ao ambiente natural dos entrevistados, que pode ser uma cidade ou uma vila remota. Restrições geográficas podem ser um fator impeditivo na condução desse tipo de pesquisa. A pesquisa etnográfica pode durar de alguns dias a alguns anos.
Os métodos de pesquisa qualitativa são usados pelas empresas para conduzir pesquisas de mercado estruturadas usando questionários e pesquisas on-line para obter insights estatísticos e tomar decisões. Portanto, por meio de um mecanismo bem estruturado, os dados são facilmente coletados e relatados, e as ações necessárias podem ser tomadas com todas as informações disponibilizadas. Ela é indicada para obter novas informações e para resolver um problema de marketing atual.
	Pesquisa de mercado secundária
	Esse tipo de pesquisa usa informações organizadas por fontes externas, como agências governamentais, mídia etc. Essas informações são publicadas em jornais, revistas, livros, site de empresas, agências governamentais e não governamentais. A fonte secundária usa o seguinte:
· Fontes públicas: as bibliotecas governamentais (ou públicas) oferecem serviços gratuitos e, dessa forma, pode-se documentar as informações disponíveis.
· Fontes comerciais: embora confiáveis, são caras; aqui se pode destacar os jornais específicos que para ter acesso precisa pagar, revistas e periódicos de acesso pago, entre outros.
· Instituições educacionais: mesmo não sendo uma fonte muito popular de coleta de informações, a maioria das universidades e instituições educacionais são uma fonte rica de informações, pois muitos projetos de pesquisa são realizados nesse meio.
· Tem como limitação o fato de que os dados já foram coletados para algo diferente do problema da pesquisa atual.
· Os dados secundários podem não abordar o que se deseja ou podem fornecer apenas parte das informações esperadas.
Quadro 2 - Tipos de pesquisa que são aplicadas ao mercado
Fonte: Adaptado de Hague et al . (2016), Malhotra, Nunan e Birks (2017) e Mooi, Sarstedt e Mooi-Reci (2018).
De forma geral, a pesquisa de mercado utiliza duas abordagens para os problemas de pesquisa – a qualitativa e quantitativa. Os grupos focais são outra ferramenta importante de pesquisa qualitativa, e são usados onde o debate e a discussão podem dar respostas interessantes. A etnografia é outra ferramenta para o pesquisador qualitativo e proporciona um entendimento profundo por meio da observação cuidadosamente planejada do comportamento das pessoas.
LEITURA
Como fazer pesquisa de marketing - 2ª edição
Autores : Walter Nique e Wagner Ladeira
Editora : Grupo GEN
Ano : 2017
Comentário : este título é um guia prático dos passos necessários para a realização de uma pesquisa na área de marketing , que propõe auxiliar profissionais de mercado a compreender seus consumidores e a desenvolver estratégias. O livro apresenta diversas abordagens, técnicas e aplicações de pesquisas de marketing e enumera e explica as metodologias utilizadas para coleta e análise de dados, esclarecendo as definições e o uso de técnicas de amostragem. Esta edição traz exemplos práticos de pesquisa de marketing com dicas de como construir o processo de pesquisa, desde a formação do problema até a elaboração do relatório final.
‍
O título está disponível na Minha Biblioteca Ânima.
Pesquisa de Marketing
A pesquisa, no contexto dos negócios, é definida como uma investigação formal e organizada em uma área, para obter informações para uso na tomada de decisões melhores. Quando o marketing é adicionado à pesquisa, o contexto da área de investigação é definido. A pesquisa de marketing refere-se a procedimentos e técnicas envolvidas no design da pesquisa, coleta de dados, análise e apresentação das informações usadas na tomada de decisões de marketing . O sistema de relatórios interno da empresa é fonte de informações valiosas para a pesquisa de marketing .
Inclui identificação, coleta, análise, disseminação e uso de informações, e cada fase desse processo é importante. Identificamos ou definimos o problema ou oportunidade de pesquisa de marketing e, a seguir, determinamos as informações necessárias para investigá-lo. Como toda oportunidade de marketing se traduz em um problema de pesquisa a ser investigado, os termos “problema” e “oportunidade” são aqui usados de forma intercambiável.
Embora muitos dos procedimentos usados para realizar pesquisas de marketing também possam ser usados para realizar outros tipos de pesquisa (por exemplo, a de mercado), as decisões de marketing exigem abordagens que se ajustem ao ambiente de tomada de decisão no qual elas estão sendo aplicadas. Esse tipo de pesquisa pode dar sua maior contribuição à gerência quando o pesquisador entende o ambiente, a indústria, a empresa, as metas e os estilos de gestão e os processos de decisão que dão origem à necessidade de informações.
Figura 2 - Estrutura de uma pesquisa de marketing
Fonte: Adaptada de Malhotra, Nunan e Birks (2017).
Quando relacionamos pesquisa de mercado com a de marketing , tem-se que: a pesquisa de mercado é, portanto, um componente vital em muitos dos paradigmas de marketing . Na matriz de produtos e mercados, por exemplo, de Ansoff, existem quatro situações de negócios, dependendo se o mercado que está sendo abordado é novo ou conhecido e se o produto ou serviço que se está vendendo é novo ou está no portfólio da empresa.
A pesquisa de mercado desempenha um papel importante em cada um dos quatro Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), que são os pilares do marketing . Eles são fundamentais para a criação de estratégias bem-sucedidas. Cada um deles requer pesquisa de mercado para ajudar a entender como esses assuntos funcionam, isto é:
· Produto: a pesquisa de mercado pode testar atributos dos produtos, descrevendo-os ou mostrando-os em grupos focais e testes.
‍
· Preço: a pesquisa de mercado pode mostrar o quanto as pessoas valorizam os produtos e indicar um preço ótimo.
‍
· Praça: essa é a parte da “distribuição” do marketing , e a pesquisa de mercado pode ajudar a planejar a rota mais eficaz para o mercado. É considerado o elemento mais importante do marketing mix .
‍
· Promoção: a pesquisa de mercado pode ajudar em todos os aspectos da promoção, desde o desenvolvimento de ideias para os anúncios até o teste de qual anúncio é mais eficaz.
Embora as pesquisas de marketing sejam realizadas por professores especializados, é importante ressaltar que são comuns os casos em que elas preveem sucesso, mas o produto ou o serviço podem consistir em uma falha sombria.
Embora a realização das atividades de pesquisa de marketing exija o uso de uma variedade de técnicas de pesquisa, o foco da pesquisa não deve estar nas técnicas. Portanto, a pesquisa de marketing deve se concentrar nas decisões a serem tomadas, e não nas técnicas de coleta usadas para reunir informações para facilitar a tomada de decisões. Esse foco é central para entender a função da pesquisa de marketing em termos do que deveria ser, e para o uso eficaz e eficiente da pesquisa como um auxílio à tomada de decisões. Assim, com uma pesquisa realizada considerando o marketing mix , as habilidades de marketing de uma organização são avaliadas.
LEITURA
Pesquisa de marketing: foco na definição do problema e sua resolução
Autor : Egydio Barbosa Zanotta
Editora : Gen
Ano : 2018
Comentário : o livro traz mais informações sobre como realizar uma pesquisa de marketing de forma prática.
Ele aborda questões com problemas e soluções para as situações enfrentadas pelas empresas, com relação às pesquisas de mercado.
‍
O título está disponível na Minha Biblioteca Ânima.
Análise da Pesquisa de Mercado
A saída final do trabalho de campo são os dados. Em estudos quantitativos, a equipe de preparação de dados codifica e insere os dados nos computadores, e para tanto usa-se algum software que possibilita os diferentes tipos de análise desses dados. Essa análise é essencial na tarefa do pesquisador para determinar diferentes padrões de resposta entre diferentes grupos de indivíduos. A análise de perguntas abertas, por exemplo, exige habilidade e é onerosa, pois todas as respostas devem ser inseridas em um quadro de codificação especialmente projetado.
Cada vez mais, são utilizadas técnicas estatísticas e de modelagem que fornecem maiores informações sobre os dados. A análise multivariada é usada para demonstrar relações entre os dados e para identificar segmentos e mostrar como os indivíduos determinam a importância de diferentes problemas ao escolher produtos ou serviços.
A análise dos dados qualitativos é realizada, principalmente, pelo pesquisador que realizou os grupos focais ou as entrevistas em profundidade; esta última, geralmente, é realizada por meio de entrevistas pessoais, permitindo que o entrevistador analise a linguagem corporal do entrevistado, e não apenas as suas respostas.
Usando as fitas de gravação das entrevistas e as transcrições dos grupos, o pesquisador qualitativo extrai os resultados e desenvolve conclusões com poucas ferramentas de análise, se houver.
Tendo apresentado os resultados, o próximo passo é resumir os pontos mais relevantes e interpretá-los à luz dos objetivos da pesquisa. As conclusões devem ser escritas de forma a apresentar informações relevantes para a tomada de decisões da gerência. A pesquisa deve fornecer benefícios claros, o que pode levar a novos trabalhos de pesquisa.
Assim, os pesquisadores são cada vez mais solicitados a ir além de apenas declarar fatos e interpretá-los, também fornecendo recomendações ou aconselhando sobre decisões administrativas. Enquanto as conclusões puramente baseadas na pesquisa devem ser imparciais e impessoais, as recomendações específicas são baseadas em uma opinião pessoal e (pelo menos parcialmente) subjetiva sobre como os resultados podem ser mais favoráveis no interesse dos clientes.
Conclusão
As aplicações para pesquisa de mercado cresceram ao longo dos anos, e cada vez mais pesquisadores de mercado usam modelagem para melhorar a relevância de seus dados. As aplicações mais comuns para pesquisa de mercado são avaliar a satisfação e a lealdade do cliente, medir a eficácia das promoções, mostrar o tamanho do mercado e as ações dos fornecedores, medir o uso e as atitudes produtos, determinar estratégias de preços e influência da marca ideais e determinar estratégias de segmentação eficazes.
Portanto, a diferença básica é que a pesquisa de mercado é usada para coletar informações sobre o mercado, como necessidades, preferências, interesses, tendências, tendências de mercado, moda, e assim por diante. Enquanto isso, a pesquisa de marketing é o estudo científico e objetivo de todo o processo de marketing que envolve coleta, análise, comunicação e utilização de informações, de modo a ajudar a gerência no processo de tomada de decisão e também na resolução de problemas de marketing .
Referências
HAGUE, P. et al . Market research : in practice an introduction to gaining greater market insight. United Kingdom: Kogan Page, 2016.
MALHOTRA, N. K.; NUNAN, D.; BIRKS, D. F. Marketing research an applied approach . Fifth edition, United Kingdom: Pearson, 2017.
MOOI, E.; SARSTEDT, M.; MOOI-RECI, I. Market research : the process, data, and methods using stata. Singapore: Springer, Springer Texts in Business and Economics, 2018.
NIQUE, W; LADEIRA, W. Como fazer pesquisa de marketing . 2. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2017.
SEBRAE. Como elaborar uma pesquisa de mercado . Belo Horizonte: Sebrae, 2013. Disponível em http://wp.ufpel.edu.br/mlaura/files/2014/04/Como-elaborar-uma-pesquisa-de-mercado.pdf . Acesso em: 23 set. 2019.
STEFANO, N. M.; ZATTAR, I.C. E-commerce : conceitos, implementação e gestão. Curitiba: Intersaberes, 2016.
YASUDA, A. OLIVEIRA, D. M. T. Pesquisa de marketing : guia para a prática de pesquisa de mercado. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2012.
ZANOTTA, E. B. Pesquisa de marketing : foco na definição de problema e sua resolução. São Paulo: Atlas, 2018.
© 2020 - Ânima - Todos direitos reservados

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando