Buscar

PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA 5

Prévia do material em texto

PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
		1.
		A publicidade inteira ou parcialmente falsa, que induz o consumidor a erro, a respeito dos produtos ou serviços, é caracterizada como:
	
	
	
	publicidade abusiva
	
	
	publicidade parcial
	
	
	publicidade composta
	
	
	publicidade seletiva
	
	
	publicidade enganosa
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Tício, ao se dirigir a uma loja de departamentos, adquire um microcomputador para seu uso, como destinatário final. Diante desta situação, Tício é considerado:
	
	
	
	produtor
	
	
	ente despersonalizado
	
	
	comerciante
	
	
	fornecedor
	
	
	consumidor
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo mediante:
	
	
	
	solicitação do fornecedor sem remuneração
	
	
	solicitação do comerciante sem remuneração
	
	
	remuneração
	
	
	solicitação do ente despersonalizado sem remuneração
	
	
	solicitação do consumidor sem remuneração
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quando ao adquirir uma geladeira percebe-se que esta perfaz barulhos excessivos ou tem vazamentos de água, ou, ainda, apesenta choques elétricos, de forma que estas situações não são esperadas para seu bom funcionamento, na legislação consumerista é caracterizada como:
	
	
	
	Vício rebiditório.
	
	
	Defeito do produto.
	
	
	Vício do produto.
	
	
	Vício do serviço.
	
	
	Vício oculto.
	
Explicação:
Vício é característica de qualidade e quantidade que tornam os produtos ou contratações de serviços impróprios ou inadequados ao consumidor a que se destinam e também diminuam o valor.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Publicidade abusiva é aquela que:
	
	
	
	causa constrangimento ao ente despersonalizado
	
	
	causa algum tipo de constrangimento ao consumidor
	
	
	induz o consumidor a erro
	
	
	induz o fornecedor a acreditar naquilo que não corresponde à realidade
	
	
	causa constrangimento ao fornecedor
	
Explicação:
 A questão nos remete a questão sobre publicidade na relação de consumo ¿ Código de Defesa do Consumidor -; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da citada legislação consumerista no que tange a publicidade - Art. 6º São direitos básicos do consumidor: IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços; Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. § 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança. - Assim, a resposta correta é: causa algum tipo de constrangimento ao consumidor.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O direito que o consumidor tem de declinar da declaração da compra de um produto fora do estabelecimento comercial é o:
	
	
	
	direito de desconto de 20%
	
	
	direito a um desconto de 30%
	
	
	direito de garantia
	
	
	direito de arrependimento
	
	
	direito a um desconto de 50%
	
Explicação:
A pergunta nos remete a questão referente a compra de produtos fora do estabelecimento físico, que apresenta peculiaridades distintas da compra feita neste ambiente ¿ para isso nos socorremos da lei LEI 8.078 - Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados. Assim, a resposta correta é direito de arrependimento.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Tício solicita uma carona a um motorista de ônibus que lhe é conhecido de longa data. Tício, assim, não paga a passagem. Alguns minutos depois o ônibus colide com outro ônibus e Tício tem um pequeno corte em seu braço. Nesta situação, em termos de relação de consumo, Tício poderia:
	
	
	
	não poderá processar a empresa de ônibus, dentro da esfera da relação de consumo, pois o serviço não foi remunerado
	
	
	processar a empresa
	
	
	mesmo o serviço não sendo remunerado, em termos de relação de consumo, poderá processar o Estado
	
	
	processar o motorista
	
	
	mesmo o serviço não sendo remunerado, em termos de relação de consumo, poderá processar a empresa
	
Explicação:
A resposta nos remete a legislação consumerista ¿ Código de Defesa do Consumidor, lei 8078 ¿ em que temos definições de tópicos importantes para definição da relação de consumo ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada ¿ a pergunta tem como ponto principal a questão do serviço e sua remuneração ou não ¿ para isso vamos nos socorrer da definição de serviço: § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista¿; - no problema não há o pagamento do serviço ¿ Assim, a resposta é: não poderá processar a empresa de ônibus, dentro da esfera da relação de consumo, pois o serviço não foi remunerado.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Bem móvel ou imóvel, material ou imaterial, durável ou não durável, é característica do:
	
	
	
	ente despersonalizado
	
	
	comerciante
	
	
	serviço
	
	
	importador
	
	
	produto

Continue navegando