Buscar

AVA2 - Fundamentos de Marketing

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
ADMINISTRAÇÃO
NOME: GRAZIELLE DE CARVALHO SANT’ANA
MATRÍCULA: 20193300632
FUNDAMENTOS DE MARKETING
RIO DE JANEIRO
2021
 A Relevância do endomarketing no crescimento das empresas
A forma como um cliente vê uma empresa é tão essencial quanto à forma que um colaborador a enxerga também. O endomarketing surgiu nesse intuito: trazer mais satisfação aos funcionários. É evidente que, para que haja um bom resultado final em um produto ou serviço, além da qualificação profissional, um bom ambiente de trabalho influencia. São comuns os casos de colaboradores profundamente insatisfeitos com suas condições de trabalho. Eles, dificilmente, irão recomendar os produtos e serviços do seu local de trabalho. Kotler (1998) diz que “o endomarketing deve vir antes do marketing”. Portanto, o endomarketing se tornou ferramenta nas mãos dos profissionais de RH, para incentivar e motivar seus colaboradores através de suas ambições.
Segundo dados da Sólides, uma empresa de Recursos Humanos, a taxa média do índice de rotatividade (turnover) no país chega a 43,1% e o custo para as empresas chega à média de R$ 37 bilhões. Atualmente, são poucas as empresas que não trabalhem com endomarketing, porém, assim como globalização, Daniel Costa (2010) afirma em seu livro “Endomarketing Inteligente – A Empresa Pensada de Dentro para Fora”, que o endomarketing é encarado como um processo cíclico e em constante transformação. Quase não é possível utilizar abordagens de dez anos atrás para atender novas perspectivas.
Entretanto, a comunicação interna, sendo interligada ao endomarketing, traz ao colaborador, a sensação de importância e integração à empresa, como o conhecimento de uma informação que só a diretoria tinha, como um reconhecimento que a empresa recebeu, por exemplo. A experiência que o colaborador desenvolve dentro da organização também conta como uma marca que pode consolidar a empresa em endomarketing. Quando um funcionário sai da organização, além de todo o aprendizado, leva consigo um vínculo, boas experiências que pode perdurar por longo tempo e motivado, muita das vezes, a conquistar uma oportunidade semelhante ao que teve no ambiente anterior. Isso aumenta a credibilidade da empresa.
Endomarketing é um desafio para as empresas e uma estratégia relativamente nova. Porém, forma um time de colaboradores que faz a empresa crescer de dentro para fora, gerando maior concorrência em seus produtos, serviços e força de trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Você sabe quanto o Turnover custa para a sua empresa? Disponível em: https://solides.com.br/ferramentas/calculadora-de-rotatividade/ . Acesso em 09/09/21
COSTA, Daniel. Endomarketing inteligente: a empresa pensada de dentro para fora. Porto Alegre: Dublinense, 2010.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, planejamento e controle.
5.ed. São Paulo: Atlas, 1998.

Continue navegando