Buscar

AVALIAÇÃO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ORIENTAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO NO TRABALHO DA ESCOLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – ORIENTAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO NO TRABALHO DA ESCOLA
· O Coordenador Pedagógico deve estar atento à transformação de atitudes da comunidade escolar, promovendo a análise e a vivência nas relações escolares. Como agente de transformação da prática pedagógica, marque a opção INCORRETA:
Recolher o planejamento e a executar ações pedagógicas na escola;
· Segundo Néreci (apud URBANETZ e SILVA, 2008) a supervisão escolar passou por três importantes fases, marque a opção CORRETA: 
A “fiscalizadora”, que se confunde com inspeção escolar, sendo sua atuação preocupada com o cumprimento de prazos e leis; A segunda fase foi a “construtiva”, que se preocupava com o trabalho de orientação dos professores, corrigindo supostas falhas e orientando-os sobre os procedimentos a serem seguidos; A terceira e atual fase é a “criativa”, em que houve a separação da supervisão escolar da inspeção escolar, buscando a direção do aperfeiçoamento das pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem.
· A organização do trabalho pedagógico é entendida por Silva e Sordi (2006, p.5) como “o trabalho efetivo desenvolvido na escola, no interior da sala de aula e as ideias e ações que permeiam o projeto político-pedagógico”. Numere de acordo com os autores:
I – Canielles (2009)
II – Marx (2002, p.30
III – Freitas (1994)
IV – Hoça (2007)
(  ) Até o início do século XV a escola não dispunha de salas, carteiras e quadros para o ato de ensino.
(  ) Nos apresenta uma perspectiva de que esses termos estão inter-relacionados de modo que não se pode restringir a didática apenas ao que ocorre em sala de aula já que esta não é algo isolado dos demais espaços e processos que ocorrem no interior da instituição escolar.
(  ) Que ao estudar seu emprego nas pesquisas em Educação, afirma ser Marx o teórico que o desenvolveu de forma mais consciente e sistematizada.
( ) Toda emancipação é uma restituição do mundo humano e das relações humanas ao próprio homem”.
 IV; III;I;II.
· Complete:
Como espaço de ______________que favoreça o exercício da__________, a ______________possui formas de___________________ _______________e _______________que não são meramente aspectos formais de sua estrutura, mas se constituem nos mecanismos pelos quais podemos permitir e incentivar ou, ao contrário, inibir e restringir as formas de participação de todos os membros da comunidade escolar. Nesse sentido, uma escola que pretende atingir, de forma gradativa e consistente, crescente índice de democratização de suas relações institucionais não pode deixar de considerar, como parte integrante de seu projeto, o__________________. 
Convivência,cidadania,escola,organização,normas,procedimentos, compromisso de participação;
· Buscando suprir as necessidades educacionais vivenciadas em cada momento histórico, o pedagogo, tornou-se um profissional mencionado nas leis de diretrizes e bases da educação nacional, ora como especialista, ora como generalista.
A referida lei enfatiza a formação do orientador em seus artigos, conforme abaixo: Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
I – Art. 62II – Art. 63.
III -Art. 64.I V – Lei n.º 5.540, de 28 de novembro de 1968
(  )Nas faculdades de filosofia será criado, para a formação de orientadores de educação do ensino médio, curso especial a que terão acesso os licenciados em (pedagogia, filosofia, psicologia ou ciências sociais, bem como os diplomados em Educação Física pelas Escolas Superiores de Educação Física e os inspetores federais de ensino, todos com estágio mínimo de três anos no magistério.
(  ) Reforma o Ensino Superior, apregoa, no seu artigo 30, que “o preparo de especialistas destinadas ao trabalho de planejamento, supervisão, administração, inspeção e orientação no âmbito de escolas e sistemas escolares, far-se-á em nível superior”.
( )Os orientadores de educação em curso especial a que terão acesso os diplomados em escolas normais de grau colegial e em institutos de educação, com estágio mínimo de três anos no magistério.
() A formação do orientador de educação será feita em cursos especiais que atendam as condições do grau do tipo de ensino e do meio social a que se destinam.
 II ;IV;III;I;
· Nogueira declara: que, Educação de qualidade é uma busca constante das instituições de ensino, para que isso se torne realidades são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação docente contribuído para um processo administrativo de qualidade. Marque a alternativa INCORRETA:
Fiscalizar o trabalho dos professores e com eles encontrar soluções que qualifique um trabalho educacional de qualidade esse trabalho é desenvolvido pelo coordenador pedagógico.É o mediador no processo ensino – aluno, de forma a garantir a eficiência pedagógicas e administrativas.
· Com referência a orientação educacional, podemos dizer que sua trajetória não foi diferente, surgindo da necessidade de se especializar o trabalho docente e de organizar o trabalho escolar, iniciando-se aos moldes da especialização do mundo do trabalho, tendo como princípio uma orientação educacional tecnicista (URBANETZ e SILVA, 2008). Ainda segundo as autoras (2008, p. 43):
No movimento histórico por que passaram os especialistas da educação, desde a formação generalista (talvez uma tentativa de esvaziamento histórico, político e teórico), chegou-se a um trabalho articulado e à formação do pedagógico unitário.
· Por ser uma atividade de natureza prática, o planejamento organiza-se em etapas sequenciais, que devem ser rigorosamente respeitadas no ato de planejar: Marque a alternativa CORRETA sobre etapas sequenciais do planejamento:
Diagnóstico sincero da realidade concreta dos alunos; Os alunos e os professores possuem uma experiência social e cultural que não pode ser ignorada pelo planejamento;Organização do trabalho pedagógico;Sistematização do processo de avaliação da aprendizagem.
· A autonomia do coordenador pedagógico no processo de gestão e organização do trabalho escolar ocorre nessa articulação entre a potencialidade agregada à formação continuada, capaz de constituir de forma coletiva a reflexão crítica concernente às conexões entre teoria e prática pedagógica e a efetivação dessas discussões por meio da construção de alternativas materializadas na elaboração do projeto político-pedagógico da escola..Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir. A autonomia relaciona-se a essa capacidade de refletir e analisar a própria prática profissional visando à superação do enquadramento ideológico constituído pela estrutura de poder, bem como a construção de uma perspectiva emancipatória concernente à transformação política da realidade social. Barroso (2003) define o conceito de autonomia. Para o autor, o conceito de autonomia está ligado à ideia de autogoverno, isto é, comando, controle dos indivíduos (ou organizações) têm de se regerem por regras próprias. Contudo, se a autonomia pressupõe o controle de decidir, comandar.
Primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Continue navegando