Buscar

Ação Anulatória de Lançamento Tributário

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE ___ ESTADO DE __.
XYZ, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob n ___, com sede a AV/Rua ___, n __, bairro ___, na cidade de ___, estado de ___, CEP n ___, com endereço eletrônico _____, telefone __, por intermédio de seu representante ____, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no CPF sob n __, RG n __, vem respeitosamente, perante Vossa Excelência, através de seu procurador que esta subscreve, propor 
AÇÃO ANULATÓRIA DE LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO C/C TUTELA DE URGÊNCIA em face de UNIÃO FEDERAL, pessoa jurídica de direito público interno, a ser citada na pessoa de seu advogado na unidade ____, com sede a AV/ Rua ___, n__, bairro __, comarca ____, estado ___, CEP n __, telefone __, e a FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE ___, pessoa jurídica de direito público, representada pela Procuradoria Geral com endereço referido para citações a AV/ Rua __, n__, bairro __, cidade ___, estado ___, CEP__, endereço eletrônico ___, pelos motivos de fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos. 
DOS FATOS
O poder executivo representado pelo Presidente da República declarou o aumento na alíquota em 3% do IRPJ através de decreto publicado no Diário Oficial da União em 01/01/2004, passando a viger tal norma a partir de sua publicação.
A empresa XYZ contribuinte do imposto IRPJ entendeu que este aumento e as condições em que entrou no ordenamento jurídico são indevidos, sendo assim, é necessário o afastamento de tal norma. 
DO DIREITO
DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA
A Requerente não possui condições financeiras para arcar com as despesas e custas processuais e com os honorários advocatícios, sem o prejuízo não somente do mantimento da empresa.
Nesse sentido, juntou-se declaração de hipossuficiência (documento em anexo).
 Por tais razões, pleiteia-se o Benefício da Justiça Gratuita,razão pelo qual requer o deferimento da gratuidade da justiça, com fulcro nos artigos 98 e seguintes, da Lei nº 13.105/2015, e 5º, inciso LXXIV da Constituição Federal.
DO TRIBUTO
 A majoração da alíquota não poderia ter ocorrido por decreto, pois deve estar em conformidade com o princípio da legalidade. A lei cria o direito (tributos) e o decreto regula a sua prática. Logo, concluímos que decreto não pode exigir ou majorar tributos, artigo 150, I da CF, in verbis: 
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;
Sendo assim, ao majorar o tributo por decreto, o Presidente da República feriu o princípio norteador do direito tributário, que é o princípio da legalidade.
É de suma importância ressaltar que a lei ao estabelecer um tributo ou majorar deve respeitar o princípio da noventena, e não gerar efeitos na data da publicação, conforme estabelece artigo 150, III, alínea “b” da CF:
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
III - cobrar tributos:
b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou;
DA TUTELA DE URGÊNCIA 
Conforme o artigo 300 do Código de Processo Civil, há determinadas regras para a caracterização de tutela de urgência, sendo elas: 
a) a existência de elementos que evidenciem a probabilidade do direito; 
b) o perigo de dano.
Neste caso, ficam evidentes os elementos da existência do direito do autor, como também o fato do Poder Executivo cobrar indevidamente da empresa, poderá causar danos.
DOS PEDIDOS
Ante o exposto, requer:
a) Seja deferido o benefício da gratuidade de justiça, 98 e seguintes, da Lei nº 13.105/2015, e 5º, inciso LXXIV da Constituição Federal;
b) Seja julgada procedente a ação a fim de anular o lançamento tributário indevido, em razão do princípio da legalidade;
c) A ré seja citada para apresentar contestação, sob pena de revelia e confissão;
d) A condenação da ré ao pagamento de custas e honorários advocatícios;
e) Produção de provas por todos os meios em direito admitidas;
Dá se a causa o valor de R$ … (valor por extenso)
Termos em que, pede deferimento
Local/data
Advogado(a)
OAB nº…
Participantes: Cleiton Nunes Barroso
Eduarda Carolina Gaisdorf Alves
Eliziane de Araújo Silva
Jéssica Dias Medeiros
Neuci Honório Do Nascimento Pereira

Continue navegando