Buscar

Tipos de Inteligência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA
inteligência analítica (resolução de problemas acadêmicos) consiste naquela que é habitualmente conotada como inteligência e avaliada por testes de inteligência, isto é, associada às tarefas escolares ou formativas, ao processamento da informação, aos processos executivos de planeamento e resolução de problemas em situações teóricas ou abstratas. Uma pessoa com alta inteligência analítica é boa em resolver problemas. Elas geralmente são mais capazes de enxergar soluções não antes vislumbradas, por causa de pensamento abstrato e habilidade de avaliação. Por exemplo, trabalhos com venda, Big date, coleta de dados, resolução de problemas gerenciais, dentre outros. 
A inteligência criativa é aquela associada à capacidade de lidar e tornar automáticas as novas experiências, através da manipulação de informação na geração de alternativas, na criatividade e adaptação ao novo. A inteligência criativa pode ser dividida em duas categorias: Novidade, a capacidade de lidar com problemas pela primeira vez; automação, a capacidade de automatizar. Indivíduos pouco inteligentes nesse quesito sofrem muito com novas situações, demoram muito pra se adaptar ou parecem não pensar em como reduzir o esforço de tarefas repetidas. Inteligência excelente para marketing, influências digitais, propaganda, profissões de escrita, dentre outros.
A inteligência prática é aquela vista nas situações práticas do cotidiano, no gerenciamento de situações e pessoas, no pensamento adaptável e de liderança nas diversas questões do dia a dia, não só em relação a problemas específicos, mas a pessoas e direcionamentos também. Está ligada com o entorno do indivíduo. Logo, existe uma inteligência relacionada a como esse ser atua nas situações diárias, incluindo a habilidade de se adaptar ao ambiente, selecionar o melhor ambiente para si e moldar o ambiente para suas necessidades e desejos. Lidar com as tarefas do dia-a-dia da melhor maneira possível mostra a inteligência de uma pessoa. Uma pessoa que é inteligente no contexto prático é mais apta a lidar bem com situações concretas. Excelente função para gerenciamento, organização hoteleira, governança, dentre outros.