Buscar

a1 comportamento consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com os aspectos discutidos na Unidade 1 e as reflexões sobre a sociedade do consumo em que vivemos, produza um texto dissertativo a partir da seguinte questão:
 
Como as lógicas de consumo podem influenciar a sustentabilidade da sociedade brasileira?
As lógicas de consumo representam o pensamento que orienta as pessoas conforme seu poder de consumo, isso quer dizer que a lógica de consumo se caracteriza por uma postura de consumo sem regras, baseado apenas em interesses passageiros. Historicamente, a sociedade brasileira tem sido marcada por uma lógica de consumo onde muitas pessoas gastam "o que não tem", em função de Marketing ou para alimentar o próprio ego.
É evidente que, se associarmos o consumo intenso e a exploração de recursos naturais necessária para o próprio agradar, teremos como consequência um processo acelerado de degradação da natureza.
Dessa forma, a relação entre a sustentabilidade e o consumo na sociedade está ligada com a noção de responsabilidade social das marcas e organizações. O resultado disso se dá através da exploração massiva de recursos naturais, tendo como consequência impactos negativos ao meio ambiente, e com isso exigindo um consumo mais consciente das marcas, organizações e principalmente das pessoas. 
As lógicas de consumo podem influenciar a sociedade brasileira através da pressão dos consumidores e das indústrias que não estejam pensando a partir de um objetivo comum, qual seja, o bem do meio ambiente. Por isso, é fundamental que se estabeleça um consenso no entendimento de que uma sociedade desenvolvida e justa representa um ciclo de benefícios e uma responsabilidade de todos, aliando prática e estratégia para o bem comum e valorização da qualidade de vida e consequentemente da natureza.

Continue navegando