Buscar

Escola papel social e desafio contemporâneos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A educação tem a finalidade de promover a formação de pensadores, o propósito de educar a emoção e de ampliação e desenvolvimento da inteligência. Freire (1986, p.85), o espaço escolar precisa atribuir um significado aos conteúdos, mostrando sua ampliação social. Fazendo com que o aluno tome consciência do mundo. A comunidade escolar deve conhecer e reconhecer a comunidade que está inserida, conhecer o histórico familiar de cada um que vive ali. Para isso é necessário que a escola estabelecer um currículo, que atenda às necessidades do mundo contemporâneo, e da comunidade onde está situada. Já Moreira (2017,p.98), diz que os alunos devem ser capazes de realizar a leitura do mundo, permitindo que eles consigam compreender e denunciar a realidade opressora e mostrar também sua superação.
Provavelmente os problemas relatados na escola e sociedade no entorno da mesma, sejam recorrentes e rotineiros ao ponto dos educandos e cidadãos inseridos neste contexto terem esse modelo de comportamento como algo normal e que faz parte de suas vidas. Considerando tais pontos uma das estratégias ao qual podem ser utilizadas de melhoria nos esportes, trabalhos comunitários e teatro.
As atividades a serem trabalhadas seriam buscadas dentro das problemáticas vivenciadas por alunos e comunidade, dentro desse contexto a atuação em uma peça teatral da realidade, quebrando tabus e olhares viciantes e limitados, para enxergar com mais clareza para encontrar uma solução eletiva.
Em uma roda de conversa seria debatido tais assuntos, fazendo com que os alunos demonstrem seus sentimentos e se sintam desconfortáveis com essas situações e busquem soluções e formas para colocar em prática, a primeira tomada de decisão seria representar para a comunidade a peça teatral das problemáticas vivenciadas, dessa vez pelos próprios alunos.
Em uma nova rotina escolar, seria adotada a prática de esportes e aos finais de semana reunião de grupos integrados por pais e alunos visando melhorias no bairro, escola e visita assistencial para os alunos mais carentes, promovendo empatia e sentimento de pertencimento na sociedade em torno da escola.
Educar por meios de programas sociais é garantir condições mínimas de vida e contato com a cultura, que estão ligadas à dignidade humana. É necessário uma educação que supra a maldade da sociedade, construindo valores que sejam universais, formando cidadãos solidários, cooperativos. 
Considerando que a instituição escolar está constituída a partir das características da comunidade que se insere, assim cria uma rede de conhecimento e cultura. Fazendo assim, uma educação de acordo com a realidade, dando sentimentos aos alunos.
Referências: 
 
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. 
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de Davis Ausubel. São Paulo: Moraes, 2017. MOREIRA (2017)

Continue navegando