Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01-A Escola dos Annales, que surgiu na França com o lançamento do periódico Annales: revista de História Econômica e Social (1929), trouxe importantes mudanças e contribuições para a historiografia. Sobre essas mudanças, é correto afirmar que:
c. 
02-A ruptura entre a Escola dos Annales e a historiografia tradicional pode ser considerada a "Revolução Francesa da historiografia". Com seus precursores, Marc Bloch e Lucien Febvre, foram trazidos para o debate historiográfico novos preceitos sobre a temporalidade, o objeto de estudo da história e o conceito de fonte histórica.
c. 
A principal crítica referia-se ao fato de os teóricos da história das ideias políticas considerarem que o intelectual estava separado do restante da sociedade em razão de sua cátedra acadêmica. Os historiadores das escolas críticas e revisionistas compreendem que as ideias surgem da inter-relação com o social e cultural, por isso não estão imunes a posicionamentos políticos e paixões.
03- respeito da compreensão de Giambattista Vico sobre o conhecimento histórico, podemos afirmar que: I. O filósofo dividia a história em três eras: dos deuses, dos heróis e dos homens. II. A divisão em eras (dos deuses, dos heróis e dos homens) foi estabelecida por meio da observação de movimentos artísticos e científicos. III. Vico compreendia a história como linear e cumulativa. IV. Para o filósofo, por meio da história seria possível compreender a formação do homem e as causas que fizeram ele ser quem é. V. Vico entendia que por meio da linguagem seria possível compreender o que os homens pensavam em suas épocas, bem como suas visões de mundo e ações. Assinale a alternativa que contém os itens corretos:
a. 
I, IV e V.
04-A Nova Esquerda Inglesa foi fundamental para a renovação historiográfica que ocorreu no século XX. Embasado no pensamento marxista, os teóricos desse grupo realizaram críticas à historiografia desse campo. Em que consistiam essas críticas?
b. 
Embora tenha influenciado de maneira significativa o mundo contemporâneo do século XX, o marxismo real significou um distanciamento da teoria proposta por Karl Marx e sua realidade - que era a ação popular. Em razão disso, os teóricos da Nova Esquerda Inglesa revisaram a teoria marxista para estabelecer a reaproximação entre o campo das ideias e o campo das ações.
05-De que modo Giambattista Vico compreendia o conhecimento?
a. 
Vico perseguia a ideia de conhecimento total. Para o filósofo, o caminho que possibilitava alcançar esse objetivo era a linguagem.
06-Dentre as revisões propostas pela Nova Esquerda Inglesa está o conceito de revolução. Esse conceito passou a ser entendido como:
c. 
As ações de um grupo consciente do seu papel de submissão social, por isso criador e articulador de estratégias para resistir ao sistema opressor que o subjuga.
07-Sobre as inovações propostas pela Escola dos Annales, é possível afirmar que: I. Influenciados pelo pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels, os teóricos da Escola dos Annales propuseram a análise da cultura material e da luta de classes com base em um novo conceito de fonte. II. A Escola dos Annales trouxe mudanças significativas para a historiografia, pois rompeu com a concepção de fonte histórica tradicional. Essa noção foi ampliada e definiu-se como fonte histórica somente os documentos oficiais ligados ao Estado. III. Ao propor uma nova concepção de história, a Escola dos Annales defendeu que o conhecimento histórico - antes científico - deve ser um campo do saber ligado somente às Ciências Sociais. IV. Uma das principais inovações da Escola dos Annales foi propor a interdisciplinaridade dos conceitos, sobretudo com o emprego daqueles advindos das Ciências Sociais. V. Uma das principais contribuições da Escola dos Annales foi entender que a história é a ciência que estuda o homem no tempo.Assinale a alternativa que contém os itens corretos:
a. 
IV e V.
08-Sobre o conceito benjaminiano de redenção, é correto afirmar que:
. 
b. 
Vislumbra nos oprimidos do passado os oprimidos do presente e dá visibilidade à "explosão" do continuum da história, evitando a permanência dessa situação.
09-De que modo é possível afirmar que o pensamento de Hegel alterou a compreensão sobre o processo histórico?
a. 
Hegel revolucionou a compreensão do processo histórico ao situá-lo em uma realidade social concebida de maneira dinâmica, sendo a constituição do Estado, ao longo do tempo, a realização do espírito.
10-Em relação à concepção epistemológica de Johann Herder sobre a história, é possível afirmar que:
a. 
Para Herder, a história tinha uma finalidade quase que ontológica, sendo um processo que segue para o encontro do homem com o próprio homem; esse processo é particular para cada povo.

Mais conteúdos dessa disciplina