Buscar

Aline Viana Resumo_Simples suplementação de bovinos (período seco e chuvoso) sevet 20 08 2022 JTN


Continue navegando


Prévia do material em texto

Suplementação alimentar de bovinos de corte em pastagens no período seco e chuvoso
Aline viana dos santos1, Ana clara costa fantazzini piacentini¹, Clayton primo¹, Jaqueline bastos¹, Lara cristina¹, José tiago2
1 Discente – UNIFIMES (e-mail: rjtos@academico.unifimes.edu.br)
2 Docente – UNIFIMES 
Eixo de enquadramento do trabalho (assinale com “X” apenas um eixo): 
( x) Produção e Reprodução Animal; 
( ) Clínica Médica e Cirúrgica Animal; 
( ) Medicina Veterinária Preventiva.
A bovinocultura de corte é bastante considerável no que se refere a economia. Caracterizada pela produção em pastagens, tendo em vista que as estações climáticas influenciam na qualidade e produção da forragem, visando que na estação chuvosa existe maior qualidade do pasto. Os animais que consomem apenas forragem mesmo que ainda na época das águas podem não suprir suas necessidades nutricionais para assim obter o seu bom desempenho, com a suplementação é fato de incrementar no processo nutricional desses bovinos. Quanto a suplementação no período seco podemos evidenciar que aque a partir desta ação que se obtém o crescimento de microrganismos ruminais consequências do aumento de nutrientes que são oferecidos pela suplementação, melhorando a digestibilidade e aumentando o consumo da forragem o que posteriormente melhora de forma significativa o aproveitamento dos alimentos disponíveis. O presente estudo tem como objetivo ressaltar a importância dessa da suplementação para melhor desempenho do animal, tendo em vista a necessidade de suprir todas as exigências nutricionais para alcançar as expectativas positivas quanto aquele rebanhobom desempenho produtivo. Para o seguinte trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica baseada em artigos científicos consultados em algumas das principais bases de dados como o Google Acadêmico e o PubMed. Perante aos aspectos gerais da suplementação de bovinos de corte em pastagens na estação seca e chuvosa podemos ressaltar o ajuste da suplementação em função da composição química e da quantidade de forragem disponível. No Brasil Central existe duas estações distintas, período chuvoso com abundância de quantidade e melhor qualidade, e período seco com pastagens de qualidade inferior e menor disponibilidade, o sucesso da suplementação depende deste conhecimento o fato de oferecer forragem no período das águas pode proceder para que se obtenha maior eficiência de produção na pecuária de corte. Mediante ao exposto é de extrema importância esta suplementação da dieta de animais pois possibilita no aumento na capacidade suporte do pasto. A suplementação na época da chuva pode ser feita com o uso de um sal proteico já em outra situações é sugerido utilizar um concentrado energético proteico, com isso busca nada mais melhorar o desempenho animal pelo suprimento adicional de nutrientes o qual minimiza seus efeitos quanto o consumo do pasto.	Comment by José Tiago: Conferir a indicação.
 
Palavras-chave: Nutrição. Bovinocultura de Corte. Pastagem.
Referências: 
1. LEAL, J. A. RAMOS, G. M. NASCIMENTO, H. T. S. do. Fontes de suplementação para bovinos no periodo seco. COMUNICADO TECNICO. Edição 26. Teresina/PI. EMBRAPA. 1985.
2. Carvalho, Anna Carolina de. Suplementação para bovinos de corte na estação chuvosa. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, Curitiba, v.5, n.1, p.625-636, jan./mar. 2022.
3. Alvair HOFFMANN¹1*; Eduardo Henrique Bevitori Kling de MORAES¹. PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE NO SISTEMA DE PASTO-SUPLEMENTO NO PERÍODO SECO. Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Universidade Federal de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, Brasil. Nativa, Sinop, v. 02, n. 02, p. 119-130, abr./jun. 2014.