Buscar

Crescimento e desenvolvimento

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Crescimento e Desenvolvimento Motor
Profª Paula Born 
Conversa Inicial
Nesta aula, você será capaz de entender as diferenças entre crescimento e desenvolvimento humano e compreender as teorias de alguns autores do desenvolvimento humano. Qual a importância dessas teorias e em que fase do desenvolvimento o aluno se encontra? É muito importante que nós, profissionais da educação física, tenhamos conhecimento amplo sobre o desenvolvimento motor, uma vez que o movimento é o objeto de estudo da educação física, e tudo que fazemos em nosso trabalho está relacionado ao movimento e à sua progressão.
QUAL IMPORTANCIA DAS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR ?
EM QUE FASE DO DESENVOLVIMENTO O ALUNO SE ENCONTRA?
Temas:
Tema 01 - Crescimento e desenvolvimento
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR? 
Crescimento e desenvolvimento humano são nomenclaturas distintas. O crescimento é caraterizado pelo aumento do tamanho do corpo, dos órgãos e tecidos, da estatura e do peso. Esse crescimento é decorrente de três processos – hiperplasia (crescimento dos órgãos, das estruturas dos orgãos), hipertrofia (crescimento muscular) e agregação(é o crescimento do sistema biológico).
O desenvolvimento, por sua vez, é caracterizado como um processo contínuo de mudanças no corpo, desde os primeiros anos de vida até a morte.
No Desenvolvimento motor, precisamos levar em consideração o nível de maturação em que o indivíduo se encontra a experiência de cada pessoa e o desenvolvimento motor destas (que são as alterações de desenvolvimento no movimento contínuo relacionadas à idade, ou seja, as modificações ao longo da vida no comportamento motor).
Por que é importante para professores de Educação Física um conhecimento relacionado ao crescimento e ao desenvolvimento ao longo da vida?
R:
Qual é o objeto de estudo da Ed. Física?
R: O movimento...
Tema 02 - Classificação do desenvolvimento Motor
A classificação do desenvolvimento é muito importante para sabermos em que nível o aluno se encontra e como podemos ajudá-lo a progredir.
O Desenvolvimento motor classifica-se em: idades Cronológica e biológica.
Por sua vez a Idade Biológica se subclassifica em: morfológica, óssea, dental ou sexual. 
· A idade morfológica: usa os padrões normativos de peso e estatura, comparando assim o indivíduo com os dados de referência. 
· A idade óssea: por sua vez, pode ser determinada por meio da análise de radiografias dos ossos da mão e do punho esquerdo.
· A idade dental: é analisada por meio do desenvolvimento dos dentes, da primeira cúspide até o fechamento da raiz.
· A idade sexual: é determinada pela aquisição das características sexuais primárias e secundárias.
Tema 03 - História do desenvolvimento motor
Os primeiros estudos do desenvolvimento motor surgiram no início do século XX e são divididos em três abordagens: maturacional, normativa/descritiva e orientada para processos. 
Os maturacionistas defendem que o desenvolvimento é função de processos biológicos inatos, que resultam em uma sequência universal de aquisição das habilidades de movimento pelo bebê. 
O período normativo/descritivo é caracterizado pela definição dos movimentos médios de crianças, obtidos por meio de testes de performance motora para indicar padrões de movimento melhores.
O período orientado pelo processo, no qual se acredita que a informação que recebemos ao longo da vida é codificada, armazenada e processada para ser lembrada e reprogramada ou reproduzida. Ocorreu em 1970 e vai até hoje.
Tema 04 - Modelos teóricos do desenvolvimento motor
ENTRE ESSES MODELOS ENCONTRAM-SE OS SEGUINTES:
 (Gallahue; Ozmun; Goodway, 2013): 
Teoria da maturação: acredita no sistema nervoso como principal condutor dos aspectos físicos e motores do comportamento humano; relacionado ao aspecto biológico e genético. 
Teoria do ambiente: vê̂ o desenvolvimento como uma série de tarefas que precisam ser alcançadas em determinado espaço de tempo, a fim de garantir a adequada progressão; O ambiente aciona a progressão do individuo
Teoria do desenvolvimento cognitivo: destaca principalmente a aquisição dos processos cognitivos de pensamento; Piaget, desenvolvimento a partir do entender (cognitivo)das pessoas. Tem 4 etapas
Teoria ecológica: é o estudo do desenvolvimento como um processo transacional descontínuo entre a tarefa, o indivíduo e o ambiente ao longo da vida; Sistema em que o individuo vive determina o desenvolvimento dele.
Teoria da montanha: defende que o desenvolvimento motor é um processo similar ao ato de subir uma montanha: o aprendizado de movimentos é progressivo. 
Tema 05 - Modelo da ampulheta
Gallahue acredita que o modelo de desenvolvimento motor pode ser explicado por meio da metáfora da ampulheta. 
“De acordo com o autor, a areia que se encontra dentro da ampulheta é a vida, que vem de dois recipientes diferentes: o hereditário e o ambiental. O processo de desenvolvimento é contínuo, por isso a areia não para de se movimentar e depende de indivíduo para indivíduo para ver em que fase esse apresenta dependendo da habilidade analisada”.
O modelo de desenvolvimento pode ser unidimensional (movimentos mais básicos) e bidimensional (movimentos mais completos).
Após os 20 anos, essa ampulheta começa a se inverter, passa haver a decaída do movimento motor, porém, todos os dias vivemos vários momentos de aprendizado.
Com isso, podemos acrescentar mais areia e prolongar a expectativa de vida.
A ampulheta do desenvolvimento motor é dividida em quatro fases: a motora reflexa,(são reflexos, movimentos involuntários), a dos movimentos rudimentares, (a criança vai querer fazer, tenta se movimentar) a dos movimentos fundamentais, (melhora da qualidade do rudimentar) e a dos movimentos especializados. 
Quais fases envolvem cada faixa de idade?
A motora reflexa vai de 0 a 1 ano de idade;
Movimentos rudimentares – 
Movimentos fundamentais – 
Movimentos especializados –

Continue navegando