Buscar

AOL1 enofilia

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 
O ciclo da uva no vinhedo passa por três etapas diferentes durante o ano, fundamentais para a produção do vinho, são elas: floração, frutificação e hibernação. Além disso, a planta precisa de estações do ano bem definidas para se desenvolver e produzir vinhos de qualidade. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a vinha e as noções da viticultura, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A frutificação é a etapa final do processo cultivo da vinha. Ela acontece no verão, quando os frutos começam a amadurecer, desde que expostos ao sol. Nessa fase, a chuva é um grande risco à produção
Porque:
II. O excesso de água na uva pode interferir na concentração de açúcar e até causar o apodrecimento do fruto. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
A.  
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C. 
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D. 
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta 
E. 
As asserções I e II são proposições falsas.
 Pergunta 2 
Como são muito sensíveis, as viti viniferas sofrem com muitos inimigos, principalmente doenças e pragas. Por isso, é essencial que o produtor acompanhe o ciclo da vinha e que identifique qualquer problema nas videiras, para não perder a safra. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a vinha e as noções da viticultura, analise as alternativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A podridão cinzenta é uma doença provocada por um fungo, em função da umidade excessiva no parreiral, que provoca um mofo cinza na planta. Nesse caso, o ideal é aerar bem a videira, para evitar a umidade.
II. ( ) A botrytis cinerea é um fungo que causa a versão benigna da podridão cinzenta, chamada de podridão nobre. Com a devida insolação, o fungo apodrece a uva, gerando vinhos doces de excelente qualidade.
III. ( ) As vinhas devem ser protegidas no verão, pois o sol em excesso pode fazer com que os frutos apodreçam.
IV. ( ) O Chile precisou desenvolver excelentes técnicas de enxertia para evitar o ataque das pragas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A.  
V, V, F, F.
Resposta correta 
B. 
V, V, V, F.
C. 
F, V, F, V.
D. 
F, F, V, V.
E. 
V, F, F, V.
 Pergunta 3 
A fermentação é uma etapa fundamental no processo de produção do vinho e que vai dizer muito sobre o resultado final da bebida. Em alguns casos, ela pode acontecer duas vezes, sendo a primeira chamada de fermentação tranquila e a segunda fermentação malolática.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vinificação e classificação dos vinhos, analise as afirmativas a seguir, e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A fermentação é a transformação do açúcar em álcool e acontece em um tanque que é vedado, para que o CO2, resultante do processo, seja retido e o vinho fique livre da entrada de oxigênio.
II. ( ) A fermentação malolática acontece quando o enólogo identifica excesso de acidez no líquido, e, então, com adição de lactobacilos, o ácido málico é convertido em ácido lático, mais delicado e palatável.
III. ( ) Os vinhos brancos e os rosados ficam livres do processo de fermentação, pois precisam ser menos alcoólicos, então o álcool é adicionado no final do processo, antes da bebida entrar em repouso.
IV. ( ) No caso dos vinhos brancos, a fermentação malolática é pouco usada, pois esse tipo de vinho pede mais acidez, para trazer frescor, jovialidade e manter substâncias aromáticas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A.  
F, F, V, F.
B. 
F, V, F, V.
Resposta correta 
C. 
V, V, V, F.
D. 
V, F, F, V.
E. 
F, F, F, V.
 Pergunta 4 
Leia o trecho a seguir: 
“Nos países do Novo Mundo, espumantes são sempre espumantes (sparkling nos EUA e espumosos no Chile são apenas as traduções). Mas no Velho Mundo, eles têm nomes distintos. E a diferença na forma como são chamados é apenas o começo: a elaboração de cada um deles obedece a um determinado conjunto de regras. Não que os espumantes do Velho Mundo sejam superiores aos do Novo Mundo – ambos têm características próprias, que se traduzem em resultados surpreendentes na taça. Mas vamos dizer, simpaticamente, que receber nome próprio é um privilégio dos veteranos”.
Fonte: WINE. A produção de espumantes no Velho Mundo. 2019. Disponível em: <https://www.wine.com.br/winepedia/sommelier-wine/a-producao-de-espumantes-no-velho-mundo/>. Acesso em: 05 out. 2019. 
Dentre os países do Velho Mundo, a Itália produz um espumante chamado Asti; a Espanha, a Cava; e França, o champagne, espumante mais famoso do mundo. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que nenhum outro país pode produzir champagne porque:
A.  
nenhum outro país, além da França, tem condições climáticas ideais para a produção desse tipo de espumante.
B. 
as uvas utilizadas na produção do champagne são cultivadas com exclusividade na França.
C. 
o método champenoise na produção do espumante é exclusividade da França e, por isso, o país pode usar a denominação champagne para a sua bebida. 
D. 
existe um ingrediente secreto na fórmula dos champagnes franceses, guardado a sete chaves, que os fazem ser diferenciados.
E. 
apenas os espumantes produzidos na região de Champagne, ao norte da França, tem essa denominação de origem e, por isso, podem ser chamados assim. 
Resposta correta 
 Pergunta 5 
O processo de produção dos vinhos tintos acontece, normalmente, em 10 etapas, que podem variar conforme as decisões do produtor e o que se espera daquele vinho. Ou seja, há alguns princípios básicos na vinificação dos tintos, mas algumas decisões do vinicultor podem alterar algumas das etapas para conduzir o resultado final conforme os seus interesses. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vinificação e classificação dos vinhos, ordene as etapas a seguir.
( ) Maceração, quando a casca da uva fica em contato com o mosto ou com o vinho, para que ele absorva as suas substâncias.
( ) Encubagem, quando o mosto segue para os tanques de fermentação e sofre a ação de leveduras. 
( ) Desengaçamento, quando se separa a parte lenhosa dos cachos dos bagos.
( ) Prensagem do bagaço, para extrair qualquer resíduo de vinho que ainda exista no bagaço.
( ) Descuba, quando se separa a parte sólida decantada da parte líquida, que vai para outro tanque. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A.  
1, 3, 2, 5, 4.
B. 
3, 2, 5, 4, 1.
C. 
4, 2, 1, 5, 3. 
Resposta correta 
D. 
3, 2, 4, 5, 1. 
E. 
3, 2, 1, 5, 4.
 Pergunta 6 
Leia o trecho a seguir:
“A crise econômica no século V dividiu a Europa em diversos reinos bárbaros, o que prejudicou consideravelmente o cultivo do vinho, levando a atividade ao quase total abandono. Paralelamente, surgia ali uma força que passou a exercer grande influência sobre a atividade vinícola: o Cristianismo”.Fonte: PINTO, Daniel. Manual didático do vinho: iniciação à enologia. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2011, p.22. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a história do vinho no mundo, é correto afirmar que o Cristianismo exerceu forte influência sobre a cultura do vinho porque:
A.  
ajudou a propagar a cultura vinícola e distribuir a bebida aos bárbaros para conquistar fiéis. 
B. 
havia grande interesse no cultivo do vinho, pois ele representava o sangue de Cristo, mas inicialmente era consumido sem álcool, já que a igreja procurava desestimular seu consumo.
C. 
a igreja pretendia impedir que o consumo de álcool se espalhasse pelo mundo, então procurou dominar a cultura, proibindo as plantações de uva.
D. 
a Igreja tinha interesse em adquirir vinícolas na Itália, investir em melhorias e vendê-las por valores muito maiores, como parte do plano de enriquecimento inicial.
E. 
o vinho passou a fazer parte dos ritos religiosos,pois, de acordo com Jesus, ele representava o seu sangue. Além disso, a Igreja também tinha interesses econômicos com a atividade.
Resposta correta 
 Pergunta 7 
Convencionou-se dividir os países produtores de vinho em Velho Mundo e Novo Mundo, sendo que correspondem ao primeiro grupo, os países europeus, precursores na viticultura, e ao segundo grupo, países que começaram o cultivo da uva mais recentemente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o vinho no mundo, analise as afirmativas a seguir. 
I. Pertencem aos países do Velho Mundo, os tradicionais produtores europeus: França, Itália, Portugal e Espanha.
II. Pertencem aos países do Novo Mundo, Argentina, Nova Zelândia, África do Sul e Estados Unidos. O Brasil e o Chile estão fora das classificações, pois têm produções inexpressivas.
III. Os vinhos dos países do Novo Mundo, com pouca tradição no universo vinícola, são de pior qualidade.
IV. Os vinhos do Novo Mundo são mais flexíveis e ousados, e necessitam de tecnologia para se atingir os resultados do Velho Mundo.
Está correto apenas o que se afirma em: 
A.  
II e IV.
B. 
I e II.
C. 
I, II e III.
D. 
I e IV.
Resposta correta 
E. 
I, II e IV.
 Pergunta 8 
Os principais países produtores de vinho usam classificações próprias para catalogar e distinguir suas produções, destacando a região e o método de produção de cada vinho. Essas classificações são conhecidas como denominação de origem e servem para delimitar a região produtora de cada rótulo e garantir a qualidade dos lotes de vinhos fabricados. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o vinho no mundo, para a classificação de qualidade dos vinhos franceses, do pior grupo para o melhor grupo, ordene as denominações a seguir:
( ) Vin de Pay (ou Regionais).
( ) AOC (Appelation D'Origine Contrôleé).
( ) Vin de Table.
( ) VDQS (Vin Délimité de Qualité Superiore).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A.  
4, 3, 2, 1.
B. 
3, 1, 2, 4. 
C. 
1, 3, 4, 2.
D. 
1, 2, 4, 3. 
E. 
2, 4, 1, 3.
Resposta correta 
 Pergunta 9 
Leia o trecho a seguir:
“Pasteur começou usando o processo que leva seu nome para salvar a produção de vinho em uma região da França. […] Ele descobriu que o problema com o vinho era a presença de micróbios que o estragavam. Para matá-los, aqueceu o vinho a uma temperatura em torno de 60º C por alguns minutos. […] Ele demonstrou que haviam microorganismos presentes no ar -sempre dispostos a achar um local favorável à sua germinação. No caso do vinho, há o levedo que causa a fermentação [...]”
Fonte: NETO, R. B. Pasteurização surgiu para salvar safra de vinho. Folha de S. Paulo, 1995. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/9/24/mais!/24.html>. Acesso em: 05 out. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a história do vinho no mundo, pode-se afirmar que Pasteur teve fundamental importância na vitivinicultura porque:
A.  
ao descobrir a atuação das leveduras nos vinhos, passou a ser possível escolher quais vinhos seriam fermentados com leveduras. 
B. 
graças às leveduras, os parreirais pararam de ter problemas com as pragas, incluindo a temida phylloxera.
C. 
ao descobrir as leveduras, foi possível conhecer o microorganismo responsável por transformar o açúcar em álcool. A partir daí, a fermentação virou um processo que passou a ser controlado. 
Resposta correta 
D. 
ao ferver o vinho, se descobriu um novo tipo da bebida, o vinho fortificado ou vinho doce. 
E. 
com a descoberta das leveduras, foi possível coibir a sua atuação sobre o vinho para que a bebida durasse mais tempo. 
 Pergunta 10 
As videiras pertencem ao gênero vitis, que conta com mais de 40 espécies de plantas que produzem uvas. No entanto, para a produção de vinhos de qualidade, e, portanto, de interesse ao mundo da vitivinicultura, a espécie de maior relevância é a vitis vinifera. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a vinha e as noções da viticultura, analise as afirmativas a seguir:
I. Além da espécie vinífera, há outras espécies próprias para a produção de vinhos de qualidade, cultivadas mais na Europa, a vitis labrusca, rupestris, riparia e bourquina.
II. Provavelmente existem mais de 5 mil variedades da espécie vinifera, mas apenas 50 delas são as mais utilizadas na produção da bebida de qualidade.
III. As espécies labrusca, rupestris, riparia e bourquina são muito resistentes a alguns insetos e pragas e, portanto, excelentes na utilização como porta-enxerto para as cepas mais sensíveis às pragas. 
IV. Na enxertia, quando se usa outra espécie como ‘cavalo’, dando suporte à planta mais sensível, o resultado do vinho é prejudicado, pois a bebida pode vir com características de uvas de baixa qualidade. 
Está correto apenas o que se afirma em:
A. 
III e IV.
B. 
I e II.
C. 
II, III e IV.
D. 
II e III.
Resposta correta 
E. 
I, II e IV.

Continue navegando