Buscar

PAS- SISTEMA INFORMAÇAO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT
CURSO: ADMINISTRAÇÃO - EAD
ANA PAULA DE JESUS SOUSA
PAS
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
ESTÂNCIA
2022
Problema 1 - Resposta: 
Atualmente, a informação é um dos principais patrimônios de uma empresa. Pode-se afirmar que o sucesso das organizações, qualquer que seja o seu porte ou ramo de atividade, depende, cada vez mais, de informações. Elas são essenciais para as atividades de qualquer nível hierárquico empresarial, sendo todos os processos de negócios baseados em informação.
Primeiramente, os gestores precisam entender qual o tipo de interação ele quer provocar entre a empresa – os clientes – o sistema; se procura um sistema aberto, onde a informação circule e estejam adaptadas as novas realidades e necessidades que surgirem, ou um sistema fechado, pronto e acabado, que não se sofre influência do ambiente, mas que também não torna sua empresa produtiva e competitiva.
Com os sistemas de informação gerenciando todos os dados disponíveis e os tratando e filtrando da forma que é preciso, isso já pode ser usado como base nas tomadas de decisões na empresa, quando uma empresa implanta um sistema de informação, ela contribui com todos os outros setores em que estes recebem informações, através de um banco de dados onde ficam armazenadas as informações, que são processadas e geradas assim que necessário, sendo o foco principal de um S.I.G. (Sistema de Informação Gerencial) a eficiência operacional em estar auxiliando todos os departamentos da organização. Propondo um ambiente empresarial, onde as informações sejam confiáveis e possam fluir dentro da estrutura organizacional, surgem soluções durante a realização das tarefas executadas por seus colaboradores. O diferencial está diretamente ligado à valorização da informação e do conhecimento, proporcionando soluções e satisfação no desenvolvimento das atividades. Assim é necessária uma interação entre os sistemas e as áreas que formam a empresa como um todo. Temos então:
Área comercial e Financeira – SIG nível tático – coleta de informações – Sistema de processamento de Informações.
Área de produção/operações - SI operacional - nível operacional – saída e disseminação dos processos e informações.
Área de recursos humanos e Área gerencial– SAD - nível estratégico – processamento das informações, apoio à gestão e otimização das informações.
Problema 2 - Resposta:
O conhecimento individual é imprescindível para o conhecimento organizacional. Entretanto, esse conhecimento, mais amplo, deriva de outros recursos (tecnológicos, rotinas, ambiente), que, mobilizados, constroem a cultura da organização. É essa rotina, específica de cada empresa, que possui como base o conhecimento, que abre uma infinidade de possibilidades a serem aproveitadas, pois cada pessoa vem com seu histórico de vida, suas experiências, e a junção dessas unidades formará a cultura empresarial. É por isso, então, que a gestão do conhecimento deve se preocupar com esses ativos intangíveis representados pelo conhecimento tácito e explícito, onde as pessoas possam compartilhar seus conhecimentos e experiências, criando um ambiente onde se estimule a criatividade, as habilidades e o compartilhamento de ideias individuais, mas que em conjunto contribuem para o desenvolvimento de qualquer organização.
Conhecimento explícito é o conhecimento que possuímos e de que temos consciência. É o conhecimento que somos capazes de documentar, é o conhecimento que as organizações conseguem armazenar. Assim, o conhecimento explícito é aquele que pode ser facilmente formalizado e compartilhado com outras pessoas a partir de recursos como textos, imagens, infográficos, vídeos, entre outros materiais. Trata-se de conteúdo claro e formal, que pode ser transmitido de maneira mais fácil do que o conhecimento tácito. O conhecimento tácito, ao contrário, é conhecimento que temos mais do qual não nos apercebemos. Ele está relacionado às experiências, à visão de mundo e às práticas de determinado indivíduo. No caso das empresas, ele se refere, por exemplo, ao know-how de um profissional.
Na rotina de uma empresa, os treinamentos corporativos e outras práticas da educação corporativa são exemplos de como o conhecimento explícito pode ser transmitido. A capacitação sobre como um equipamento funciona, sobre como desenvolver contratos ou sobre as características de um produto é uma forma de transmitir à equipe um tipo de conhecimento formal e claro. O compartilhamento do conhecimento explícito é fundamental para que empresas de qualquer porte e segmento tenham eficiência em suas operações. Se um novo colaborador é admitido, por exemplo, ele precisa saber como fazer suas tarefas e, aí, o conhecimento explícito é essencial. Depois, ele pode utilizar o conhecimento tácito que já detém ou criar esse conhecimento para otimizar suas tarefas.
Utilizando-se dos 4 modos de conversão do conhecimento - socialização (compartilhamento de experiências e interação produtiva) , externalização (conhecimento conceitual que possa gerar compreensão), combinação (integração entre o conhecimento recém adquirido e o preexistente, propiciando tomadas de decisões e criação de novos produtos/ ou serviços) e o modo internalização (conversão do que foi aprendido e apreendido, transformar em ações praticas), assim treinamentos que estimulem o desenvolvimento de novas habilidades, ou que estimulem as competências individuais, criação de manuais, procedimentos , objetivos e metas baseados no conhecimento e necessidades da Empresa, ajudam na construção da identidade da empresa, de forma dinâmica, competitiva e atualizada.
Problema 3 – Resposta: 
Um dos fatores do sucesso das compras realizadas pela internet é a facilidade que o comprador tem em efetivar a compra, desde a pesquisa do produto e de opiniões de outros consumidores até o fechamento em si. Quem vende também há uma série de vantagens, que vão desde a amplitude geográfica, a quantidade de informações dos compradores, a automatização de todo o processo, até a redução de custo com operações caras, como estocagem, mão de obra, ponto comercial, etc.
Como qualquer negócio que se queira empreender, o primeiro passo é compreender o que se quer e o que se pretende atingir com ele. É preciso ter clareza em relação à modalidade de negócio no qual se quer investir. Essa definição não dimensionará apenas os recursos financeiros do negócio, mas também o tamanho do esforço para atingir um maior número de oportunidade — e principalmente conhecer o seu público-alvo. Independentemente do porte da empresa, deve-se buscar profissionais especializados para implementar o comércio eletrônico. Não é porque uma grande empresa tem um departamento dedicado à tecnologia da informação que terá o know-how necessário para atender a essa demanda tão específica. Por mais fácil que a implantação de um e-commerce individual possa parecer para o microempresário, o auxílio do profissional será importante para a assertividade do negócio, pois se deve criar um sistema adequado, baseado nas necessidades da empresa e do consumidor-alvo, que não só reflitam os objetivos e missão da empresa, mas que ao mesmo tempo estejam abertas as mudanças e carências da sociedade.
Vários aplicativos e plataformas especializados em comercialização de produtos e serviços surgiram dentro dessa nova realidade. A interação entre os setores da empresa, a identidade (conhecimento de seus objetivos e metas) e seu público-alvo é que vai mostrar o melhor caminho a ser seguido. Investir no marketing digital, por meio das plataformas de redes sociais, um atendimento, mesmo que digital, seja empático e personalizado. Fazer um estudo dos seus clientes, buscando conhecer, os produtos que mais procuram, o valor médio que gastam nas compras, com qual frequência procuram esse tipo de serviço digital. Buscar firmar parcerias com outras empresas e investir em um bom marketing de conteúdo, marcando presença nas redes sociais.

Continue navegando