Buscar

(Curte, comenta e compartilha) - Grata | Composto mercadológico - 1 EXERCÍCIOS - UNIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª Correção dos exercícios da unidade
Questão 1Correta
O segmento automotivo sempre cria novas opções para seus consumidores e a Fiat lançou o seu mais novo veículo Mobi, considerado um subcompacto de baixo custo que tem como alvo o público jovem que quer mobilidade e qualidade. Com esse novo lançamento, talvez o veículo Palio Fire tenha seus dias contados.
O desenvolvimento de novos produtos tem sido essencial para a manutenção de empresas, entretanto, eles precisam ser percebidos pelos consumidores potenciais. De acordo com essa afirmação, o que vem a ser um novo produto.
Sua resposta
Produtos que não são conhecidos, modificados ou aprimorados.
Novos produtos são aqueles originais que ainda não são conhecidos pelo mercado, entretanto, produtos modificados ou que sofreram algum aprimoramento, também são considerados como novos.
Questão 2Correta
Walter foi contratado como gerente de produtos de uma empresa do segmento alimentício. A empresa produz iogurtes, entretanto, tendo sido líder no mercado durante muitos anos, foi perdendo participação de mercado em decorrência da entrada de novos competidores. Ele foi contratado para resolver essa situação que vem afligindo a alta gerência e sabe que terá que identificar oportunidades, investigar as ideias, analisar a viabilidade, (...............), (.............), introduzir o mercado e comercializá-lo.
Quais são as duas frases que não foram citadas:
Sua resposta
Testar o conceito e testar o mercado.
Na fase de introdução de novos produtos, será necessário que o executivo coloque em prática suas ideias e se elas serão válidas. Para isso, existe uma sequência: identificação de oportunidades (ideias), investigação das ideias, análise da viabilidade, teste de conceito, teste de mercado, introdução do produto no mercado e comercialização do produto.
Questão 3Correta
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços esta passando por um momento de desaceleração devido à queda na demanda de empresas, governo e famílias. Um dos setores que mais sofre com essa desaceleração são as empresas de serviços profissionais – de acordo com a pesquisa, as famílias estão mais cuidadosas com o consumo de serviços de alimentação e alojamento.
A gestão de serviços é importante para o país, entretanto, não é fácil para o seu gestor fazer previsões nesse segmento. Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir:
I. Funções mais simples e de fácil compreensão, porque não precisam de fatores estruturais complexos.
II. A proposta do serviço é subjetiva, o que representa que na área de serviços não existe a necessidade para materialização.
III. Só são consumidos na hora que são disponibilizados, sendo assim, acarreta dificuldades no controle da demanda.
IV. Em serviços que são ofertados por profissionais, é imprescindível que todos os processos sejam precisos, para que os profissionais possam ser rapidamente substituídos.
V. Em serviços, o nível de intangibilidade e particularização da oferta não proporciona que sejam desenvolvidos controles de medição.
Assinale a alternativa com a(s) afirmativa(s) correta(s):
Sua resposta
III apenas.
Para os prestadores de serviço um ponto que interfere no negócio é a incapacidade de controlar a demanda de seus serviços, porque eles são consumidos no momento da execução da mão de obra e por esse motivo, fica difícil prever uma demanda antecipadamente.
Questão 4Correta
É extremamente comum os consumidores confundirem um produto como algo apenas tangível, entretanto ele pode atingir um nível de importância maior para o cliente e assim ele poderá satisfazer suas necessidades e desejos.
Fonte: Menshhein, Rafael Mauricio. Níveis de Produto em Marketing. Portal do Marketing. 2016. Disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Niveis_de_Produto_em_Marketing.htm
Ao projetar a oferta aos consumidores, os gestores de marketing necessitam ficar cuidadosos aos cinco níveis de importância para o cliente em relação a um produto, em que o nível crucial é:
Sua resposta
Benefício central.
A alternativa correta é: Benefício central.   Os 5 níveis de produto são:
  Benefício central: este é o ponto em que o consumidor está comprando o benefício fundamental do produto, como exemplo pode-se citar um consumidor que procura um quarto de hotel, onde ele compra descanso e pernoite; Produto básico: neste ponto o benefício central é transformado em um produto básico, como exemplo o quarto de hotel inclui uma cama, banheiro, toalhas, escrivaninha, penteadeira e armário; Produto esperado: aqui uma série de atributos e condições são normalmente esperados pelo consumidor, então o quarto de hotel deve ter cama arrumada, toalhas limpas, lâmpadas que funcionem e um relativo grau de tranqüilidade; Produto ampliado: este é o nível onde o profissional de Marketing excede as expectativas do consumidor, dessa forma o hotel pode incluir um aparelho de tv com controle remoto, flores frescas, registro rápido, checkout expresso, boas refeições e serviço de quarto; Produto potencial: neste nível o produto têm todas as transformações a que um produto deve ser submetido num futuro, é onde as empresas procuram novas maneiras de satisfazer os consumidores e diferenciar sua oferta, logo, pode ser um hotel exclusivamente com suítes, onde os hóspedes ocupam uma série de quartos, representam uma transformação inovadora do produto hotel tradicional.
Questão 5Correta
Segundo Kotler (2012), os serviços possuem as seguintes características: intangibilidade, variabilidade, inseparabilidade e perecibilidade. Com base nessas quatro características, uma aeronave que ao fechar as portas, parte para seu destino com 20 poltronas vagas.
Quais são as características que podem ser identificadas nesse caso?
Sua resposta
Perecibilidade e inseparabilidade.
Um serviço não pode ser armazenado e por isso, se um voo aéreo tiver lugares vagos estes não poderão ser armazenados para uma futura venda, por isso, ele é perecível.

Continue navegando