Logo Passei Direto
Buscar

PROVA PRESENCIAL - 1 CHAMADA - ÉTICA, POLÍTICA E CIDADANIA

User badge image
fulguras

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "Cresce então a necessidade por novas tecnologias, já que através delas é possível otimizar os lucros. É quando o modelo industrial sofre várias mudanças com aprimoramentos tecnológicos buscando sempre por novidades. (...) Muitos cientistas, técnicos e estudiosos passaram a se dedicar à elaboração de teorias e à construção de máquinas que reduzissem o tempo e os custos para a fabricação de produtos, culminando com o consumo em escalas cada vez maiores" (CIZOTO, S. A.; CARTONI, D. M. Ética, Política e Sociedade. Londrina: Educacional, 2016. p. 209).
Assinale a alternativa que apresenta o evento ao qual o texto se refere:
A) Iluminismo.
B) Revolução Industrial.
C) Revolução Gloriosa.
D) Revolução Burguesa.
E) Revolução Francesa.

O homem sempre buscou explicar a realidade que o cerca. "Nos primórdios, face aos fenômenos que lhes podiam parecer assustadores e desafiadores, os homens buscavam a construção de modelos de interpretação da realidade por meio de deuses e histórias sobrenaturais, como uma forma de apaziguar as aflições, oferecendo uma explicação que pudesse acomodar e tranquilizar". (CIZOTO, S. A.; CARTONI, D. M. Ética, Política e Sociedade. Londrina: Educacional, 2016. p.15).
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de conhecimento ao qual o texto se refere:
A) Conhecimento científico
B) Conhecimento experimental
C) Conhecimento racional
D) Conhecimento fenomenológico
E) Conhecimento mítico.

Platão deixou um legado importante para as teorias do conhecimento e da formação política. Chauí (2012) ao explicar os grupos de conhecimento apontado por Platão (aponta dois grandes grupos: o conhecimento sensível e conhecimento inteligível) sendo que esses grupos aglutinam os conceitos de crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual.
Assinale a alternativa que, corretamente, diz respeito aos grupos e conceitos trabalhados por Platão.
A) Conhecimento sensível – abrange raciocínio e intuição intelectual; Conhecimento inteligível – abrange crença e a opinião.
B) Conhecimento sensível – abrange o raciocínio e a crença; Conhecimento inteligível – abrange teocentrismo e existencialismo.
C) Conhecimento sensível – abrange o teocentrismo e o existencialismo; Conhecimento inteligível – abrange raciocínio e intuição intelectual.
D) Conhecimento sensível – abrange a crença e a opinião; Conhecimento inteligível – abrange raciocínio e intuição intelectual.
E) Conhecimento sensível – abrange a crença e a fenomenologia; Conhecimento inteligível – abrange a ciência e a razão.

Agostinho defende que a função política deve direcionar seus esforços para favorecer aos cidadãos dessa pátria terrena condições para a prática do culto ao Deus verdadeiro. Segundo ele, onde Deus não está presente a paz torna-se impossível. Portanto, a ética agostiniana se fundamenta no amor de Deus. Ela encontra sua verdadeira razão de ser, na prática do preceito evangélico: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. Para Santo Agostinho, a fórmula básica para se estabelecer o governante ideal deve respeitar alguns preceitos como: não ter a idolatria do poder, buscar o bem comum acima do seu proveito pessoal, não ter o objetivo de dominar seus semelhantes, ter clareza das formas para concretizar uma sociedade fraterna e justa e lutar por conquistá-la com seus pares.
II. Considera que a política é uma atividade fundamental para que a paz e o bem se instaurem na sociedade, para assegurar a tranquilidade e a ordem na vida das pessoas. Agostinho aponta que a função política só será corretamente vivenciada quando pautada pelo interesse dos governantes em servir e prestar culto ao verdadeiro Deus.
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Sócrates representa um marco importante da história da filosofia. Enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento indagando o homem (antropos).
Sobre Sócrates, coloque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso:
( ) O método socrático compõe-se de duas partes: a ironia e a maiêutica.
( ) Sócrates, ao afirmar que só sabia que nada sabia, sinalizava a necessidade de adotar uma nova atitude diante do conhecimento e apontar um novo caminho para a sabedoria.
( ) A verdade não pode ser conhecida e o caminho para chegarmos lá é através das ilusões que os sentidos constroem.
A) F, V, F.
B) V, V, F.
C) F, F, F.
D) V, V, V.
E) V, F, F.

No século XIX, tivemos a consolidação do capitalismo e o desenvolvimento do pensamento liberal, momento no qual a Europa Ocidental se transformou rapidamente, sobretudo com as transformações geradas pela Primeira Revolução Industrial.
Considerando os seus conhecimentos sobre as bases do Liberalismo, analise as afirmativas a seguir:
I. Como princípio do Liberalismo europeu, ira se destacar a valorização e a defesa da propriedade privada.
II. O Liberalismo, pautado na liberdade de produção, de comércio e de contrato de trabalho, resultou num individualismo econômico e numa acirrada busca de lucro.
III. O Liberalismo econômico foi projetado como uma corrente de pensamento capaz de gerar ações para romper com a lógica da concentração de renda.
A) III.
B) I e II.
C) I e III.
D) II e III.
E) I.

Pensando a respeito da Atitude Filosófica, avalie as seguintes proposições:
Em relação as proposições, assinale a alternativa correta.
I. A Atitude Filosófica leva-nos ao questionamento e ao entendimento dos nossos limites em relação ao conhecimento e é uma forma de conhecer além daquilo que os olhos podem ver.
II. A Atitude Filosófica é racional e permite o empoderamento para as pessoas que percebem serem capazes de provar que as suas afirmacoes são verdades estabelecidas.
A) As proposições I e II são falsas.
B) As proposições I e II estão corretas, mas, não estão relacionadas.
C) As proposições I e II estão corretas e a II justifica a primeira.
D) A proposição I é falsa e a II está correta.
E) A proposição I está correta e a II é falsa.

O método cartesiano, elaborado por René Descartes, parte da premissa de que somente são verdadeiras as ideias claras e distintas, ou seja, ideias que sejam incontestavelmente certas. Este critério seria estabelecido pela razão.
Assinale a alternativa que apresenta o que é correto afirmar sobre o método cartesiano.
A) Nada pode ser aceito como verdade mesmo quando reconhecido como tal, por meio do método cartesiano. Descartes é, portanto, um relativista.
B) Descartes adverte para o cuidado de não pré-julgarmos as ideias como falsas ou verdadeiras. Devem ser submetidas às quatro etapas do método.
C) Descartes compreendeu que os problemas deveriam ser estudados sempre a partir do todo. Por isso seria dispensável a etapa considerada ‘análise’.
D) O método cartesiano considera os problemas de fácil resolução como sendo os mais verdadeiros. Por isso deveríamos começar pelas coisas mais simples.
E) O método cartesiano considerou que a natureza é absolutamente materialista. Com base nisso estabeleceu seu racionalismo e seu mecanicismo.

Um dos temas mais discutidos no começo da idade moderna foi a epistemologia. Surgiram algumas correntes com visões diferente sobre o conhecimento, dentre as quais uma que defendeu, em linhas gerais, que o conhecimento adquirido é em função das experiências pessoais de cada indivíduo. O aprendizado, nesses termos, ocorreria por meio de um processo fundamentado em experiências. Assinale a alternativa que apresenta a corrente filosófica à qual o texto se refere:
A) Ceticismo.
B) Criticismo.
C) Idealismo
D) Empirismo.
E) Racionalismo.

Na polis grega o discurso e a arte de argumentar tornaram-se recursos muito poderosos e, para ensinar a arte da oratória, os sofistas tiveram importante papel histórico.
Assinale a alternativa correta sobre as ideias defendidas pelos sofistas:
A) Afirmavam que o conhecimento tinha que ser transmitido de geração em geração sem cobranças por essa transmissão.
B) Ensinavam que a ideia de verdade absoluta não deveria reservar espaços para questionamentos.
C) A retórica sofista se concentrava mais na defesa da verdade do que na forma da apresentação dos argumentos.
D) Sustentavam que o debate era perda de tempo, pois com o recurso da oratória os argumentos deviam ser inquestionáveis.
E) Defendiam a ideia de que tudo é questionável e de que a verdade depende de como o indivíduo se coloca diante da sociedade.

Platão, dizia que existem limitações nos sentidos humanos e buscou ilustrar isso por meio do "Mito da Caverna", uma alegoria em que narra uma história de pessoas que estão aprisionadas desde o seu nascimento neste espaço de escuridão. Apenas conhecem o mundo exterior por meio da projeção de sombras na parede ao fundo para onde estão virados, proporcionada pela chama de uma fogueira que existe atrás deles e dos objetos.
Considerando o assunto descrito acima, avalie as afirmativas a seguir:
I. Platão entendia que os sentidos humanos possuem limitações em perceber verdadeiramente o mundo material (ou mundo sensível), considerava que este somente é percebido pela razão, pois estamos impregnados na interpretação da realidade por meio do mundo das ideias.
II. Segundo Platão, o mundo sensível é onde nos encontramos, ele é transitório e ilusório, mas aparentemente real; o mundo das ideias, é inteligível e alcançado por meio da lógica e da razão, ou seja, ele é a realidade verdadeira.
III. De acordo com Platão, o mundo das ideias é o local onde as pessoas se encontram e é considerado aparentemente real, já o mundo sensível é o inteligível que é alcançado por meio da lógica e da razão.
A) II.
B) III.
C) II e III.
D) I e II.
E) I e III.

Apesar de suas limitações, os mitos tiveram um papel importante na história, não por trazer histórias fantasiosas, o que poderia ser uma visão reducionista do seu papel em determinada cultura, mas por atribuir o sentido de "pertencimento". (CIZOTO, S e CARTONI, D. Ética, política e sociedade. Londrina: Educacional S.A., 2016. p. 14)
Analise as seguintes afirmações:
I. Os deuses da mitologia grega cumpriam o papel de reafirmar a existência dos mitos de maneira real e concreta. Isso se deve ao fato de não se basearem em histórias contadas e sim de sua existência real em determinado período da história humana. Hoje não temos mais a explicação mitológica pela inexistência da mitologia grega.
II. Nos primórdios, face aos fenômenos que lhes podiam parecer assustadores e desafiadores, os homens buscavam a construção de modelos de interpretação da realidade por meio de deuses e histórias sobrenaturais, como uma forma de apaziguar as aflições, oferecendo uma explicação que pudesse acomodar e tranquilizar.
III. Mito é uma instituição compreensiva da realidade em determinado contexto, também se pondera que é uma verdade instituída, ou seja, não possui uma verdade lógica ou expressa pela razão ou evidências, mas que ocorre espontaneamente como uma forma do homem se situar no mundo face a determinados fenômenos, sejam da natureza ou da vida em sociedade.
A) II e III, apenas.
B) I, II e III.
C) I, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I e III, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "Cresce então a necessidade por novas tecnologias, já que através delas é possível otimizar os lucros. É quando o modelo industrial sofre várias mudanças com aprimoramentos tecnológicos buscando sempre por novidades. (...) Muitos cientistas, técnicos e estudiosos passaram a se dedicar à elaboração de teorias e à construção de máquinas que reduzissem o tempo e os custos para a fabricação de produtos, culminando com o consumo em escalas cada vez maiores" (CIZOTO, S. A.; CARTONI, D. M. Ética, Política e Sociedade. Londrina: Educacional, 2016. p. 209).
Assinale a alternativa que apresenta o evento ao qual o texto se refere:
A) Iluminismo.
B) Revolução Industrial.
C) Revolução Gloriosa.
D) Revolução Burguesa.
E) Revolução Francesa.

O homem sempre buscou explicar a realidade que o cerca. "Nos primórdios, face aos fenômenos que lhes podiam parecer assustadores e desafiadores, os homens buscavam a construção de modelos de interpretação da realidade por meio de deuses e histórias sobrenaturais, como uma forma de apaziguar as aflições, oferecendo uma explicação que pudesse acomodar e tranquilizar". (CIZOTO, S. A.; CARTONI, D. M. Ética, Política e Sociedade. Londrina: Educacional, 2016. p.15).
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de conhecimento ao qual o texto se refere:
A) Conhecimento científico
B) Conhecimento experimental
C) Conhecimento racional
D) Conhecimento fenomenológico
E) Conhecimento mítico.

Platão deixou um legado importante para as teorias do conhecimento e da formação política. Chauí (2012) ao explicar os grupos de conhecimento apontado por Platão (aponta dois grandes grupos: o conhecimento sensível e conhecimento inteligível) sendo que esses grupos aglutinam os conceitos de crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual.
Assinale a alternativa que, corretamente, diz respeito aos grupos e conceitos trabalhados por Platão.
A) Conhecimento sensível – abrange raciocínio e intuição intelectual; Conhecimento inteligível – abrange crença e a opinião.
B) Conhecimento sensível – abrange o raciocínio e a crença; Conhecimento inteligível – abrange teocentrismo e existencialismo.
C) Conhecimento sensível – abrange o teocentrismo e o existencialismo; Conhecimento inteligível – abrange raciocínio e intuição intelectual.
D) Conhecimento sensível – abrange a crença e a opinião; Conhecimento inteligível – abrange raciocínio e intuição intelectual.
E) Conhecimento sensível – abrange a crença e a fenomenologia; Conhecimento inteligível – abrange a ciência e a razão.

Agostinho defende que a função política deve direcionar seus esforços para favorecer aos cidadãos dessa pátria terrena condições para a prática do culto ao Deus verdadeiro. Segundo ele, onde Deus não está presente a paz torna-se impossível. Portanto, a ética agostiniana se fundamenta no amor de Deus. Ela encontra sua verdadeira razão de ser, na prática do preceito evangélico: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. Para Santo Agostinho, a fórmula básica para se estabelecer o governante ideal deve respeitar alguns preceitos como: não ter a idolatria do poder, buscar o bem comum acima do seu proveito pessoal, não ter o objetivo de dominar seus semelhantes, ter clareza das formas para concretizar uma sociedade fraterna e justa e lutar por conquistá-la com seus pares.
II. Considera que a política é uma atividade fundamental para que a paz e o bem se instaurem na sociedade, para assegurar a tranquilidade e a ordem na vida das pessoas. Agostinho aponta que a função política só será corretamente vivenciada quando pautada pelo interesse dos governantes em servir e prestar culto ao verdadeiro Deus.
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Sócrates representa um marco importante da história da filosofia. Enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento indagando o homem (antropos).
Sobre Sócrates, coloque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso:
( ) O método socrático compõe-se de duas partes: a ironia e a maiêutica.
( ) Sócrates, ao afirmar que só sabia que nada sabia, sinalizava a necessidade de adotar uma nova atitude diante do conhecimento e apontar um novo caminho para a sabedoria.
( ) A verdade não pode ser conhecida e o caminho para chegarmos lá é através das ilusões que os sentidos constroem.
A) F, V, F.
B) V, V, F.
C) F, F, F.
D) V, V, V.
E) V, F, F.

No século XIX, tivemos a consolidação do capitalismo e o desenvolvimento do pensamento liberal, momento no qual a Europa Ocidental se transformou rapidamente, sobretudo com as transformações geradas pela Primeira Revolução Industrial.
Considerando os seus conhecimentos sobre as bases do Liberalismo, analise as afirmativas a seguir:
I. Como princípio do Liberalismo europeu, ira se destacar a valorização e a defesa da propriedade privada.
II. O Liberalismo, pautado na liberdade de produção, de comércio e de contrato de trabalho, resultou num individualismo econômico e numa acirrada busca de lucro.
III. O Liberalismo econômico foi projetado como uma corrente de pensamento capaz de gerar ações para romper com a lógica da concentração de renda.
A) III.
B) I e II.
C) I e III.
D) II e III.
E) I.

Pensando a respeito da Atitude Filosófica, avalie as seguintes proposições:
Em relação as proposições, assinale a alternativa correta.
I. A Atitude Filosófica leva-nos ao questionamento e ao entendimento dos nossos limites em relação ao conhecimento e é uma forma de conhecer além daquilo que os olhos podem ver.
II. A Atitude Filosófica é racional e permite o empoderamento para as pessoas que percebem serem capazes de provar que as suas afirmacoes são verdades estabelecidas.
A) As proposições I e II são falsas.
B) As proposições I e II estão corretas, mas, não estão relacionadas.
C) As proposições I e II estão corretas e a II justifica a primeira.
D) A proposição I é falsa e a II está correta.
E) A proposição I está correta e a II é falsa.

O método cartesiano, elaborado por René Descartes, parte da premissa de que somente são verdadeiras as ideias claras e distintas, ou seja, ideias que sejam incontestavelmente certas. Este critério seria estabelecido pela razão.
Assinale a alternativa que apresenta o que é correto afirmar sobre o método cartesiano.
A) Nada pode ser aceito como verdade mesmo quando reconhecido como tal, por meio do método cartesiano. Descartes é, portanto, um relativista.
B) Descartes adverte para o cuidado de não pré-julgarmos as ideias como falsas ou verdadeiras. Devem ser submetidas às quatro etapas do método.
C) Descartes compreendeu que os problemas deveriam ser estudados sempre a partir do todo. Por isso seria dispensável a etapa considerada ‘análise’.
D) O método cartesiano considera os problemas de fácil resolução como sendo os mais verdadeiros. Por isso deveríamos começar pelas coisas mais simples.
E) O método cartesiano considerou que a natureza é absolutamente materialista. Com base nisso estabeleceu seu racionalismo e seu mecanicismo.

Um dos temas mais discutidos no começo da idade moderna foi a epistemologia. Surgiram algumas correntes com visões diferente sobre o conhecimento, dentre as quais uma que defendeu, em linhas gerais, que o conhecimento adquirido é em função das experiências pessoais de cada indivíduo. O aprendizado, nesses termos, ocorreria por meio de um processo fundamentado em experiências. Assinale a alternativa que apresenta a corrente filosófica à qual o texto se refere:
A) Ceticismo.
B) Criticismo.
C) Idealismo
D) Empirismo.
E) Racionalismo.

Na polis grega o discurso e a arte de argumentar tornaram-se recursos muito poderosos e, para ensinar a arte da oratória, os sofistas tiveram importante papel histórico.
Assinale a alternativa correta sobre as ideias defendidas pelos sofistas:
A) Afirmavam que o conhecimento tinha que ser transmitido de geração em geração sem cobranças por essa transmissão.
B) Ensinavam que a ideia de verdade absoluta não deveria reservar espaços para questionamentos.
C) A retórica sofista se concentrava mais na defesa da verdade do que na forma da apresentação dos argumentos.
D) Sustentavam que o debate era perda de tempo, pois com o recurso da oratória os argumentos deviam ser inquestionáveis.
E) Defendiam a ideia de que tudo é questionável e de que a verdade depende de como o indivíduo se coloca diante da sociedade.

Platão, dizia que existem limitações nos sentidos humanos e buscou ilustrar isso por meio do "Mito da Caverna", uma alegoria em que narra uma história de pessoas que estão aprisionadas desde o seu nascimento neste espaço de escuridão. Apenas conhecem o mundo exterior por meio da projeção de sombras na parede ao fundo para onde estão virados, proporcionada pela chama de uma fogueira que existe atrás deles e dos objetos.
Considerando o assunto descrito acima, avalie as afirmativas a seguir:
I. Platão entendia que os sentidos humanos possuem limitações em perceber verdadeiramente o mundo material (ou mundo sensível), considerava que este somente é percebido pela razão, pois estamos impregnados na interpretação da realidade por meio do mundo das ideias.
II. Segundo Platão, o mundo sensível é onde nos encontramos, ele é transitório e ilusório, mas aparentemente real; o mundo das ideias, é inteligível e alcançado por meio da lógica e da razão, ou seja, ele é a realidade verdadeira.
III. De acordo com Platão, o mundo das ideias é o local onde as pessoas se encontram e é considerado aparentemente real, já o mundo sensível é o inteligível que é alcançado por meio da lógica e da razão.
A) II.
B) III.
C) II e III.
D) I e II.
E) I e III.

Apesar de suas limitações, os mitos tiveram um papel importante na história, não por trazer histórias fantasiosas, o que poderia ser uma visão reducionista do seu papel em determinada cultura, mas por atribuir o sentido de "pertencimento". (CIZOTO, S e CARTONI, D. Ética, política e sociedade. Londrina: Educacional S.A., 2016. p. 14)
Analise as seguintes afirmações:
I. Os deuses da mitologia grega cumpriam o papel de reafirmar a existência dos mitos de maneira real e concreta. Isso se deve ao fato de não se basearem em histórias contadas e sim de sua existência real em determinado período da história humana. Hoje não temos mais a explicação mitológica pela inexistência da mitologia grega.
II. Nos primórdios, face aos fenômenos que lhes podiam parecer assustadores e desafiadores, os homens buscavam a construção de modelos de interpretação da realidade por meio de deuses e histórias sobrenaturais, como uma forma de apaziguar as aflições, oferecendo uma explicação que pudesse acomodar e tranquilizar.
III. Mito é uma instituição compreensiva da realidade em determinado contexto, também se pondera que é uma verdade instituída, ou seja, não possui uma verdade lógica ou expressa pela razão ou evidências, mas que ocorre espontaneamente como uma forma do homem se situar no mundo face a determinados fenômenos, sejam da natureza ou da vida em sociedade.
A) II e III, apenas.
B) I, II e III.
C) I, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I e III, apenas.

Prévia do material em texto

04/12/2022 10:56 chrome://newtab
chrome://newtab 1/8
Gabarito
×
Questão 1
Leia o trecho a seguir:
"Cresce então a necessidade por novas tecnologias, já que através delas é possível otimizar os lucros. É
quando o modelo industrial sofre várias mudanças com aprimoramentos tecnológicos buscando sempre
por novidades. (...) Muitos cientistas, técnicos e estudiosos passaram a se dedicar à elaboração de teorias
e à construção de máquinas que reduzissem o tempo e os custos para a fabricação de produtos,
culminando com o consumo em escalas cada vez maiores" (CIZOTO, S. A.; CARTONI, D. M. Ética,
Política e Sociedade. Londrina: Educacional, 2016. p. 209).
Assinale a alternativa que apresenta o evento ao qual o texto se refere:
A)
Revolução Industrial.<------CORRETA
B)
Revolução Gloriosa.
C)
Revolução Burguesa.
D)
Revolução Francesa.
E)
Iluminismo.
Questão 2
O homem sempre buscou explicar a realidade que o cerca. "Nos primórdios, face aos fenômenos que
lhes podiam parecer assustadores e desafiadores, os homens buscavam a construção de modelos de
interpretação da realidade por meio de deuses e histórias sobrenaturais, como uma forma de apaziguar as
aflições, oferecendo uma explicação que pudesse acomodar e tranquilizar". (CIZOTO, S. A.; CARTONI,
D. M. Ética, Política e Sociedade. Londrina: Educacional, 2016. p.15). 
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de conhecimento ao qual o texto se refere:
A)
Conhecimento científico
B)
Conhecimento experimental
C)
04/12/2022 10:56 chrome://newtab
chrome://newtab 2/8
Conhecimento racional 
D)
Conhecimento fenomenológico
E)
Conhecimento mítico.<------CORRETA
Questão 3
Platão deixou um legado importante para as teorias do conhecimento e da formação política. Chauí
(2012) ao explicar os grupos de conhecimento apontado por Platão (aponta dois grandes grupos: o
conhecimento sensível e conhecimento inteligível) sendo que esses grupos aglutinam os conceitos de
crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual. 
Assinale a alternativa que, corretamente, diz respeito aos grupos e conceitos trabalhados por
Platão. 
A)
Conhecimento sensível – abrange raciocínio e intuição intelectual; Conhecimento inteligível – abrange
crença e a opinião.
B)
Conhecimento sensível – abrange o raciocínio e a crença; Conhecimento inteligível – abrange
teocentrismo e existencialismo 
C)
Conhecimento sensível – abrange o teocentrismo e o existencialismo; Conhecimento inteligível –
abrange raciocínio e intuição intelectual.
D)
Conhecimento sensível – abrange a crença e a opinião; Conhecimento inteligível – abrange raciocínio e
intuição intelectual.<------CORRETA 
E)
Conhecimento sensível – abrange a crença e a fenomenologia; Conhecimento inteligível – abrange a
ciência e a razão.
Questão 4
Agostinho defende que a função política deve direcionar seus esforços para favorecer aos cidadãos dessa
pátria terrena condições para a prática do culto ao Deus verdadeiro. Segundo ele, onde Deus não está
presente a paz torna-se impossível. Portanto, a ética agostiniana se fundamenta no amor de Deus. Ela
encontra sua verdadeira razão de ser, na prática do preceito evangélico: "Amar a Deus sobre todas as
coisas e ao próximo como a si mesmo". 
Inseridos neste contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Para Santo Agostinho, a fórmula básica para se estabelecer o governante ideal deve respeitar alguns
preceitos como: não ter a idolatria do poder, buscar o bem comum acima do seu proveito pessoal, não
ter o objetivo de dominar seus semelhantes, ter clareza das formas para concretizar uma sociedade
fraterna e justa e lutar por conquistá-la com seus pares.
04/12/2022 10:56 chrome://newtab
chrome://newtab 3/8
PORQUE
II. Considera que a política é uma atividade fundamental para que a paz e o bem se instaurem na
sociedade, para assegurar a tranquilidade e a ordem na vida das pessoas. Agostinho aponta que a função
política só será corretamente vivenciada quando pautada pelo interesse dos governantes em servir e
prestar culto ao verdadeiro Deus.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.<------CORRETA
B)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E)
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5
Sócrates representa um marco importante da história da filosofia. Enquanto a filosofia pré-socrática se
preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento indagando o
homem (antropos).
Sobre Sócrates, coloque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso:
( ) O método socrático compõe-se de duas partes: a ironia e a maiêutica.
( ) Sócrates, ao afirmar que só sabia que nada sabia, sinalizava a necessidade de adotar uma nova
atitude diante do conhecimento e apontar um novo caminho para a sabedoria.
( ) A verdade não pode ser conhecida e o caminho para chegarmos lá é através das ilusões que os
sentidos constroem,
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A)
F, V, F.
B)
V, V, F.<------CORRETA
C)
F, F, F.
D)
04/12/2022 10:56 chrome://newtab
chrome://newtab 4/8
V, V, V.
E)
V, F, F.
Questão 6
No século XIX, tivemos a consolidação do capitalismo e o desenvolvimento do pensamento liberal,
momento no qual a Europa Ocidental se transformou rapidamente, sobretudo com as transformações
geradas pela Primeira Revolução Industrial.
Considerando os seus conhecimentos sobre as bases do Liberalismo, analise as afirmativas a
seguir:
I. Como princípio do Liberalismo europeu, ira se destacar a valorização e a defesa da propriedade
privada.
II. O Liberalismo, pautado na liberdade de produção, de comércio e de contrato de trabalho, resultou
num individualismo econômico e numa acirrada busca de lucro.
III. O Liberalismo econômico foi projetado como uma corrente de pensamento capaz de gerar ações
para romper com a lógica da concentração de renda.
É correto apenas o que se afirmar em:
A)
III.
B)
I e II.<------CORRETA
C)
I e III.
D)
II e III.
E)
I.
Questão 7
Pensando a respeito da Atitude Filosófica, avalie as seguintes proposições:
I. A Atitude Filosófica leva-nos ao questionamento e ao entendimento dos nossos limites em relação ao
conhecimento e é uma forma de conhecer além daquilo que os olhos podem ver.
PORQUE
II. A Atitude Filosófica é racional e permite o empoderamento para as pessoas que percebem serem
capazes de provar que as suas afirmações são verdades estabelecidas.
Em relação as proposições, assinale a alternativa correta.
04/12/2022 10:56 chrome://newtab
chrome://newtab 5/8
A)
As proposições I e II são falsas. 
B)
As proposições I e II estão corretas, mas, não estão relacionadas.
C)
As proposições I e II estão corretas e a II justifica a primeira.
D)
A proposição I é falsa e a II está correta.
E)
A proposição I está correta e a II é falsa.<------CORRETA
Questão 8
O método cartesiano, elaborado por René Descartes, parte da premissa de que somente são verdadeiras
as ideias claras e distintas, ou seja, ideias que sejam incontestavelmente certas. Este critério seria
estabelecido pela razão.
Assinale a alternativa que apresenta o que é correto afirmar sobre o método cartesiano.
A)
Nada pode ser aceito como verdade mesmo quando reconhecido como tal, por meio do método
cartesiano. Descartes é, portanto, um relativista.
B)
O método cartesiano considerou que a natureza é absolutamente materialista. Com base nisso
estabeleceu seu racionalismo e seu mecanicismo.
C)
Descartes compreendeu que os problemas deveriam ser estudados sempre a partir do todo. Por isso seria
dispensável a etapa considerada ‘análise’.
D)
Descartes adverte para o cuidado de não pré-julgarmos as ideias como falsas ou verdadeiras. Devem ser
submetidas às quatroetapas do método<------CORRETA.
E)
O método cartesiano considera os problemas de fácil resolução como sendo os mais verdadeiros. Por
isso deveríamos começar pelas coisas mais simples.
Questão 9
Um dos temas mais discutidos no começo da idade moderna foi a epistemologia. Surgiram algumas
correntes com visões diferente sobre o conhecimento, dentre as quais uma que defendeu, em linhas
gerais, que o conhecimento adquirido é em função das experiências pessoais de cada indivíduo. O
aprendizado, nesses termos, ocorreria por meio de um processo fundamentado em experiências.
04/12/2022 10:56 chrome://newtab
chrome://newtab 6/8
Assinale a alternativa que apresenta a corrente filosófica à qual o texto se refere:
A)
Idealismo
B)
Criticismo.
C)
Ceticismo.
D)
Empirismo.<------CORRETA
E)
Racionalismo.
Questão 10
Na polis grega o discurso e a arte de argumentar tornaram-se recursos muito poderosos e, para ensinar a
arte da oratória, os sofistas tiveram importante papel histórico. 
Assinale a alternativa correta sobre as ideias defendidas pelos sofistas:
A)
Defendiam a ideia de que tudo é questionável e de que a verdade depende de como o indivíduo se
coloca diante da sociedade.<------CORRETA
B)
Afirmavam que o conhecimento tinha que ser transmitido de geração em geração sem cobranças por
essa transmissão.
C)
A retórica sofista se concentrava mais na defesa da verdade do que na forma da apresentação dos
argumentos.
D)
Ensinavam que a ideia de verdade absoluta não deveria reservar espaços para questionamentos.
E)
Sustentavam que o debate era perda de tempo, pois com o recurso da oratória os argumentos deviam ser
inquestionáveis.
Questão 11
Platão, dizia que existem limitações nos sentidos humanos e buscou ilustrar isso por meio do "Mito da
Caverna", uma alegoria em que narra uma história de pessoas que estão aprisionadas desde o seu
nascimento neste espaço de escuridão. Apenas conhecem o mundo exterior por meio da projeção de
04/12/2022 10:56 chrome://newtab
chrome://newtab 7/8
sombras na parede ao fundo para onde estão virados, proporcionada pela chama de uma fogueira que
existe atrás deles e dos objetos.
Considerando o assunto descrito acima, avalie as afirmativas a seguir:
I. Platão entendia que os sentidos humanos possuem limitações em perceber verdadeiramente o mundo
material (ou mundo sensível), considerava que este somente é percebido pela razão, pois estamos
impregnados na interpretação da realidade por meio do mundo das ideias.
II. Segundo Platão, o mundo sensível é onde nos encontramos, ele é transitório e ilusório, mas
aparentemente real; o mundo das ideias, é inteligível e alcançado por meio da lógica e da razão, ou seja,
ele é a realidade verdadeira.
III. De acordo com Platão, o mundo das ideias é o local onde as pessoas se encontram e é considerado
aparentemente real, já o mundo sensível é o inteligível que é alcançado por meio da lógica e da razão.
É correto o que se afirmar apenas em:
A)
II.
B)
III.
C)
II e III.
D)
I e II.<------CORRETA
E)
I e III.
Questão 12
"Apesar de suas limitações, os mitos tiveram um papel importante na história, não por trazer histórias
fantasiosas, o que poderia ser uma visão reducionista do seu papel em determinada cultura, mas por
atribuir o sentido de "pertencimento". (CIZOTO, S e CARTONI, D. Ética, política e sociedade.
Londrina: Educacional S.A., 2016. p. 14)
Analise as seguintes afirmações:
I. Os deuses da mitologia grega cumpriam o papel de reafirmar a existência dos mitos de maneira real e
concreta. Isso se deve ao fato de não se basearem em histórias contadas e sim de sua existência real em
determinado período da história humana. Hoje não temos mais a explicação mitológica pela inexistência
da mitologia grega.
II. Nos primórdios, face aos fenômenos que lhes podiam parecer assustadores e desafiadores, os homens
buscavam a construção de modelos de interpretação da realidade por meio de deuses e histórias
sobrenaturais, como uma forma de apaziguar as aflições, oferecendo uma explicação que pudesse
acomodar e tranquilizar.
III. Mito é uma instituição compreensiva da realidade em determinado contexto, também se pondera que
é uma verdade instituída, ou seja, não possui uma verdade lógica ou expressa pela razão ou evidências,
04/12/2022 10:56 chrome://newtab
chrome://newtab 8/8
mas que ocorre espontaneamente como uma forma do homem se situar no mundo face a determinados
fenômenos, sejam da natureza ou da vida em sociedade.
Está correto o que se afirma em:
A)
II e III, apenas.<------CORRETA
B)
I, II e III.
C)
I, apenas.
D)
I e II, apenas.
E)
I e III, apenas.
Fechar

Mais conteúdos dessa disciplina