Buscar

Exercício de fixação INTERVENÇÃO DE GRANDES ANIMAIS

Prévia do material em texto

Exercício de fixação INTERVENÇÃO DE GRANDES ANIMAIS
1- Como diferenciar luxação de entorse em grandes animais quanto a clínica e exames complementares? Quais as complicações encontradas nesses dois casos?
Luxação: Quando o osso desloca da articulação por algum impacto forte. Sofrendo fraqueza ou pode lacerar os ligamentos e tendões de estabilização das articulações 
Entorse: Quando ocorre um alongamento exagerado dos ligamentos. Sofrendo rupturas
Diagnostico: Nos dois casos podem ser utilizado o Raio X.
2- Um equino chegou para atendimento no Hospital veterinário e apresentava relutância para andar com rigidez muscular. Em seu histórico relatava que havia realizado uma cavalgada de 16horas no dia anterior. O animal era apenas usado para lazer e o proprietário relatou quem não andava com o animal há 2 meses. Qual o provável diagnóstico? Quais exames vc pediria para complementar seu diagnóstico? quais alterações poderiam apresentar nos exames?
O provável diagnostico que daria seria rabdomiólise.
Exames: Hemograma completo, urinálise.
Alterações que poderia apresentar, são, no exame de urina é alteração na cor, elevação das enzimas musculares, uma lesão renal. os processos que dão suporte ao funcionamento normal dos músculos esqueléticos são interrompidos, de modo que os miócitos se rompem e liberam parte do seu conteúdo na corrente sanguínea, incluindo creatina quinase (CK), uma proteína que aumenta quando o músculo é lesionado, Mioglobina, uma proteína contendo ferro que transporta e armazena oxigênio nos miócitos, Eletrólitos.
3- Um equino após o tratamento com medicamentos para dor na região da lombar, foi indicado o uso de terapias complementares como acupuntura e bandagens terapêuticas. Qual a importância dessas técnicas? Vc associaria mais alguma técnica complementar a esse animal para alivio da dor? justifique.
 Bandagens são: Auxiliar o desempenho correto muscular, reduzir dores crônicas ou agudas trata-las, diminuir as fadigas musculares, corrigir lesões dos tendões, ligamentos e articulações , e ajudando a reabilitação de desvios angulares.
 Acupuntura: Trata de processos inflamatórios, reduze dores da intensa rotina de treinos, auxiliando o relaxamento muscular e mental do animal, aumentando a imunidade do mesmo, prevenindo lesões e promovendo uma recuperação mais rápidos após os exercícios intensos. 
 Como técnica complementar associo o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como forma de combate a dor e a inflamação pois possuem efeitos analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios.
4- Um equino, 3 anos de idade, após uma queda apresentou uma fratura exposta de tíbia e fíbula com sangramento após rompimento de vaso.  Animal estava com temperatura 40C, taquipneia, taquicardia e mucosa hipocorada. Qual é a sua conduta (sequência do atendimento) em relação a esse caso?
 Necessita a reversão do quadro e estabilização do paciente antes do encaminhamento
 Após a execução das medidas de estabilização do paciente, manejo das feridas e, se possível, avaliação radiográfica, realiza-se a imobilização externa da fratura de acordo com o local do membro onde esta se encontra, para melhor neutralização das forças atuantes. A imobilização de fraturas do esqueleto apendicular consiste basicamente no emprego de uma bandagem de Robert-Jones, sobreposta por uma ou mais talas posicionada(s) no(s) aspecto(s) dorsal, lateral, medial ou caudal/palmar/plantar.
 A hemorragia ativa pode ser controlada pela aplicação de pressão direta sobre a ferida,
pinçamento dos vasos, aplicação de garrote proximal à lesão ou cobertura da lesão com um curativo limpo e realização de uma bandagem compressiva O exame físico deve ser o mais completo possível, e os parâmetros fundamentais a serem analisados incluem
a atitude do paciente, a frequência cardíaca, a frequência respiratória, a coloração das mucosas, o tempo de preenchimento capilar (TPC), a estimativa de perda de sangue e outros fluido
5- Em relação a emergências neonatais, como proceder em caso de septicemia em neonato?
O tratamento inclui antibióticos e tratamentos de suporte, como hidratação intravenosa, transfusões de sangue e plasma, assistência com a respiração (às vezes por meio de um ventilador mecânico) e medicamentos para dar assistência à pressão arterial.
6- Um potro de 1 ano de idade chegou ao hospital com histórico de picada de cobra. O animal apresentava com intensa sudorese, hipotermia, mucosas pálidas, TPC aumentado, FC e FR aumentada. Sua urina estava com coloração castanha. No local da picada apresentava-se sangramento, edema. Como proceder neste caso de acidente ofídico? Quais exames complementares?
No caso além do soro antiofídico, realiza-se fluidoterapia para recuperação da função renal, uma vez que a principal complicação é a insuficiência renal aguda. Se necessário, pode-se fazer o uso de diuréticos, de analgésicos, de anti-inflamatórios e de anti-histamínicos. Recomenda-se também antibioticoterapia. Em casos de hemorragia intensa é indicada a transfusão de plasma fresco. Para o tratamento da insuficiência respiratória aguda pode-se utilizar neostigmina.
7- Numa emergência, um equino apresentava-se agitado, com presença de alimentos e saliva nas vias nasais, com disfagia e sialorreia. A mucosa estava hipocorada, com TPC normal, FC aumentada e dispnéia. Quais são as intervenções necessárias? Exames complementares?
Exames complementares são, raio x, endoscopia, para saber onde se encontra o corpo estranho, assim que achado, é feito primeira tentativa de retirada manual, e depois uma cirurgia para retirada de qualquer resíduo que possa ter ficado.
8- Como avaliar de uma forma objetiva e  direta os 12 pares de nervos cranianos em um equino? Qual a importância dessa avaliação em relação as enfermidades do sistema nervoso?
Existem diversas maneiras de se avaliar os nervos cranianos. Uma delas é
por meio da avaliação da função de cada um dos pares individualmente, iniciando-se pelo primeiro e finalizando-se no 12º.
9- Em caso de polioencefalomalácia em bovinos, quais são as causas dessa patologia? Qual o tratamento adequado para essa patologia?
Deficiência de tinamina, intoxicação enxofre e chumbo, menigoencefalite por herpesvírus bovino tipo 5 (BoHV-5), intoxicação por sal associada a privação de água, intoxicação por plantas que produzem tiaminases, amprólio e "uva do Japão". tratamento para essas patologias seria intramuscular ou endovenosa com tiamida e dexametasona
10- Um neonato bovino nasceu com alteração de deformidade flexural nos dois mesmos torácicos, apoiando-se nos boletos. Qual o tratamento para estes casos?
Tratamento clinico e fisioterapia com extensão manual dos tendões durante o exercício, em alguns animais a resposta não é favorável, ou ainda nos casos severos é indicado procedimento cirúrgico, tenotomia parcial ou total. Muitas vezes o resultado da cirurgia é decepcionante.
11- Qual a aplicabilidade da acupuntura? cite uma possibilidade de uso para técnica.
 A acupuntura tem como objetivo a estimulação por agulhamento em cada ponto específico com o intuito de promover a homeostase, a fim de atingir um efeito terapêutico.
Está técnica pode ser usa em afecções com lombalgia por exemplo.
12- Qual a aplicabilidade da ozonioterapia? em que situação diagnóstica vc usaria?
O gás ozônio é borbulhado na água, que é usada externamente para lavar feridas, queimaduras e infecções de pele com cicatrização lenta. Em lavagem de feridas grandes e abertas em campos, lavagem em cirurgias, auxilia na cicatrização, Dores articulares causadas por doenças inflamatórias crônicas, hérnia de disco

Continue navegando