Buscar

Linguistica Aplicada - Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE: UNINASSAU
CURSO: LETRAS INGLÊS
DISCIPLINA: LINGUISTICA APLICADA AO ENSINO DO INGLÊS
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: KELLY CRISTINE MARTINS DOS SANTOS
NOME DO TUTOR: GABRIEL GOMES DE MELO
NOME DO ALUNO: ANANDA SILVA SANTANA
É através de uma conjunção de estímulos que possibilitam o processamento de cada informação recebida que o cérebro irá assimilar tudo referente a aprendizagem. O cérebro é dividido em 2 hemisférios; direito e esquerdo, sendo o esquerdo o encarregado de memorizar a língua materna, pronúncia da fala e percepção da linguagem escrita e verbal, no entanto, quando falamos de aprendizagem de um novo idioma, ele não restringe apenas a um lado do cérebro, o que sucede é uma transferência de conhecimento entre ambos hemisférios e o motivo disso é porque é necessário que haja um estímulo das diversas áreas do cérebro para que possamos alcançar as variadas informações que consistem uma nova língua. Sendo assim, habituar o cérebro a um novo idioma por meio de exercícios que permitam a imersão a língua de diferentes estilos capacitando o conhecimento linguístico de forma adaptada.
Por conseguinte, podemos compreender que quanto mais cedo alguém é submetida a LE, mais cedo ela terá cognição para facilitar na missão de aprendizagem de um novo idioma. Estudos imersivos com relação a idade ideal para aprender uma LE costumam apontar que é mais conveniente aprender uma segunda língua desde muito cedo, entretanto, tais estudos também destacam que o incentivo para aprender depois de uma determinada idade é importante igualmente, a criança terá facilidade para aprender e se adaptar a uma L2, já o adulto pode usar o conhecimento já adquirido ao longo da vida para aferir as novas informações levando a conclusão de que a experiência da idade também auxilia e favorece na aquisição de habilidades para a cognição.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara -SP AQUISIÇÃO/APRENDIZAGEM DE LE. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/86763/falasca_p_me_arafcl.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2022.
MELLO, A.; DE, J.; ZIMMER, M. Memória e aprendizagem de L2. Revista Educação e Linguagens, p. 83–95, 2015.
‌Nosso cérebro muda nos primeiros meses em que aprendemos uma nova língua. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2021/03/nosso-cerebro-muda-nos-primeiros-meses-em-que-aprendemos-uma-nova-lingua.html>. Acesso em: 25 nov. 2022.
Não consegue aprender? Veja como seu cérebro funciona - Planejativo. Disponível em: <https://planejativo.com/nao-consegue-aprender-veja-como-seu-cerebro-funciona/#:~:text=O%20c%C3%A9rebro%20aprende%20a%20partir%20da%20combina%C3%A7%C3%A3o%20de%20est%C3%ADmulos&text=%C3%89%20o%20lado%20respons%C3%A1vel%20por,arte%2C%20dan%C3%A7a%2C%20da%20coletividade.>. Acesso em: 26 nov. 2022.
Qual é a melhor idade para se aprender um novo idioma? - BBC News Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-53431193>. Acesso em: 26 nov. 2022.
Inglês para crianças: conheça as vantagens para seu filho! Disponível em: <https://novosalunos.com.br/ingles-para-criancas-existe-uma-idade-certa-para-comecar/#:~:text=Um%20levantamento%20realizado%20pelo%20Massachusetts,aos%2010%20anos%20de%20idade.>. Acesso em: 29 nov. 2022.
‌

Continue navegando