Buscar

Implantação de Endomarketing em Empresas

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida - UVA 
Curso superior de Tecnologia em Marketing 
Endomarketing 
Aluna: Juliane de Almeida jacques 
Rio de Janeiro, RJ / 2022
Implantação do programa de endomarketing
Introdução:
Endomarketing é uma estratégia voltada para as ações internas feitas dentro da empresa. O objetivo é melhorar a imagem e a qualidade da empresa para com o colaborador, com a finalidade de criar equipes mais motivadas e engajadas. 
Muitas empresas confundem o endomarketing com comunicação interna, apesar de serem próximos, cada um tem seu valor e um não substitui o outro. 
Desenvolvimento: 
Para conseguir fazer um programa que tenha um bom retorno, é importante se atentar a alguns passos, se não, o resultado pode ser negativo para a empresa.
O levantamento de informações, que tem por objetivo buscas dos problemas da empresa, entender o clima organizacional, os fatores motivacionais e a cultura da empresa. Com a pesquisa concluída, podemos perceber oportunidades de melhoria para que se concretizem será necessário promover um processo de mudança.
É natural que os colaboradores estranhem a mudança, ou se tornem um pouco mais resistentes, e é por isso que a segunda etapa consiste em preparar a equipe para este processo, alinhando os ambientes, orientando os colaboradores, e os preparando para estabelecer uma nova atitude no ambiente de trabalho.
Após isso, iniciamos a integração, onde vamos estimular que os colaboradores pratiquem as atividades, compartilhem seus sentimentos, pois quanto mais próximo os colaboradores estiverem, mais envolvidos na missão e nos valores, mais rápido eles irão entender pelo que estão trabalhando. 
Na etapa de construção, estabelecer um processo contínuo de gerenciamento do clima organizacional, da orientação das pessoas, do público interno em relação ao foco da empresa e de sua imagem no mercado de trabalho e com isso chegamos a última etapa a superação. Nesta etapa, a empresa já tem percepção de novos horizontes, antes não imaginados ou inatingíveis. É a etapa de fortalecimento do que foi conquistado por meio das mudanças ocorridas, traçando novos objetivos a serem alcançados.
Analisando a função do gestor:
O gestor além de informar, tem também o papel de ouvir e identificar necessidades dos seus colaboradores, evitando que as informações se percam.
É preciso ter uma visão ampla, saber diferenciar as informações de acordo com os interesses organizacionais, cuidar para não promover ações que geram desmotivação na equipe, ser um referencial. Seu papel como apoio na comunicação interna é estratégico e o sucesso dependerá das competências e habilidades em conquistar, manter e fidelizar seus colaboradores, bem como envolver todos nos processos de mudança. 
Conclusão: 
Após o estudo de todas as unidades da matéria, este foi meu entendimento sobre como desenvolver um plano de implantação de endomarketing. 
Referências: 
https://www.xerpa.com.br/blog/o-que-e-e-como-implementar-endomarketing/
https://administradores.com.br/artigos/as-etapas-do-processo-de-gestao-de-endomarketing
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/endomarketing/38982

Continue navegando