Buscar

Caso Concreto 11

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 11 – RECURSOS, EXECUÇÃO E PROCESSO OLETIVO DO TRABALHO
Questão Discursiva: Marcio Antonio ingressou com ação trabalhista em face de sua ex empregadora postulando o pagamento de horas extras e reflexos legais. No dia da audiência, as partes lograram êxito na conciliação e firmaram termo no valor de R$ 15.000,00 que seria pago em duas parcelas de R$ 7.500,00, no dia 05 do mês de agosto e no dia 05 do mês de setembro do corrente ano. Em caso de inadimplência foi estabelecida multa de 50%. No dia 05 de agosto, injustificadamente, a ré não efetuou o pagamento, sendo lavrado nos autos o descumprimento do acordo judicial. Pergunta-se: Marcio Antonio está inconformado e deseja saber qual o procedimento cabível nesta situação concreta. Sua esposa Marília disse que ele precisará aguardar a designação de outra audiência, pois como não houve pagamento, o acordo perdeu o objeto. Já seu amigo Arnaldo disse que não é possível que seja este o procedimento. Pergunta-se: Analisando a situação concreta, esclareça, qual o procedimento correto que deverá ser adotado, tendo em vista o descumprimento do termo de acordo, devidamente homologado pelo Magistrado? Fundamente.
Resposta: Caberá a Marcio informar nos autos o descumprimento do acordo e requerer a execução imediata do valor devido, acrescido de multa, na forma do art. 878, da CLT.
Questão Objetiva: (FCC 2018) Considere as afirmações abaixo com base na jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho.
I. Compete à Justiça do Trabalho a execução, de ofício, da contribuição referente ao Seguro de Acidente de Trabalho (SAT), que tem natureza de contribuição para a seguridade social, pois se destina ao financiamento de benefícios relativos à incapacidade do empregado decorrente de infortúnio no trabalho.
II. Havendo a parte executada interposto agravo de petição, é cabível mandado de segurança na hipótese de prosseguimento da execução, ainda que relativo a matéria não delimitada no agravo de petição.
III. Verificada a irregularidade de representação da parte na instância originária, o juiz designará prazo de 10 dias para que seja sanado o vício. Descumprida a determinação, extinguirá o processo, sem resolução de mérito, se a providência couber ao reclamante, ou considerará revel o reclamado, se a providência lhe couber.
IV. Nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, a admissibilidade de recurso de revista está limitada à demonstração de violação direta a dispositivo da Constituição Federal, contrariedade a Súmula e Orientação Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e III. 
b) II. 
c) I. 
d) II e IV. 
e) III e IV.
Resposta: (C)

Continue navegando