Buscar

Paper guia de alimentacao saudavel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GUIA DE ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL 
Acadêmicos: 
Angelina Pereira do Nascimento
Denise Morais Paiva
Wanne Katerine da Silva
Laís Santos Oliveira Andrade
Tutor Externo: Anne Demeneck
“A alimentação é uma das principais determinantes da saúde e traduz as condições de vida de cada um, o contexto em que se move, a cultura que perfilha. Sendo um traço de identidade, é também o reflexo das pressões sociais.” (LOUREIRO, 2004 p.43)
 “A alimentação saudável deve ser incentivada pelo consumo de alimentos nas formas mais naturais, produzidos localmente e pela agricultura familiar, que valorizem os alimentos regionais e a cultura alimentar.” (MARTINELLI; CARVALLI, 2019 P. 4258)
“Nesta perspectiva, é de suma importância ressaltar que a alimentação tem papel fundamental na condição de saúde dos indivíduos, sendo capaz de potencializar a ação do sistema imune.” (LIMA JUNIOR, 2020 p.39)
Alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, a como alimentos são combinados entre si e preparados, a características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar. (Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014, p.15)
O desenvolvimento de guias para o Brasil é também resposta ao crescente interesse do público em geral, dos profissionais de saúde e dos planejadores em saúde, em relação ao papel da dieta na promoção da saúde e prevenção das doenças crônicas. Propomos que seja criada uma dinâmica nacional de discussão de estratégias a serem implementadas nesta área e que estas se dêem de forma contínua e integrada, com a participação dos membros da sociedade civil, das universidades, dos serviços e da imprensa. (SICHIERI, 2000 p.229)
Segundo Oliveira e Santos (2010, p. 2521), os alimentos in natura e os minimamente processados são valorizados devido ao impacto aumento do consumo dos alimentos ultra processados nos perfis de morbimortalidade brasileiro. No período de 2000 a 2013 as vendas desses alimentos aumentam em torno de 30%
Segundo Alves e Cunha (2020, p. 52), é de extrema importância que os pais estejam atentos aos alimentos que oferecem aos seus filhos, a despeito da rotina que estão inseridos, visto que estes alimentos terão influência direta na construção dos hábitos alimentares da criança. 
Como é compreendido através da exposição de Alves e Cunha (2020, p. 50), a inadequação da alimentação pode influenciar diretamente no desenvolvimento das atividades cotidianas e por conseguinte poderá gerar sequelas irreversíveis no âmbito físico, mental e psicossocial. 
Segundo enfatizado por Martinelli e Cavalli (2017, p. 4257) Houve uma drástica alteração na forma em que os alimentos são consumidos, que provocaram impactos negativos tanto para saúde como para o ambiente, podendo ocasionar inclusive uma epidemia global de obesidade.
REFERÊNCIAS
ALVES, Gabriela Manhães; DE OLIVEIRA CUNHA, Teresa Claudina. A importância da alimentação saudável para o desenvolvimento humano. Humanas Sociais & Aplicadas, v. 10, n. 27, p. 46-62, 2020. Disponível em: A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO | Humanas Sociais & Aplicadas (perspectivasonline.com.br) acesso em: 05 de nov. 2022
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed.1. Brasília: Ministério da Saúde, p. 156, 2014. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/publicacoes-para-promocao-a-saude/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf/view acesso em: 2 de nov. 2022.
LIMA JUNIOR, L. C. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EXERCÍCIOS FÍSICOS EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 33–41, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/62 Acesso em: 5 nov. 2022.
LOUREIRO, Isabel. A importância da educação alimentar: o papel das escolas promotoras de saúde. Revista Portuguesa de Saúde Pública. v. 22, n. 2, p. 43-55, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/16986 Acesso em: 2 de nov. 2022.
MARTINELLI, Suellen Secchi e CAVALLI, Suzi Barletto. Alimentação saudável e sustentável: uma revisão narrativa sobre desafios e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva. v. 24, n. 11 p. 4251-4262, 2019. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2019.v24n11/4251-4262 Acesso em: 2 de nov. 2022.
OLIVEIRA, Mayara Sanay da Silva; SANTOS, Ligia Amparo da Silva. Guias alimentares para a população brasileira: uma análise a partir das dimensões culturais e sociais da alimentação. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2519-2528, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/fygwP4WtxNyXvKPmrxKJ46m/ acesso em: 5 de nov. 2022
SICHIERI, Rosely et al. Recomendações de alimentação e nutrição saudável para a população brasileira. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia; v. 44, n. 3, p. 227-232, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abem/a/vvvr8GQ3xwMJThHrXQW4jSj/?lang=pt acesso em: 05 de nov. 2022.
1 
2 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Outros materiais