Buscar

AOL_I_-_Matematica_Aplicada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
/1
Uma representação imagética de uma reta numérica pode ter seu sentido variado conforme o contexto no qual ela está inserida, ou seja, uma mesma representação pode simbolizar objetos matemáticos distintos. Por exemplo, a reta a seguir pode ser considerada como reta numérica de dois conjuntos diferentes:
MATM APLIC UNID 1 QUEST 10.PNG
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre retas numéricas, pode-se dizer que essa reta pode representar tanto os conjuntos dos números reais quanto o conjunto dos números inteiros porque:
 os pontos de referência dessa reta numérica são os mesmos para ambos conjuntos (reais e inteiros), portanto, somente a representação de forma imagética não especifica a qual dos dois se refere.
 Resposta correta
 as retas, por possuírem a característica de serem infinitas, são impossíveis de serem representadas em um meio finito, tal como um papel, computador ou algo do gênero.
 a reta numérica dos reais e a reta numérica dos inteiros possuem diferenças somente quando levadas ao infinito, algo impossível de ser realizado em uma representação imagética.
 ambos os conjuntos citados são equivalentes, ou seja, representam o mesmo objeto matemático.
 a representação de uma reta numérica se refere a conjuntos reais e inteiros, pois ela assim o faz segundo uma definição matemática.
Pergunta 2
/1
Cada objeto matemático possui regras de manipulação e operação. As frações, por exemplo, não podem ter em seu denominador o número 0 e sua multiplicação ocorre da seguinte maneira, considerando a, b, c e d reais:
MATM APLIC UNID 1 QUEST 8.PNG
 V
 IV
 I
 Resposta correta
 II
 III
Pergunta 3
/1
Os números, um dos conceitos base da matemática, são objetos pertencentes a estruturas numéricas denominadas conjuntos numéricos. Esses conjuntos relacionam-se entre si, uma vez que existem conjuntos que possuem outros conjuntos e, assim, seus elementos. O conjunto dos números reais, por exemplo, abarca todos os conjuntos numéricos estudados por essa disciplina, sendo eles o conjunto dos racionais (inteiros e naturais) e irracionais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conjuntos numéricos, associe os números a seguir com os conjuntos menos abrangentes ao qual pertencem.
MATM APLIC UNID 1 QUEST 13.PNG
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 4, 5, 2, 3, 1.
 Resposta correta
 5, 4, 1, 3, 2.
 4, 3, 5, 2, 1.
 1, 3, 5, 4, 2.
 2, 1, 3, 4, 5.
Pergunta 4
/1
Para ser possível a utilização da linguagem matemática como ferramenta relevante para a Matemática Aplicada, é necessário que se domine as manipulações de certos objetos matemáticos, tais como potências, raízes e frações. Esse domínio manipulativo refere-se à possibilidade de resolução de certas expressões matemáticas que envolvam esses objetos supracitados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre raízes, potências e frações, pode-se dizer que a expressão 35×31 pode ser reescrita como 36 porque:
MATM APLIC UNID 1 QUEST3.PNG
 III
 V
 IV
 I
 Resposta correta
 II
Pergunta 5
/1
Os números são as unidades básicas de representação da matemática. Eles são entidades abstratas que podem ou não representar objetos e características do mundo físico. O conjunto dos números naturais, por exemplo, podem ser utilizados para a contagem de objetos físicos. Abaixo apresenta-se algarismos que compõem esse conjunto numérico:
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conjuntos numéricos, pode-se dizer que esses algarismos, mesmo que finitos, conseguem compor o conjunto infinito dos naturais porque:
 os números naturais são infinitos quando se trata dos números positivos, diferentemente dos números negativos.
 os algarismos são finitos, o que permite a associação deles a infinitos objetos, compondo os números naturais.
 constitui-se, primeiramente, o conjunto dos números inteiros, para que, assim, se possa construir o conjunto dos números naturais.
 há uma combinação dos símbolos para que se possa associar novos números a novas quantidades cada vez maiores, ocorrendo de forma infinita.
 Resposta correta
 separam-se alguns algarismos para quantidades finitas e outros para quantidades infinitas, o que permite tal tipo de representação.
Pergunta 6
/1
As frações são ferramentas matemáticas importantes para o desenvolvimento da Matemática Aplicada. Elas podem servir, por exemplo, como instrumento comparativo entre dois valores. Quando o resultado de uma razão definida por uma fração é maior do que 1, afirma-se que o denominador é menor do que o numerador. Quando o contrário acontece, afirma-se que o denominador é maior ou igual ao numerador.
MATM APLIC UNID 1 QUEST 9.PNG
 uma razão que de comparação entre essas variáveis é válida em qualquer contexto numérico.
 o denominador y dessa fração é maior do que o numerador x.
 o resultado indica que as variáveis possuem grandezas diferentes.
 o resultado indica que as variáveis possuem valores numéricos iguais.
 Resposta correta
 o numerador x dessa fração é menor que o denominador y.
Pergunta 7
/1
Os conjuntos numéricos são de extrema relevância para o estudo algébrico, uma vez que definem o contexto matemático no qual valem as expressões e operações matemáticas. Portanto, é fundamental que se identifique a qual conjunto numérico um número pode pertencer. Entre os conjuntos estudados estão os números naturais (ℕ), os números inteiros (ℤ), os racionais (ℚ), os irracionais (ℙ) e os reais (ℝ).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conjuntos numéricos, analise as afirmativas a seguir:
MATM APLIC UNID 1 QUEST1.PNG
Está correto apenas o que se afirma em:
 II e IV.
 I e IV.
 I e III.
 I, II e IV.
 I e II.
 Resposta correta
Pergunta 8
/1
As proposições são a base fundamental para a constituição da lógica. É por meio desse objeto lógico que se definem estruturas e conceitos mais avançados. Existem tipos diferentes de proposições, tal como simples e compostas. Elas também se divergem quanto ao método de obtenção de cada uma, por exemplo, caso sejam proposições iniciais ou proposições finais.
A figura abaixo representa a estrutura de um objeto lógico definido com base em um conjunto de proposições:
MATM APLIC UNID 1 QUEST 4.PNG
Considerando essas informações e os estudos sobre introdução à lógica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A representação “A” refere-se a um conjunto de proposições denominadas proposições compostas.
II. ( ) A representação “B” refere-se a um processo conhecido como associação.
III. ( ) A representação “C” refere-se a uma proposição denominada conclusão.
IV. ( ) A estrutura lógica supracitada refere-se ao objeto lógico conhecido como argumento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 V, F, F, V.
 V, V, V, F.
 F, F, V, V.
 Resposta correta
 V, F, V, F.
 F, V, V, V.
Pergunta 9
/1
Para que se possa aplicar a Matemática devidamente, deve-se ser capaz de se trabalhar com um de seus blocos construtores, um de seus conceitos básicos, a saber, o conceito de conjunto numérico. Existem diversos conjuntos numéricos e cada um deles representa um conjunto de números com determinadas características matemáticas. Segue abaixo a relação dos conjuntos estudados:
MATM APLIC UNID 1 QUEST 11.PNG
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conjuntos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O conjunto representado pela letra E refere-se ao conjunto que abarca todos os outros.
II. ( ) O conjunto representado
pela letra C é construído por meio do conjunto da letra B.
III. ( ) O conjunto descrito pela letra C refere-se ao conjunto dos números irracionais.
IV. ( ) O conjunto representado pela letra A refere-se ao conjunto dos números reais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 F, V, V, F.
 V, F, V, V.
 F, F, V, V.
 V, V, V, F.
 V, V, F, F.
 Resposta correta
Pergunta 10
/1
MATM APLIC UNID 1 QUEST 18.PNG
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca de radiciação e potenciação, afirma-se que a radiciação é a operação inversa da potenciação porque:
MATM APLIC UNID 1 QUEST 18 A.PNG
 
 III
 I
 Resposta correta
 II
 IV
 V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando