Buscar

dimensões sócio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para Weber, a educação constituída como um sistema, cumpre a tarefa de servir às formas de poder e dominação das sociedades na qual está inserida. Assim, para cada ordem social, os processos educativos se relacionam a modos específicos de dominação. Leia as afirmações abaixo, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) a educação humanística tem o propósito de cultivar determinado modo de vida, geralmente relacionado aos grupos socialmente privilegiados. Aqui, a educação corresponde à dominação tradicional.
( ) a educação especializada é característica das sociedades modernas e contemporâneas, racionalizadas e burocráticas. Este modo de educação se relaciona à dominação racional-legal.
( ) a educação carismática é típica do guerreiro e do sacerdote, e tem o propósito de estimular características heroicas ou mágicas. Este modelo de educação corresponde à dominação carismática.
( )A educação para o trabalho, intelecto e físico dá forma à educação omnilateral e para a autonomia do indivíduo. Esta educação corresponde ao modelo ideal de dominação proletária.
VVVF
As relações que se estabelecem a partir do encontro de culturas distintas estão entre os temas centrais das análises antropológicas. Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que aponta corretamente o termo que preenche a lacuna:
“O _______________ é produzido quando o encontro entre grupos diferentes acontece. Ao nos depararmos com as diferenças que podem ser as mais variadas (éticas, estéticas, religiosas etc.), ocorre um esforço para darmos sentido ao diferente – este é o momento da tradução. [...] a tradução se dá ao interpretarmos as coisas do outro de nosso ponto de vista”. RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Cultura e Culturas. In: Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016, ps.71).
Etnocentrismo.
“A ideia de que a cultura desenvolve-se de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas ‘sociedades mais avançadas’. Desta maneira, era fácil estabelecer uma escala evolutiva que não deixava de ser um processo discriminatório, através do qual diferentes sociedades humanas eram classificadas hierarquicamente, com nítida vantagem para culturas europeias” (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p.34).
O trecho acima corresponde à uma abordagem sobre o significado e desenvolvimento da cultura, característica das primeiras décadas da existência da Antropologia. Assinale a alternativa que aponta corretamente esta perspectiva:
  
Evolucionismo Social.
Na base do pensamento de Marx, a educação é interpretada segundo a perspectiva do materialismo histórico e da luta de classes. Embora o autor não tenha se dedicado à elaboração de uma teoria da educação, é possível encontrarmos passagens em sua obra que estabelecem a relação entre uma prática educacional e a ação transformadora, como no trecho a seguir:
A combinação de trabalho produtivo pago, educação intelectual, exercício físico e instrução politécnica, elevará a classe operária bastante acima do nível das classes superiores e média” (Marx, K; Engles, F. A Ideologia alemã, 1983, pp.83-84). 
Tomando como referência a perspectiva marxista, a finalidade da educação é:
I. Educar de maneira unilateral, integral, desenvolvendo as potencialidades técnicas e de trabalho do homem.
II. Reproduzir o trabalho unilateral, parcelado, também no ambiente escolar.
III. Produzir e reproduzir as condições para a formação da solidariedade orgânica entre os indivíduos.
IV. Possibilitar à classe trabalhadora a compreensão dos processos de exploração, dos quais ela é parte, emancipando-a.
Estão corretas:
IV apenas.
 
Claro está aqui que todos nós vivemos em sociedade e que muitos se reconhecem como membros de uma ou de várias comunidades. Pode-se dizer que uma das necessidades humanas mais fundamentais é a convivência social e que a vida humana é praticamente impossível fora da sociedade. Quando uma criança nasce, torna-se visível a sua fragilidade, a qual exige cuidados especiais dos adultos que a cercam [...] Claro está também que, desde quando nascemos, começamos a ser inseridos na vida em sociedade. A esse processo de inserção, de internalizar ação dos modos de viver em cada sociedade particular, dá-se o nome de socialização, processo que se realiza pela educação.” (SOUZA, João Valdir Alves de. Introdução à Sociologia da Educação. 3 ed. ver. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p. 25).
A partir do trecho acima, podemos compreender que:
Todo processo de socialização envolve algum modo de educação que pode ser realizado pela escola ou por outras instituições e grupos que transmitam aos mais jovens o modo de funcionamento da vida em sociedade.
  
Sobre o processo de socialização, analise as sentenças abaixo:
I. A socialização consiste na transmissão da cultura de uma época com a finalidade de inserir o indivíduo no meio social.
II. O processo de socialização se dá, nas sociedades modernas, exclusivamente pela escola e pela transmissão da educação formal.
III. A socialização leva necessariamente ao aprimoramento moral e intelectual da sociedade, superando os erros cometidos pelos indivíduos no passado.
IV. O processo de socialização se realiza de acordo com o contexto histórico. Ou seja, em cada sociedade e contexto social haverá formas e instituições próprias de socialização.
 
Estão corretas:
  
I e IV, apenas.
 ____________________ 
Por meio do conceito de capital cultural, Bourdieu analisa a relação entre os sistemas escolares e a manutenção e legitimação das desigualdades sociais. Sobre a concepção do autor, assinale a alternativa correta:
  
Bourdieu define que a escola constitui-se num campo de violência simbólica ao legitimar determinado conjunto de códigos e valores, pertencentes às classes dominantes, como naturais e universais.
Toda a educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras de ver, de sentir e de agir às quais elas não chegariam espontaneamente, – observação que salta aos olhos todas as vezes que os fatos são encarados tais como são e tais quais sempre foram. Desde os primeiros anos de vida, são as crianças forçadas a comer, beber, dormir em horas regulares; são constrangidas a terem hábitos higiênicos, a serem calmas e obedientes; mais tarde, obrigamos-as a aprender a pensar nos demais, a respeitar usos e conveniências, forçamos-as ao trabalho, etc. Se, com o tempo, esta coerção deixa de ser sentida, é porque pouco a pouco dá lugar a hábitos, a tendências internas que a tornam inútil, mas que não a substituem senão porque dela derivam” DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 11ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978, p.5).
 
No segmento do texto acima, Durkheim trata, sobretudo:
  
do conceito de fato social e dos processos de educação e socialização.
Leia o trecho abaixo, escrito por Max Weber:
“O âmbito da influência com caráter de dominação sobre as relações sociais e os fenômenos culturais é muito maior do que parece à primeira vista. Por exemplo, é a dominação que se exerce na escola, que se reflete nas formas de linguagens oral e escrita consideradas ortodoxas. [...] Mas a dominação exercida pelos pais e pela escola estende-se para muito além da influência sobre aqueles bens culturais (aparente apenas) formais até a formação do caráter dos jovens e, com isso, dos homens” (WEBER, Max. 1994, p. 141).
Para Weber, a escola e a educação ocupam um papel específico nas sociedades que vão além da transmissão de cultura e dos saberes. Sobre a educação na abordagem weberiana, está correto:
A educação e as formas de escolarização se relacionam com formas de poder e dominação característicos de cada ordem social que buscam legitimar uma determinada cultura

Outros materiais