Buscar

AV1 Contextualizada - Bromatologia

Prévia do material em texto

Bromatologia - D1.20222.C 
AV1 - Atividade Contextualizada
Bruna dos Santos Greco de Souza
01406598
Nutrição
Bromatologia
1. Para começar, análise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
Em 1950, no Brasil, foi estabelecida a lei n°1.283 de 1950, que determinou a obrigatoriedade de inspeção de produtos de origem animal. Segundo a lei, deviam ser fiscalizados os produtos obtidos a partir e animais, comestíveis ou não. Incluía também alimentos que fossem adicionados de matéria prima vegetal, e produtos de origem animal que fossem preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados e em trânsito. Isso fez com que os animais que eram fonte de obtenção desses produtos também necessitassem de fiscalização, inclusive na etapa de transporte.
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Considerando essas informações, escreva um texto argumentativo-dissertativo sobre a fiscalização de alimentos de origem animal: carnes.
3. Não se esqueça: Sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas.
A Lei n°1.283 de 1950, padronizou o processo de morte dos animais para que fossem asseguradas as condições de saúde em seu consumo final.
A Inspeção dos Produtos de origem Animal – POA – tem por objetivo assegurar que o produto final entregue ao consumidor esteja dentro das exigências de fiscalização e inspeção em todas as etapas produtivas e se tratando de carnes, considera-se desde a criação do animal até o produto cárneo final, sejam carnes para corte até embutidos, defumados, enlatados ou outras possíveis variações de consumo.
Para que essa inspeção ocorra efetivamente, há diversos principais órgãos envolvidos, sendo: 
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA): o mapa atua nos âmbitos estadual e municipal fiscalizando propriedades rurais, locais de manipulação de matérias primas, mercados atacadistas, armazéns de distribuição/redistribuição, portos, aeroportos, e demais fronteiras e aduanas e recintos de exportação. Este órgão inspeciona alimentos de origem animal, exclusivamente.
- Ministério da Saúde – se desdobra para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) que efetua a fiscalização estabelecimentos menores/varejistas. O SNVS é integrado á ANVISA (Agência Nacional de vigilância Sanitária o papel da Anvisa é fiscalizar produtos e serviços que envolvam perigo à saúde pública sendo:
“ como os bens e produtos de consumo submetidos ao controle e fiscalização sanitária, dos quais os alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários são alvo de suas incumbências” 
(BRASIL, 1999).
Referências:
Conteúdo AVA Bromatologia – Grupo Ser Educacional
https://portalefood.com.br/seguranca-de-alimentos/a-importancia-da-inspecao-e-fiscalizacao-frente-a-seguranca-dos-produtos-de-origem-animal/ em: 11 Dez 2022.

Continue navegando