Buscar

GESTÃO DE PRAZOS E CRONOGRAMAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-Seu objetivo é identificar um método e uma ferramenta de cronograma e estabelecer os critérios para seu controle. O principal benefício deste processo é o fornecimento de orientação e instruções sobre como o cronograma do projeto será gerenciado ao longo de todo o projeto.
 Assinale a alternativa que apresenta o processo ao qual corresponde o trecho apresentado.
R:Planejar o gerenciamento do cronograma.
~ Resposta correta. A alternativa está correta, pois o processo de planejar o gerenciamento do cronograma visa estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação do cronograma do projeto: seu planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle.
2- O termo de abertura de um projeto é o documento em que se encontram os objetivos gerais e a descrição dos produtos do projeto, observando como as atividades serão realizadas, fatores estes importantes para entender as exigências das partes interessadas. Assinale a alternativa que apresente a finalidade do project charter:
R:Tem como finalidade fazer com que os interessados no projeto reflitam sobre questões como o objetivo, prazo, a equipe básica, o orçamento, restrições e premissas.
~ Resposta correta. A alternativa está correta. O termo de abertura do projeto é um documento formal, tipicamente curto, que descreve o seu projeto na íntegra - incluindo quais são os objetivos, como será realizado e quais são as partes interessadas. É um ingrediente crucial no planejamento, porque é usado durante todo o ciclo de vida do projeto. 
3- Assim como os produtos, os projetos também apresentam ciclos de vida. Estes ciclos são compostos por fases que correspondem a determinadas atividades, que devem e precisam ser executadas de maneira ordenada, a fim de que cada etapa do projeto seja designada a uma fase do ciclo de vida. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas fases.
R: Iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e fechamento.
~ Resposta correta. A alternativa está correta. Cada fase do projeto é composta por diversas atividades, portanto a fase de concepção (iniciação) tem como uma de suas atividades realizar a apresentação da proposta e venda da ideia. A fase do planejamento detalha as atividades e estrutura o projeto. Na fase de execução, realiza-se a comunicação entre os membros da equipe do projeto. Na fase de controle, verifica-se o clima e os relacionamentos da equipe de projeto. Já a atividade de elaborar os relatórios e a transferência dos resultados do projeto fazem parte da fase do fechamento do projeto.
4- O gerenciamento do tempo conceitua informações sobre as atividades determinando como elas podem ser representadas. Existem metodologias como a rede de atividades, que, por meio do diagrama de setas, demonstra o caminho crítico de um projeto assim como a sua duração. Assinale a alternativa que apresenta qual é a importância do gerenciamento do tempo na gestão do projeto
R: O gerenciamento do tempo é muito delicado, o tempo é um elemento que precisa ser bem administrado, pois ele pode ser fator de multa ou até de rescisão do contrato.
~ Resposta correta. A alternativa está correta. Falar sobre o gerenciamento do tempo é extremamente delicado, o tempo é um elemento que precisa ser bem administrado, pois ele pode ser fator de multa ou até de rescisão do contrato. O método de gerenciamento de tempo consiste em planejar e controlar o tempo gasto por atividade, possibilitando assim observar as possíveis folgas entre atividades e a previsão de término do projeto. É claro que eventos indesejáveis podem acontecer, e é por isso que esse aspecto é observado nos riscos do projeto.
5-Ao encerrar um projeto, é preciso registrar formalmente toda a sua documentação relacionada. Os documentos servirão de base para projetos futuros, o que é chamado, no moderno gerenciamento de projetos, de “lições aprendidas”.
Assinale a alternativa que apresenta informações precisas quanto ao fechamento do projeto.
R:O fechamento do projeto consiste em comparar os dados de entrada com os dados de saída e verificar se as expectativas do cliente foram atendidas.
~ Resposta correta. A alternativa está correta. O principal motivo desta última etapa é verificar se as expectativas do cliente foram atendidas. Este é o momento de verificar o cumprimento dos principais pontos do projeto. É a hora de realizar o questionamento sobre as atividades desenvolvidas e refletir sobre os resultados alcançados.
 
6-Toda organização possui os seus stakeholders (partes interessadas) e, em projetos, não é diferente. Dentre essas partes, existe uma que será responsável por ser o porta-voz para a alta administração da organização, obtendo um papel fundamental para que os prazos sejam cumpridos, a fim de que se possa garantir o sucesso do projeto. Assinale a alternativa que apresenta esse responsável.
R: O Patrocinador
~ Resposta correta. A alternativa está correta. O patrocinador é uma pessoa ou um grupo que fornece recursos financeiros para o projeto. Isto não quer dizer que ele fomenta financeiramente o projeto, mas que conseguirá os recursos necessários e tem total interesse no sucesso do projeto. O patrocinador pode ser alguém interno ou externo à organização. Ele é o porta-voz e o elo entre o gerente de projetos e a alta administração.
7-A estrutura analítica do projeto (EAP) é uma estrutura hierárquica. Ela pode ser apresentada sob duas formas: como uma relação, em lista identificada ou em forma gráfica, como um diagrama conhecido como árvore de decomposição do projeto/árvore de decomposição do trabalho. Analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
R: A EAP tem a finalidade de evidenciar as atividades que serão desenvolvidas no projeto assim como seu relacionamento e seus responsáveis.
~ Resposta correta. A alternativa está correta. A EAP consiste em uma forma de apresentação do projeto que mostra graficamente tanto o produto a ser feito quanto o trabalho a ser realizado. A EAP é um apoio efetivo em toda a vida do projeto. Ela permite separar o entregável do projeto em suas partes, garantindo que o escopo aprovado irá cumprir os objetivos gerais do projeto, observando os custos, os prazos e o relacionamento das atividades com seus responsáveis.
8-A função inicial da equipe básica é entender a real necessidade do cliente e permitir que suas soluções se somem e agreguem valor ao cliente. A equipe ajudará a compreender e planejar o projeto, desde seu início até a sua finalização. Ela estará presente em todo o ciclo de vida do projeto. Quanto à equipe básica de projetos, assinale a alternativa correta.
R: A equipe básica deve ser composta por especialistas que entendam da sua área assim como do relacionamento de áreas interligadas no projeto.
~ Resposta correta. A alternativa está correta. A equipe básica é composta por especialistas que possam ajudar a definir o projeto e o seu transcorrer. A equipe básica deve ser composta por elementos especialistas que entendam da sua área assim como do relacionamento de áreas interligadas no projeto. A construção de uma casa pode ser um bom exemplo para compreendermos a importância dos especialistas: O profissional que levanta a casa nem sempre é o que faz o acabamento ou a parte elétrica, e os três profissionais devem se relacionar para que o projeto atenda aos requisitos do cliente.
9-O projeto apresenta metas e objetivos facilmente entendidos. Ele pode ser descrito claramente em poucos termos: seus objetivos, escopo, limitações, recursos, administração, qualidade de resultados e assim por diante. Imagine que o gerente de projetos acabou de receber a aprovação de todas as partes interessadas da declaração de escopo do projeto. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta o próximo passo a ser dado pelo gerente de projetos.
R: Elaborar a estrutura analítica do projeto (EAP).
~ Resposta correta. A alternativa está correta. Após a aprovação da declaração do escopo, podemos iniciar a elaboração da estrutura analítica do projeto (EAP) para determinar todo o trabalho necessário a ser realizado.A estrutura analítica do projeto (EAP) cumpre uma importante função ao determinar qual trabalho será realizado no projeto.
10- O principal benefício deste processo é a divisão dos pacotes de trabalho em atividades que fornecem uma base para estimar, programar, executar, monitorar e controlar os trabalhos do projeto. A gestão do tempo não se interessa pela entrega propriamente dita, mas sim pelas atividades necessárias para realizar a entrega, pois são estas que demandam tempo.
Assinale a alternativa que apresenta as saídas do processo que envolvem: lista de atividades, atributos das atividades e lista de marcos.
R: Definir as atividades.
Resposta correta. A alternativa está correta. Como saída do processo de definir das atividades, teremos uma lista de atividades com seus atributos e uma lista de marcos. A lista de atividades apresentará todas as atividades do cronograma necessárias para realizar o trabalho e deverá incluir um identificador de atividades, além de uma descrição do escopo do trabalho de cada uma delas.

Outros materiais