Buscar

Psicologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Psicologia da Educação
A Psicologia tem um histórico de buscar a sua constituição de ciência, em que procura definir um objeto científico. Sobre a Psicologia e sua consolidação no campo acadêmico, podemos afirmar que:
O principal objeto de estudo da Psicologia é o homem e sua subjetividade, nas suas mais diversas expressões. Ela está interessada em estudar o ser humano em suas várias expressões e situações.
Assim como outros pesquisadores do desenvolvimento humano no tocante ao aspecto cognitivo, Sigmund Freud também dividiu o desenvolvimento em fases. Quais são as fases em que Freud divide o desenvolvimento humano?
Oral; anal; fálica; latência; genital.
É na convivência saudável e com orientações claras que a criança aprende os limites e direitos do outro, que ela é estimulada a estabelecer contato com outras pessoas e a refletir sobre a sua própria conduta e seu comportamento nas interações sociais. Este processo ocorre durante a Aprendizagem Social Inicial. Em relação a esta fase, é correto afirmar que:
A aprendizagem social inicial é baseada principalmente na experiência de confiança e afetividade: quando a criança sente-se amada e protegida no seu núcleo familiar, e sabe que pode confiar nas pessoas próximas, ela tenderá a relacionar-se de maneira amigável e sensível com demais pessoas.
Considerando a ciência como um campo que tem métodos e princípios relacionados à objetividade, escolha a alternativa que apresente quais as principais diferenças entre senso comum e conhecimento científico.
O senso comum é um conhecimento do cotidiano intuitivo baseado na tentativa e erro, já a ciência é um conhecimento caracterizado pela objetividade e métodos e técnicas bem delineados verificáveis.
A Psicologia no Brasil esteve atrelado a pesquisas que permitissem compreender fenômenos psicológicos no ambiente escolar. Assinale a alternativa que apresenta uma contribuição da Psicologia para a Educação.
A Psicologia auxilia a Educação a compreender, as relações estabelecidas com o meio e apresenta teorias que indicam como esses fatores interferem, positiva ou negativamente, no desenvolvimento e na aprendizagem.
Para Vygotsky, a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial se refere ao conceito de:
A Zona de Desenvolvimento Proximal é um espaço hipotético que existiria entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento que a pessoa poderá obter, atingido por meio da mediação, da cultura, da educação e do professor.
Piaget pode ser considerado um dos cientistas de maior importância para a compreensão do processo de desenvolvimento humano. O autor cita quatro fatores que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento, que são:
Maturação, experiência e transmissão social e equilibração.
O conceito de criança não é natural e nem mesmo universal: trata-se de uma construção histórica e cultural. No final do século XVIII, ocorre uma mudança conceitual sobre o que se entendia por infância. A separação das crianças do mundo dos adultos foi acompanhada por uma chamada à razão do processo de educação dos infantes. Em relação ao processo de mudança conceitual sobre a infância, é correto afirmar que:
I. Esta mudança criou as condições para o surgimento das escolas como as conhecemos hoje em dia.
II. A criança passou a não poder mais desfrutar das conversas e do contato com o corpo dos adultos e foi criado um espaço específico para sua educação.
III. A separação das crianças do mundo dos adultos foi acompanhada por uma chamada à razão do processo de educação infantil.
Marque a alternativa correta:
I, II e III.
O Behaviorismo radical e os estudos acerca do comportamental humano fazem parte das correntes psicológicas da educação, na qual os estudos indicaram aspectos relacionados à educação e a seus problemas. Assinale a opção que apresenta um dos representantes da teoria comportamental:
B. F. Skinner.
Segundo Gamez (2013), a Psicologia da Educação é o resultado progressivo de um grande esforço da Psicologia para proporcionar melhoria das práticas pedagógicas. Com base nisso, assinale a alternativa correta sobre o direcionamento de estudo da Psicologia da Educação.GAMEZ, L. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
Prosseguir evoluindo contribuiu para o melhor entendimento dos assuntos educacionais relacionados à mente humana e à aprendizagem, caracteriza-se como uma área de investigação dos problemas e fenômenos educacionais.
A Psicologia da Educação, sua evolução e objeto de estudo envolvem o desenvolvimento humano e a aprendizagem, bem como as problemáticas educacionais.

Continue navegando