Buscar

Estudo Dirigido Pasta Zinquenólica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Qual a finalidade da pasta zinquenólica
É empregada proteticamente com material de impressão, principalmente nas impressões corretoras funcionais e parciais. Além disso, também é usada como material de forro temporário, nas bases das dentaduras, estabilizador em placas nos registros de mordida e para registrar mordida, em técnicas para o processamento de restaurações múltiplas, coroas e pontes. Pode ser usada também nas impressões unitárias, em particular nas de cotos coronários preparados para receber coroas de jaqueta. Alguns profissionais a usam na cimentação provisória de próteses fixas.
2-Como são classificadas
De acordo com a Especificação Brasileira nº 8 são classificadas no tocante à resistência e à penetração após o endurecimento em tipo I (dura) e tipo II (macia).
3-Qual a apresentação comercial
É fornecida em dois tubos semelhantes aos das pastas dentifrícias. Um deles contém o material básico em forma de pasta com tonalidade branca e o outro, o acelerador, também sob a forma de pasta, geralmente mais escura, vermelho-sanguíneo ou róseo.
4-Eplique a natureza química
A pasta zinquenólica tem como componentes básicos o eugenol e o óxido de zinco. Compostos à base dessas substâncias, dependendo dos aditivos que contêm, são usados como meio cimentante, forro para a cavidade, curativos cirúrgicos e obturantes de condutos radiculares.
5-Explique a reação de endurecimento
O eugenolato de zinco forma uma matriz cristalina que aprisiona o óxido de zinco não-reagido. O eugenol que não reagiu é sorvido pelo óxido de zinco não-reagido e pelo eugenolato.
O eugenol, guaiacol e o metilguaiacol, quando misturados separadamente com o óxido de zinco, dão uma massa que se endurece, por possuírem um grupo etoxi na posição orto para a hidroxila fenólixa que lhes permite tal situação privilegiada.
6-Cite as alterações dimensionais
Apresentam estabilidade dimensional clinicamente satisfatória, já que, durante o endurecimento, ocorre uma ligeira contração de menos de 0,1% nos primeiros 30 minutos. Aparentemente, não se observa nenhuma troca ulterior significante ao fim de 24 horas. As impressões podem ser preservadas sem alterações na forma, devido à libertação das tensões ou outras causas de empenamento. Quando usadas como material de impressão funcional, a estabilidade da moldeira deve ser levada em consideração como uma possível origem de distorção. Dessa maneira, as moldeiras de godiva ou resina shellac são completamente contraindicadas pela maior falta de estabilidade dimensional que apresentam, fazendo que a impressão em pasta zinquenólica torne-se distorcida.
7-Fale sobre suas propriedades
O intervalo de tempo de endurecimento é o tempo necessário para completar a reação de endurecimento, a partir do início da mistura, que permita a sua retirada da boca sem possíveis alterações. O tempo útil de trabalho ou intervalo de tempo de endurecimento inicial, é o tempo gasto para que as pastas estejam completamente misturadas e colocadas em moldeiras especiais para a tomada de uma impressão. O intervalo de tempo de endurecimento final é baseado em testes de penetração e dá a indicação direta de quando a impressão pode ser removida da boca sem alteração. É, portanto, o tempo gasto desde o início de mistura até que a massa esteja completamente endurecida.
8-Explique a conduta clínica para moldagem
As moldeiras não precisam de retenções mecânicas. São em geral construídas em resina acrílica com 24h, a partir do modelo de gesso obtido por uma moldagem inicial em hidrocoloide de alginato, ou em godiva executada com moldeira de estoque.
Após o recorte da moldeira de resina acrílica faz-se um desbastamento interior de mais ou menos um milímetro e executam-se duas ou três perfurações em pontos estratégicos, para facilitar o escoamento uniforme da mistura. Devem-se evitar manobras intempestivas, a fim de não fragmentar a massa que está em fina camada. Essa camada, por suas próprias condições, proporciona uma precisão clínica ótima, embora a contração percentual citada anteriormente permaneça a mesma.
9-Qual a desvantagem do Eugenol
A desvantagem é que, como a reação química entre o óxido de zinco presente nas pastas zinquenólicas, nunca chega ao final, o eugenol pode facilmente passar da pasta para a boca. Nos casos de curativos cirúrgicos, pode aparecer gastrite crônica.
10-Cite outras utilizações do material
As pastas são usadas também no processamento de prótese unitária, pois uma superfície pequena, reduzindo a contração real a uma situação desprezível, a despeito da contração percentual continuar a mesma.

Continue navegando