Buscar

PROVA - NEUROPSICOLOGIA E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NEUROPSICOLOGIA E PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM
	01) De acordo com nossos estudos e os diferentes tipos de memória existentes no cérebro humano, relacione a primeira coluna com a segunda colocando a numeração correta: (1) A memória declarativa ( ) retenção de itens por intervalos maiores. (2) A memória de procedimento ( ) material nela armazenado apresenta uma taxa de esquecimento bem rápida. (3) Memória de longo prazo ( ) é a capacidade de adquirir gradualmente uma habilidade percepto-motora ou cognitiva através da exposição repetida a uma atividade específica que segue regras constantes. (4) Memória de curto Prazo ( ) é a habilidade de armazenar e recordar ou reconhecer conscientemente fatos e acontecimentos. Em relação a numeração das colunas a sequência correta é:
	
	 A) 3,4,2,1; CORRETA
	 B) 4,3,2,1;
	 C) 2,1,4,3;
	 D) 1,2,3,4.
	
		02) A respeito da neuropsicologia como importante ferramenta para identificar alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental, leia as assertivas a seguir: I- Para identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental, a neuropsicologia infantil se tornou um dos componentes essenciais das consultas periódicas de saúde infantil, sendo necessária a utilização de instrumentos adequados a esta finalidade ; II- A importância desses instrumentos reside, principalmente, na prevenção e detecção precoce de distúrbios do desenvolvimento/aprendizado, indicando de forma minuciosa o ritmo e a qualidade do processo e possibilitando um "mapeamento" qualitativo e quantitativo das áreas cerebrais e suas interligações; III- A contribuição da avaliação neuropsicológica da criança é extensiva ao processo de ensino-aprendizagem, pois nos permite estabelecer algumas relações entre as funções corticais superiores, como a linguagem, a atenção e a memória, e a aprendizagem simbólica; IV- O modelo neuropsicológico das dificuldades da aprendizagem busca reunir uma amostra de funções mentais superiores, mas sem conexão com a aprendizagem simbólica, pois estas não interferem na organização funcional do cérebro e nem no processo de aprendizagem. Sobre as assertivas é correto afirmar que:
	
	 A) Somente a I está correta;
	 B) I , II e IV estão corretas;
	 C) I,II e III estão corretas; CORRETA
	 D) Todas estão corretas.
	
		03) De acordo com nossos estudos e as características apresentadas sobre o mal de Huntington, podemos dizer que as afirmativas abaixo estão de acordo com essa doença, EXCETO:
	
	 A) É uma doença transmitida geneticamente que resulta em uma atrofia progressiva dos gânglios da base.
	 B) Os sintomas mais comuns são a presença de movimentos coreiformes e de um processo de demenciação.
	 C) Pacientes cuja demência é resultado de atrofia nos gânglios da base, não apresentam problemas relacionados à aquisição de conhecimento procedimental. CORRETA
	 D) A patologia apresentada por estes pacientes é complexa e os prejuízos cognitivos não se restringem à memória de procedimento.
	
	
	04) Sobre a síndrome amnésica é correto dizer EXCETO que :
	
	 A) ela não se restringe a uma modalidade sensorial específica, nem à qualidade do material apresentado (verbal, seja escrito ou falado, e não-verbal), sendo, por isso mesmo, também chamada de amnésia global;
	 B) lesões focais do lobo temporal direito (não-dominante) e do esquerdo revelaram, respectivamente, que o hipocampo direito desempenha papel crítico na memorização do material difícil de verbalizar e de material disposto espacialmente, e que o hipocampo esquerdo está mais relacionado com a memória de material verbal;
	 C) a síndrome amnésica ou amnésia global é também conhecida como amnésia orgânica. Este termo refere-se ao fato da amnésia provir de uma alteração orgânica resultante de cirurgia, ruptura de aneurismas, anóxia, tumores cerebrais, infecções, lesões cerebrais por penetração, traumatismo craniano;
	 D) a síndrome amnésica ou amnésia global é também conhecida como amnésia orgânica. Este termo refere-se ao fato da amnésia provir de uma alteração orgânica, ou seja, o próprio organismo produz esse tipo de amnésia inexplicavelmente. CORRETAA
	
	
	05) Observe a frase a seguir e marque a alternativa que completa corretamente as lacunas dando-lhe sentido correto de acordo com nossos estudos: A __________, um dos processos mais complexos da aprendizagem, compreende a discriminação visual de símbolos gráficos (____) por meio de um processo de decodificação que se passa na segunda unidade, só possível com um processo de atenção seletiva regulada pela primeira unidade. Posteriormente, e ainda na mesma unidade, há que selecionar e identificar os equivalentes auditivos (_____) por meio de um processo de análise e transdução, de síntese e comparação, a fim de edificar a busca da significação (____) e avaliar os níveis de compreensão latentes.
	
	 A) leitura; grafemas; fonemas ;conjectura; CORRETA
	 B) leitura; fonemas, grafemas;conjectura;
	 C) conjectura; grafemas;fonemas; leitura;
	 D) leitura; leitura; grafemas;fonemas.
	
		06) Questão 02- As funções psicológicas e o funcionamento cerebral são descritos, considerando o cérebro como um sistema inter-relacionado a partir de três unidades funcionais, Sobre essas unidades coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: ( ) unidade para regular o tono, a vigília e os estados mentais (área de projeção que abrange a formação reticular); ( ) unidade para receber, analisar e armazenar informações (área de projeção que abrange parietal, occipital e temporal primários; área de associação que abrange parietal, occipital e temporal secundários); ( ) unidade para programar, regular e verificar a atividade (essa área não é de sobreposição e portanto não abrange as áreas pré-frontais e frontais). Sobre as as afirmativas, a sequência correta é:
	
	 A) V,F e V;
	 B) V,V e F ; CORRETA
	 C) F,V e F;
	 D) F,F e V.
	
		07) Em relação às perspectivas dos estudos em neuropsicologia, leia as assertivas abaixo: I- Estudos neuropsicológicos têm conseguido fazer a identificação de estruturas e conexões cerebrais importantes para a memória, ou mais precisamente, para as memórias, pois a existência de múltiplos sistemas de memória vem sendo atestada por tais estudos. II- Mesmo com o grande progresso ocorrido na área, muito resta por descobrir e muitos pontos polêmicos precisam ser esclarecidos, como a questão da identidade ou não da amnésia do lobo temporal medial e da amnésia diencefálica. III- Grande empenho está sendo colocado atualmente na identificação de estruturas relacionadas ao processamento de informações dos tipos abarcados pelo conceito de memória implícita. Sobre as assertivas é correto dizer que:
	
	 A) Somente a I está correta;
	 B) I e II estão corretas;
	 C) II e III estão corretas;
	 D) Todas estão corretas. CORRETA
	
	
	08) Pacientes com amnésia do lobo temporal medial apresentam capacidade preservada de aprender tarefas que envolvam apenas habilidades motoras, ou seja, que não exijam a lembrança de eventos específicos. Um bom exemplo para ilustrar esta dissociação é o experimento realizado por Cohen e Squire (1980), Sobre esse experimento, coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas: ( ) Os sujeitos liam tríades de palavras invertidas como num espelho, durante três dias. Com o treino, o tempo de leitura, tanto de sujeitos normais como de amnésicos, caía diferentemente; ( ) A habilidade de ler palavras invertidas estava sendo bem aprendida. Esta habilidade persistiu por três meses, pelo menos. Porém, testes de reconhecimento revelaram que os amnésicos se esqueciam muito mais rapidamente das palavras específicas que foram apresentadas durante o treino. ( ) A esta dissociação o os autores chamaram sugestivamente de " saber como" e " saber o quê". Sobre as afirmativas, a sequência correta é:
	
	 A) V,V e F; ERRADA
	 B) F,V e V
	 C) F,F e V;
	 D) V,F e V;
	
		09) Em relação ao papel do cerebelo no condicionamento clássico é CORRETO dizerque :
	
	 A) O papel essencial do cerebelo no condicionamento clássico de respostas motoras (piscar o olho) foi estabelecido claramente por Thompson e seus colaboradores, trabalhando com coelhos . CORRETA
	 B) Em seres humanos o cerebelo não parece desempenhar papel semelhante aos animais, pois uma lesão na circuitaria cerebelar de uma paciente humana não provocou déficit na resposta de piscar.
	 C) O cerebelo não tem influência alguma no condicionamento clássico de respostas motoras (piscar o olho). Essa descoberta foi estabelecido claramente por Thompson e seus colaboradores, trabalhando com coelhos.
	 D) Thompson descobriu que os seres humanos possuem uma relação totalmente diferente dos animais no que tange às lesões ou condicionamento clássico referentes ao cerebelo.
	
		10) De acordo com nossos estudos, neurocirurgião Scoville descreveu o caso do paciente H.M., por ele operado em 1953, paciente que teve uma perda de memória ocorrida após a cirurgia (amnésia anterógrada). Sobre a amnésia anterógrada é correto afirmar, EXCETO que:
	
	 A) O paciente tinha uma inteligência superior, era capaz de estabelecer diálogos normalmente, desde que não fosse distraído, e tinha preservada sua memória para eventos remotos, sendo, porém, incapaz de lembrar com acuidade eventos ocorridos até cerca de três anos antes da cirurgia;
	 B) Em testes de percepção o seu desempenho era normal, indicando que o prejuízo observado não era devido à incapacidade de registrar novas informações;
	 C) A memória de curto prazo não se achava preservada, assim como a sua capacidade de adquirir novas habilidades motoras e cognitivas também não ; CORRETA
	 D) O paciente conseguia aprender, e reter na memória por algum tempo, o trajeto de labirintos visuais e tácteis muito simples (onde o número de pontos de escolha a serem lembrados não excedesse a capacidade da memória de curto prazo);

Outros materiais