Buscar

resposta prova tep1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Conceitue definição operacional e definição constitutiva. Apresente um exemplo que possa demonstrar em termos práticos esses conceitos e como eles se articulam na avaliação psicológica. 
Definição operacional é a explicação de um conceito de forma direta e precisa, sendo importante traduzir os construtos em comportamentos observáveis para que seja possível mensurá-lo, já a definição constitutiva é descrever conceitualmente o construto com base em alguma teoria. Por exemplo, é possível operacionalizar a personalidade de alguém com base no teste Rorschach através dos borrões de tinta, assim como pode ser utilizado outros testes e definir constitutivamente de diferentes maneiras, uma delas é segundo Cattell que define personalidade como um conjunto de traços que predispõe o individuo a agir de determinada forma, nas mais diversas situações. Sendo assim, é necessário que essas duas definições estejam claras para que seja possível realizar a avaliação psicológica. 
2. Qual a diferença entre uma avaliação psicológica e uma testagem psicológica ?
Avaliação psicológica é um processo que abrange várias informações de diferentes fontes, como: entrevistas, questionários, análise de documentos, observação e testes. Já a testagem psicológica tem como principal fonte de informação os testes de diferentes tipos. Além disso, a testagem psicológica é uma parte/etapa da avaliação psicológica. 
3. Quais são as fontes fundamentais de informação para se fazer uma avaliação psicológica?
São fontes fundamentais de informação para a avaliação psicológica os seguintes procedimentos: anamnese, entrevistas psicológicas, testes psicológicos e protocolos/ registro de observação de comportamentos.
4. O que é um constructo psicológico e como esse se diferencia de outros conceitos? Exemplifique e diferencie um conceito de observação indireta de um constructo. 
O construto é um atributo das pessoas, observado indiretamente, que está refletido nos comportamentos observados na testagem. Ele se diferencia de conceitos pois esse é formado por generalizações e particularidades, já o construto é formado por ideias, hipóteses e invenções. Pode-se dizer que um construto é um conceito, porém inventado e adotado de um proposito científico delimitado. A diferença entre conceito de observação indireta e construto é que essa observação descreve o objeto por suas características perceptíveis, independentemente se possui instrumentação, já os construtos são elaborações ideativas que foram adotadas com uma finalidade cientifica e representam o início da formulação de uma teoria. Por exemplo a personalidade como um conceito pode ser definida como as características particulares que definem moralmente uma pessoa; e como construto pode ser definida de diferentes maneiras dependendo da teoria em que se baseia. 
5. A medida em psicologia é fundamental ou derivada? Explique.
 A medida em psicologia é derivada, porque essa é uma medida que necessita de comprovação teórica, é um produto de mensuração baseada em indícios estão relacionados com o atributo do objeto medido. Portanto, só pode ser medida através de leis e teorias.

Continue navegando