Buscar

REDAÇÕES DE CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REDAÇÃO 1:
QUESTÃO:
A educação bilíngue consiste em proporcionar ao indivíduo uma comunicação em duas línguas, sendo que uma língua pode predominar sobre a outra. Os surdos defendem e acreditam nesta proposta. O documento "A educação que nós, surdos, queremos e temos direito", é resultado do Encontro de Surdos no Estado da Bahia, em 2006, em que várias reivindicações foram apresentadas. Este documento reforça alguns pontos-chave da organização do currículo. Vale ressaltar que mais da metade das reivindicações feitas neste documento estão diretamente relacionadas ao currículo na educação de surdos. Escreva uma redação com o tema: A EDUCAÇÃO QUE OS SURDOS QUEREM.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao longo da história, os surdos sofreram prejuízos consideráveis no contexto educacional. Atualmente, defendem uma total reorganização, a fim de atender às singularidades lingüísticas e culturais do aluno surdo.
Os surdos afirmam que o currículo se encontra adequado somente para os alunos ouvintes e, por isso, desejam que o currículo seja reestruturado e que a Língua de Sinais seja implementada nos currículos escolares, assegurando a presença do professor surdo e do intérprete profissional na sala de aula.
A comunidade surda luta por uma educação bilíngue, desde a alfabetização. Os surdos querem e têm direito a participar da política educacional, garantindo a eles acesso à cultura surda e assegurar o acesso a recursos tecnológicos que auxiliem no processo de aprendizagem.
REDAÇÃO 2:
QUESTÃO:
O currículo disciplinar, fragmentado em diversas áreas do conhecimento, é dividido de forma arbitrária em pequenas gavetas que não se comunicam e questionado por várias concepções. Com base no exposto, escreva uma redação com o tema: CONCEPÇÕES INTER, MULTI, TRANS, PLURI E POLIDISCIPLINARES DE CURRÍCULO.
RESPOSTA ESPERADA:
As relações de disciplinaridade são organizadas em cinco núcleos distintos: a interdisciplinaridade, a multidisciplinaridade, a transdisciplinaridade, a pluridisciplinaridade e a polidisciplinaridade.
A interdisciplinaridade ocorre quando as metodologias e conhecimentos de outras disciplinas podem ser utilizados por professores de diversas áreas do conhecimento, ou seja, na concepção interdisciplinar, o professor pode utilizar os conceitos e os conteúdos de outras disciplinas para fundamentar a sua.
Na multidisciplinaridade, as disciplinas se mantêm fixas. A multidisciplinaridade acontece na prática quando escolhemos um único tema ou problemática para ser trabalhada em várias disciplinas, sem a preocupação de interligá-las.
Na transdisciplinaridade há uma abordagem mais complexa, em que a divisão por disciplinas deixa de existir, promovendo as relações que devem existir entre as disciplinas. Esta concepção promove diferentes interconexões, atividades colaborativas. O termo "pluridisciplinaridade" dá o conceito das relações significativas entre as diferentes disciplinas existentes e a polidisciplinaridade trata dos métodos ou meios utilizados na produção dos saberes, da qualidade da pesquisa, da dimensão ética utilizada na produção e na socialização desses conhecimento.
REDAÇÃO 3:
QUESTÃO:
O currículo não é um conceito estático, sem movimento. O currículo tem finalidades sociais, culturais e políticas. Para compreender a história evolutiva do conceito de currículo, é necessário conhecer as teorias curriculares, identificando as tradições, crenças de um determinado período histórico, buscando as ideologias que carregam, observando seus comportamentos didáticos, políticos, culturais, administrativos, econômicos entre outros. Diante disto, escreva uma redação com o tema: O CURRÍCULO E SUAS TEORIAS. 
RESPOSTA ESPERADA:
A teoria tradicional, no século XIX, tem em John Franklin Bobbitt, seu principal representante. Bobbitt tinha como propósito planejar cientificamente as atividades pedagógicas e controlá-las, evitando que o comportamento e o pensamento do aluno se desviassem das propostas do atual contexto americano. O tradicionalismo vê no currículo um processo de racionalização de resultados educacionais, resultados estes que são medidos e especificados de forma cuidadosa e rigorosa. A teoria crítica não se preocupa em fazer o currículo, mas em desenvolver conceitos que nos permitam compreender o que o currículo faz. O objetivo das teorias críticas é orientar para a emancipação. A teoria crítica questiona o conhecimento, as relações de poder e as identidades como espaços de construção. Já na teoria pós crítica, a visão do poder é de um poder descentralizador, multiforme e multifacetado. Estas teorias concebem o conhecimento como parte inerente ao poder. As teorias pós-críticas não objetivam a formulação de verdades absolutas, mas de verdades sempre parciais, cujos resultados encontram-se abertos pelas possibilidades de outras linguagens. Para as teorias pós-críticas, o currículo é uma invenção social. Essas teorias contestam as ideias que aprisionam as pessoas. Na teoria pós-crítica, ocorre o discurso acerca do multiculturalismo. O entendimento sobre o multiculturalismo perpassa questões culturais e de poder.

Continue navegando