Buscar

Entendedo o PH do sangue

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sabendo que o sangue depende do grau de acides ou de alcalinidade que se dá pela indicação da escala de PH, podemos entender que normalmente o sangue é levemente básico onde se encontra entre 7,35 a 7,45 na escala. 
Dependendo da dieta que a pessoa segue pode aumentar ou diminuir o nível de acidez do sangue. Um organismo com excesso de acidez tem sua capacidade absorção de nutrientes e sais minerais comprometida prejudicando a produção de energia pelas células e a eliminação de toxinas, com isso o corpo fica sucessivo a inflamações e doenças.
Com o PH baixo o sangue pode ficar mais ácido assim pode acontecer situações como o diabetes descontrolado, Entretanto o PH também pode aumentar um pouco o sangue fica mais básico podendo causar vômitos e casos de grave problema respiratório e insuficiência renal.
Todavia podemos observar que quando o PH do sangue se encontra entre 7,4 é onde podemos ver que as células estão saudáveis.
Alcalose e a acidose se dão partir da alta e baixa do PH.
Acidose : É um excesso de ácido no sangue com PH abaixo de 7,35 e pode ser causado pelo aumento da produção ou diminuição da excreção de ácido, ou aumento da exceção de bases.
Alcalose- É o excesso de base no sangue com o PH acima de 7,45 e pode ser provocado pela perda de ácido com vômitos prolongados ou desidratação, administração venosa ou ingestão de bases , ou hiperventilação. Qualquer doença ou problema respiratório que afete os pulmões, os rins ou metabolismo pode causar acidose ou alcalose .
Se o distúrbio ácido-básico for acidose respiratória, ele é compensado por uma alta excreção renal e, com isso, reabsorção de bicarbonato renal para o sangue, onde ele tampona o excesso de H+. Se for acidose metabólica, a compensação se dá pelo sistema respiratório (hiperventilação).
Os mecanismos compensatórios para distúrbios ácido-base não podem retornar o pH completamente ao nível normal e nunca ultrapassá-lo. Todos os distúrbios ácido-base resultam em compensação que tende a normalizar o pH. Distúrbios ácido-base metabólicos resultam em compensação respiratória (alteração no Pco2); distúrbios ácido-base respiratórios resultam em compensação metabólica (alteração no HCO3−).

Continue navegando