Buscar

Cadeia Produtiva do Leite

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cadeia Produtiva do Leite
O fluxo da cadeia produtiva do leite é constituído por:
· Produtor;
· Resfriamento Consumidor; 
· Transporte;
· Análise e Tratamento;
· Embalagem;
· Varejo;
· Consumidor
O produtor é responsável por fornecer ao seu rebanho condições de vida e saúde, assim o leite será de qualidade. O processador seria a indústria, onde o leite é tratado e embalado, e depois distribuído através de transportes para o varejo, onde o consumidor poderá comprar o produto.
Contudo, o cenário da cadeia produtiva leiteira até a década de oitenta era totalmente diferente, onde esse sistema apresenta um caráter familiar, se produzia menos leite, se tinha pouco orientação técnica, as pastagens eram degradas, a higiene era precária e havia baixo controle zootécnico, além disso, o leite que era distribuído, apresentava fraude, o que evidencia a ineficácia da fiscalização da época.
Porém, em 1990, se inicia o processo de evolução da produção leiteira no país, que só foi possível através da expansão econômica, inserção do Mercosul, investimentos do comércio exterior e a recuperação do poder aquisitivo, trazendo também uma novidade: a procura por produtos derivados do leite.
Então o Brasil salta de uma produção leiteira de caráter de empresa familiar para o modelo do agronegócio do leite, onde podemos ver melhorias como o aumento da produtividade, aumento da oferta de leite aos laticínios, melhoria da qualidade da matéria e dos produtos derivados e a expansão desses, bem como uma maior segurança ao consumir esses produtos.
Através da expansão econômica e outros benefícios que o pais teve como impacto, a revolução da cadeia produtiva se deu principalmente pelo apoio governamental ao Ministério da Agricultura e também as universidades. Além disso, foi criado o Programa Nacional de Melhoria da Qualidade de Leite, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade do leite e seus derivados, garantir saúde da população e aumentar a competitividade dos produtos lácteos em novos mercados.
Para que os pequenos e médios produtores se adaptassem ao novo cenário do agronegócio, foram iniciados programas de linhas de créditos rural para que tivessem a possibilidade de ajustar-se ao novo sistema de produção, regido pela IN5I, entrando em vigor para regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a partir de 1 de julho de 2005 e nas regiões Nordeste e Norte a partir de julho de 2007.
Qualidade do Leite Produzido
Tem-se como produção de leite estimada no Brasil 27 bilhões de litro de leite ao ano e quanto a qualidade são fatores que levamos em consideração a região em que o leite foi coletado, má qualidade em relação a contaminação de microorganismos, a baixa produtividade de pequenos produtores que mantém sua criação com pouco, a falta de capacitação técnica por parte dos pequenos produtores devido a não procura ou não oferta de cursos da área, falta de fiscalização da cadeia produtiva pelos órgãos reguladores e limitação de condição financeira dos pequenos produtores, limitando também os investimentos necessários.
Tecnologia do Leite
O leite é o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve conter a denominação segundo a espécie de que proceda.
Do ponto de vista químico, o leite é uma mistura

Continue navegando