Buscar

Prévia do material em texto

Biofísica e Fisiologia Humana em Fisioterapia I
Enzimas digestivas – Rogerio Gozzi
Na boca temos as glândulas salivares que produzem a saliva, que é rica na enzima ptialina, tem a função de degradar os carboidratos, o principal carboidrato degradado na boca é o amido. A proteína mucina é quem dá viscosidade para a saliva. A boca tem ph 7 (neutro).
Na boca ocorrem dois processos mecânicos: mastigação e digestão. As enzimas realizam um processo químico chamado hidrolize enzimático (ação da água e enzimas).
No estômago o alimento se transforma em quimo. 
A mucosa estomacal produz ácido clorídrico (HCL), com ph entre 1 e 2 (ácido), o ácido clorídrico é importante na destruição de bactérias. Quando o estômago está vazio, a enzima pepsina fica inativa, e possui o nome de pepsinogênea. 
A enzima pepsina tem função de transformar proteínas em peptídeos. 
No duodeno ocorre a maior parte da absorção das substâncias. Também tem grande ação do pâncreas e da bile.
A membrana do duodeno não suporta o ambiente ácido, então, quando o quimo entra no duodeno, ele recebe um jato de bicarbonato de sódio, que é produzido pelo pâncreas. Quando o quimo ácido toca a parede do duodeno, é produzido um hormônio chamado secretina, a secretina “avisa” ao pâncreas que ele precisa produzir o suco pancreático, que contém o bicarbonato de sódio, que aumenta o ph do quimo para 8, 8,5 (alcalino).
O suco pancreático possui bicarbonato de sódio que tem a função de neutralizar a acidez, possui lípase que tem a função de transformar gordura em ácidos graxos e glicerol, possui amilase pancreática que tem a função de transformar carboidrato em açucares (maltose degradada pela maltase, sacarose degradada pela sacarase, lactose degradada pela lactase), e a tripsina e a quimotripsina que tem a função de degradar proteínas (a eterocnase ativa a tripsina e a quimotripsina.) 
A pepsina, tripsina e a quimotripsina transformam proteínas em peptídeos.
As enzimas do pâncreas que agem no duodeno são produzidas pelo suco entérico, são elas: aminopeptidase, carboxipeptidase e dipeptidase, elas tem função de transformar os peptídeos em aminoácidos para facilitar a absorção pelo intestino delgado.

Mais conteúdos dessa disciplina