Buscar

Leucemia e linfoma - TICS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do Acadêmico
	
	Matrícula
	
	Nome da Atividade
	Leucemia e linfoma
	Período
	6º
A leucemia mieloide aguda (LMA, também conhecida como leucemia mieloide aguda) consiste em um grupo de neoplasias hematopoiéticas relativamente bem definidas envolvendo células precursoras comprometidas com a linha mieloide de desenvolvimento celular (ou seja, aquelas que dão origem a neoplasias granulocíticas, monocíticas, eritróides ou megacariocíticas). elementos).
A LMA é caracterizada por uma proliferação clonal de precursores mieloides com capacidade reduzida de se diferenciar em elementos celulares mais maduros. Como resultado, há acúmulo de blastos leucêmicos ou formas imaturas na medula óssea, sangue periférico e ocasionalmente em outros tecidos, com redução variável na produção de hemácias normais, plaquetas e granulócitos maduros. O aumento da produção de células malignas, juntamente com a redução desses elementos maduros, resulta em uma variedade de consequências sistêmicas, incluindo anemia, sangramento e aumento do risco de infecção. 
As neoplasias linfóides são derivadas de células que normalmente se desenvolvem em linfócitos T (linfócitos T citotóxicos, linfócitos T auxiliares ou linfócitos T reguladores) ou linfócitos B (linfócitos ou plasmócitos). Em geral, as neoplasias linfóides são divididas em neoplasias derivadas de precursores linfóides (por exemplo, leucemia/linfoma linfoblástico agudo) e neoplasias de linfócitos maduros e plasmócitos. Estes são ainda agrupados dependendo se são de derivação de células B ou T.
Historicamente, as neoplasias linfóides que se apresentam com envolvimento da medula óssea e do sangue (leucemia) foram segregadas daquelas que se apresentam como uma massa (linfoma). No entanto, sabe-se agora que qualquer "linfoma" pode apresentar ou evoluir para um quadro leucêmico, e qualquer "leucemia" pode ocasionalmente apresentar-se como uma lesão em massa. Na atual classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o diagnóstico das diversas neoplasias linfoides depende não da localização anatômica das células tumorais, mas sim da célula de origem do tumor, julgada pela morfologia, imunofenótipo e achados genéticos. Como resultado, várias entidades antes consideradas distintas são agora agrupadas em categorias diagnósticas únicas.
REFERÊNCIAS
FREEDMAN, Arnold S; FRIEDBERG Jonathan W; ASTER, Jon C. Classificação das neoplasias hematopoiéticas. Up to Date. 2022. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/classification-of-the-hematopoietic-neoplasms?search=leucemia%20e%20linfoma&source=search_result&selectedTitle=2~150&usage_type=default&display_rank=2>. Acesso em: 18 abr. 2022.

Continue navegando