Buscar

Projeto I Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
	
	
MANUAL DE SOLUÇÕES PARA SERVIÇOS LOGÍSTICOS
Rotinas de organização do estoque: Soluções para maximizar os resultados dos seus negócios 
1. OBJETIVO 
A organização de estoque é uma prática destinada a gerenciar uma quantidade suficiente de produtos para garantir a demanda e as operações do negócio. A organização é baseada em informações e planos, como previsões de vendas, categorias de produtos mais vendidos, sazonalidade e muito mais.
2. APLICAÇÃO (Quem são os envolvidos – setores e pessoas?)
Gestor de logística é responsável por supervisionar tudo o que acontece no armazém. Sua missão é planejar, dirigir e coordenar as atividades de abastecimento, reposição, armazenagem e distribuição de materiais e produtos da empresa. Um de seus objetivos principais é otimizar o espaço do armazém e as tarefas que são realizadas nele.
Conferente confere todos os matérias e faz a separação dos matérias que iram ser despachados, recebidos ou armazenados e repassa ao auxiliar de armazém para realizar a atividade de carga ou descarga.
Auxiliar de Armazém irá prepara cargas e descargas de mercadorias, movimentar as mercadorias em transportes, coleta, armazenamento e entrega encomendas. Recebe e solicita informações, autorizações e orientações de transporte, embarque e desembarque de mercadorias
Assistente de logística o mesmo participa no planejamento dos espaços e da distribuição de mercadorias, prestando informações necessárias à tomada de decisão sobre operações logísticas. O mesmo trabalha juntado com o auxiliar de expedição, enviando e recebo materiais, de acordo com prazos e modais, emite notas fiscais e participa no desenvolvimento de estudo de alternativas de logística.
Auxiliar de expedição será é responsável pelo despacho de mercadorias para os clientes da empresa. realizara o processo de expedição de produtos, desde a sua separação e empacotamento, até o carregamento dos produtos para o transporte
3. DEFINIÇÕES (O que não pode faltar?)
Uma forma mais simples de organizar o estoque e com uma planilha de controle de estoque com ela matemos registrado as mercadorias e todas as entradas e saídas, além do preço, fornecedor, data da movimentação e etc... também tem alguns métodos que podemos usar a seguir:
2.1 Inventario: iremos realizar um levantamento de todos os itens que há no estoque, este inventario deve ser atualizado de forma constante, sempre que houver movimentação no estoque.
2.2 Definir um formato de acompanhamento: iremos retratar uma forma de como irar controlar o estoque bem como a periodicidade esse processo será dividido em:
Permanente e um acompanhamento real, que prevê a reposição sempre que determinado produto atinge o limite mínimo de estoque.
Periódico e um acompanhamento periódico afim de manter o balanço patrimonial evitando falta de algum produto 
Em relação ao cálculo para volume, você pode definir em:
· Mínimo: garante um volume mínimo para atendimento da demanda, e pode considerar uma margem de segurança, para que quando finalizar o estoque mínimo, a margem de segurança dê conta até a reposição.
· Renovação periódica: este modelo de controle garante o atendimento da demanda por um período determinado, renovando-se a cada período.
· Pontual: este controle de estoque atende uma necessidade específica e pontual, como um estoque de produtos para participação em uma feira, por exemplo
2.3 Estabelecer uma margem de segurança: definir um percentual aceitável de perda caso haja alguma, e calcular esse percentual como uma margem de segurança, somando ao volume mínimo definido para cada produto.
2.4 Calcular os custos para armazenamento: O armazenamento de mercadorias envolve custo, seja com o setor de gestão de estou, com sistema, equipamentos para movimentação ou até mesmo para alguma locação e também custo fixos para área física por exemplo: um deposito ou até mesmo um contêiner. Ter esse custo definidos e inclui-los no controle financeiro isso ajuda ater clareza sobre odos os custos de cada produto desde entrada até a venda do mesmo. 
2.5 Expandir o espaço: Fazer um levantamento de todos os produtos parados a muito tempo ajudando a desafogar o estoque a qual estão sendo sinônimo de prejuízo, realizar promoções, oferecer descontos, realizar uma venda casada por exemplo, e assim aumentando o ticket médio e ajudando a organizar o estoque. 
2.6 Padronizar o armazenamento: O ideal e criar um padrão de catalogo, com descrições e métodos de armazenamento, assim irá facilitar para os colaborados encontrar os produtos com maior facilidade. identificar caixas, prateleiras ou corredores, padronizar etiquetas, criar regras e formas para entrada e saída dos produtos do estoque. 
2.7 Precauções com Picking: Ter uma estrutura clara de localização, organização dos produtos, uma logística e movimentação ajudara se ocorrer algum problema de quebra, defeitos, erros de separação, embalagem e envio dos produtos evita gerar algum conflito com os clientes.
 Também a alguns programas de software que podem ser utilizados para um bom desempenho no seu negócio segue abaixo:
Curva ABC: consiste em classificar os produtos de acordo com o nível de relevância de cada um deles. Para isso, são criadas as categorias A, B e C.
· Grupo A: mercadorias de valor elevado, mas com baixa frequência de vendas;
· Grupo B: mercadorias de valor mediano e frequência de vendas também mediana;
· Grupo C: mercadorias de baixo valor, mas com frequência de vendas elevada.
· Ciclo PDCA é uma ferramenta utilizada para encontrar soluções para diferentes problemas e pode ser adaptada para solucionar questões inerentes ao estoque da sua empresa. Mercadorias estagnadas, entregas em atraso e erros de inventário são alguns dos problemas que podem ser resolvidos com o uso do Ciclo PDCA
· Just In Time é uma ferramenta de gestão de estoque utilizada por empresas que preferem operar sob encomenda. A intenção é utilizar o “estoque zero”, oferecendo apenas o necessário, na quantidade necessária e quando for necessário.
· PEPS Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair. O PEPS é uma ferramenta de gestão de estoque utilizada para casos em que os produtos que entraram primeiro no estoque devem ter prioridade nas vendas.
· UEPS Último a Entrar, Primeiro a Sair. Ao contrário do que observamos no tópico anterior, o UEPS é utilizado quando as últimas mercadorias que entraram no estoque precisam ser vendidas primeiro.
· SRM Supplier Relationship Management (SRM), ou gestão do relacionamento com o fornecedor, consiste em uma série de ações estratégicas para otimizar a relação entre a empresa e seus fornecedores.
Equipamentos utilizados na Organização de estoque 
Empilhadeiras e capacitada para de transportar volumes impossíveis de serem manipulados por pessoas, já que, com a ajuda das lâminas que se prolongam da sua estrutura, conseguem transportar pallets e demais objetos, cujos desenhos dificultam o transporte manual.
Paleteiras servem para organizar os produtos e materiais no estoque de empresas. Os diferentes tipos de prateleiras para estoque podem ser a saída para o bom funcionamento do estoque da empresa
Esteira transportadora as esteiras transportadoras são muito utilizadas no processo de carga e descarga de materiais de um caminhão, devido à sua capacidade de facilitar o deslocamento desses produtos de um polo a outro do estabelecimento.
Trans elevadores e utilizado quando os espaços são estreitos, apertados ou de difícil acesso, entram em ação os transelevadores, que são equipamentos para movimentação interna de materiais, para acomodação e retirada de materiais das estantes, sem a necessidade de deslocamento de pessoal para executar o serviço.
Monovias trata-se de uma espécie de via suspensa, que geralmente liga pontos predeterminados, para o deslocamento de materiais extremamente pesados, e que, por isso, não podem ser deslocados manualmente pelos funcionários.
Comboio funcionam de forma semelhante a uma locomotiva, pois trazem em seu prolongamento uma série de compartimentos para o transporte de cargas. Sua principalqualidade é o fato de poder deslocar o material em distâncias menores do que aquelas percorridas pelas empilhadeiras. Dessa forma, acabam dispensando o uso das empilhadeiras, e têm como com vantagem ser um mecanismo simples, de baixo custo e bastante flexível.

Continue navegando