Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTICOS.docx CORRIGIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Curso- Pedagogia
Disciplina - Educação das Relações Éticas Raciais 
Aluna- Dayane 
Matricula 
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Conteúdo do exercício
 1 Para começar, analise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
Diversidade Cultural como Característica da nossa Formação Humana e Nacional
 
Teresa é uma professora com bastante experiência e que sempre foi sensível às questões da inclusão e das problemáticas sociais. Ela sempre se preocupou para que tais questões não fossem apenas questões trazidas, discutidas ou vivenciadas por demanda de um calendário apenas, mas que fosse algo vivido pelos estudantes cotidianamente.
O ano letivo estava se iniciando e com ele o planejamento pedagógico. Teresa tomou por base as Leis de nº 10.693 de 9 de janeiro de 2003 e a Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008 que estabelece as diretrizes da educação nacional a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”, para organizar um projeto interdisciplinar. Porém, ela gostaria de iniciar o ano letivo com uma atividade instigante, capaz de engajar os estudantes não somente naquele momento inicial, mas por todo o ano letivo. 
Ela realizou algumas pesquisas para organizar seu planejamento e percebeu que boa parte dos textos, livros, vídeos acercavam-se das danças. Teresa compreenda que a dança é um elemento muito forte em nossa cultura e na desses povos que nos presentearam com tão bela herança. No entanto, ela sentia necessidade de criar atividades fazendo uso de outros elementos dessas culturas e assim, pesou nos jogos e brincadeiras, elemento tão importante nas culturas matrizes do povo brasileiro. 
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Proposta de atividade:  
Teresa tem pouco tempo para desenvolver seu planejamento de modo criativo e vai precisar de novas ideias. Desse modo, como Teresa pode fazer uso desse elemento cultural para iniciar o ano letivo e seu projeto? Proponha uma aplicação didática, uma atividade, a partir desse elemento que mobilize a aprendizagem das crianças para tal conteúdo. 
 
Proposta de texto para pesquisa: Brincadeiras e jogos de raízes africana e indígena. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/17218/1/TCC%20-%20Luzia%20Ma%C3%ADres...pdf
3. Não se esqueça: Sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas.
Aguardo sua produção.
 Tereza precisaria fazer um projeto de intervenção, o qual alcançasse seu planejamento trabalhar o tema jogos e brincadeira afra brasileira indígena, com objetivo de explorar a cultura e a origem dos povos afro e indígena no Brasil.
 
 É de suma importância que esse projeto o qual Tereza proponha faça relação com a vivencia dos alunos, então será sugerido que a professora Tereza consigam como objetivo específico : Transmitir a semelhança que os jogos e brincadeiras desses povos tem com os dias atuais. Assim os alunos poderão perceber o presente que tens até os dias atuais com a herança desses povos. 
Sendo assim o desenvolvimento para essa didática, iniciará com a.
Contextualização da história desses povos, suas origens, seus costumes, qual seu papel fundamental no Brasil, e será abordado como brincavam e o que essas brincadeiras tinha relação com suas vidas. . Essa contextualização pode acontecer em uma roda de conversa, por vídeos, teatros ou pesquisas, alem disso Essa contextualização ajuda os estudantes a conhecer outras culturas do mundo.
Após essa contextualização, é importante que os alunos utilizem a internet para pesquisar como eram essas danças, as brincadeiras, jogos e brinquedos. A confecção de cartazes nessa pesquisa é importante, pois assim podem apresentar e os demais alunos da escola podem conhecer essas curiosidades.
Para utilizar a arte nesse projeto, os alunos podem confeccionar alguns brinquedos, através do artesanato e para colocar em prática essas brincadeiras, todos da escola podem brincar na quadra ou no pátio da escola, fazendo com que os alunos pratiquem exercícios e o raciocínio lógico. 
Como a proposta do projeto não aborda nenhuma faixa etária ou turma, esse projeto pode ser feito para todas as turmas. As habilidades que devem seguir as normas da Base Nacional Comum Curricular dependerão de qual ano cada turma se encontra.
Sabemos que as brincadeiras e os jogos de raízes africanas são manifestações culturais que apresentam significados importantes para seu povo, representam um pedaço de suas histórias com traços de suas identidades culturais que permeiam o universo das brincadeiras e dos jogos que fazem parte da cultura infantil no Brasil e no mundo. Além disso, os jogos e as brincadeiras como metodologias de ensino ativas nos planejamentos dos professores vêm apenas colocar em prática o que foi salientado pela BNCC, e cumpre com a obrigatorieadade presente na Lei 10.639/03 e na Lei 11.645/2008 que obriga o ensino da História, da cultura africana e indígena na educação básica, sendo ratificada na LDB.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:
ALVES, Luzia Maires silva; BRINCADEIRAS E JOGOS DE RAÍZES AFRICANA E INDÍGENA EM POÇO REDONDO (SE)2021 monografia (graduação em educação física)-UniAGES,2021 disponível em  https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/17218/1/TCC%20-%20Luzia%20Ma%C3%ADres...pdf.
YURIE, Ingrid Brincadeiras e jogos africanos promovem Educação Antirracista de forma lúdica; disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/21403/brincadeiras-e-jogos-africanos-promovem-educacao-antirracista-de-forma-ludica.17/11/2022. Acesso em 13 de fevereiro 2023.
Material didático interativo disponível em Inicialização LTI (blackboard.com)

Outros materiais