Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
PARASITOLOGIA
 
Nome: Lara Gonçalves da Rocha Silva 
Matrícula: 01404682
Curso: Nutrição
 No estudo da parasitologia vemos diversos termos, muito parecidos e com diversas importâncias e significados, com isso podemos ter um estudo mais abrangente e minucioso do que está sendo colocado em pauta na parasitologia.
Infecção x Infestação
 Um termo muito usado é a infecção que nada mais é que a penetração e desenvolvimento de um agente infeccioso dentro do organismo de um ser humano ou animal, além de que quando ocorre de ter sinais ou ate mesmo sintomas significa que se tem uma doença infeciosas, mas nem todos os agentes causam doenças infecciosas, também fica localizado na parte interna do organismo. Existe dois tipos de transmissões de uma infecção a direta que é quando a pessoa infectada passa para outro e a indireta que é quando o agente infeccioso está em algum objeto e passa para o ser humano. Além disso a infecção pode ser causada por diversos fatores e um deles é um parasita que é um organismo que procura um hospedeiro para se aproveitar (pegar nutrientes) do seu hospedeiro, para combater isso é necessário que se use antiparasitários. Um exemplo de infecção parasitaria é a malária que é um parasita que se desloca na corrente sanguínea. 
 Outro termo também muito usado é a infestação que nada mais é que é a penetração, proliferação e desenvolvimento de parasitas no hospedeiro e que podem ou não provocar perturbações patológicas. É diferente da infecção que é causado por microrganismo e a infestação por parasitas macroscópios. É mais localizado na parte externas do organismo. Um exemplo de infestação parasitaria é os carrapatos encontrados em animais e os piolhos encontrados nos seres humanos.
Hospedeiro x Reservatório
 Mais um termo bastante utilizado é o hospedeiro que nada mais é que um organismo que hospeda um agente parasitário em seu organismo, e ele pode ou não causar uma doença em seu hospedeiro. Além de eu o parasita ele tem uma dependência metabólica em relação ao hospedeiro, dependendo disso para sua sobrevivência. Existe três tipos de hospedeiros o definitivo (parasito já maturo ou em fase sexual), intermediário (parasita em fase de larva ou assexuada) e paratênico (é uma criatura que atua como abrigo e portador temporário antes que o parasita alcance seu hospedeiro final). Um exemplo de hospedeiro é a lombriga (Ascaris lumbricoides) que é um parasita interno que se aloja no interior do hospedeiro.
 Ouro termo bem usado é o reservatório que nada mais é que qualquer local onde o patógeno vive e se reproduz, seja em plantas, animais ou humanos, de onde possa chegar a outros hospedeiros. Um exemplo de reservatório é que o ser humano é um reservatório de S. mansoni.
Vetor biológico x Vetor mecânico
 Mais um termo utilizado é o vetor biológico que nada mais é quando o patógeno se multiplica ou se desenvolve no vetor e não forma uma doença. São eles que espalham a doença conhecidos como vetores epidemiológicos. Um bom exemplo de vetor biológico é o mosquito que é o vetor, a dengue, malária, febre amarela são exemplos de doenças que são transmitidas por vetores. 
 E também outro termo é o vetor mecânico que nada mais é quando o parasita não se reproduz ou se desenvolve no portador, ele serve apenas como um veículo para o parasita. Um exemplo de vetor mecânico são moscas, formigas baratas que podem carregar nas suas patas o e transmitir o agente.
Referências:
https://www.biologianet.com/doencas/infeccao.htm
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/infec%C3%A7%C3%B5es-parasit%C3%A1rias-considera%C3%A7%C3%B5es-gerais/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-infec%C3%A7%C3%B5es-parasit%C3%A1rias
http://www.fatecc.com.br/ead-moodle/tecnicos/parasitologia.pdf
https://www.stoodi.com.br/blog/biologia/hospedeiro-o-que-e/
https://www.todabiologia.com/respostas/vetor_biologico.htm
https://www.preparaenem.com/biologia/vetor-agente-etiologico.htm
Salvador, BA
2021

Continue navegando

Outros materiais