Buscar

D Proc Civil II - semana 8 - Provas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: Provas
			 DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
			
		
		
			Título
			Provas
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				8
			
 
 Tema
		 Provas
		
		 Objetivos
		 
- Conhecer as provas admissíveis em Direito e saber confrontar as disposições do Código Civil (Direito Material) e o Código de 
- Conhecer as provas admissíveis em Direito e saber confrontar as disposições do Código Civil (Direito Material) e o Código de Processo Civil (Direito Processual).
- Entender o ônus da prova e as possibilidades de inversão.
- Compreender todos os princípios afetos ao estudo de “provas� e como eles influenciam não apenas na sentença, como também nas decisões interlocutórias existentes ao longo da relação jurídica processual (como, por exemplo, a antecipação dos efeitos da tutela): princípio do livre convencimento motivado ou persuasão racional e princípio da comunhão da prova, como exemplos de como o estudo em questão afeta as decisões jurisdicionais.
- Saber os momentos próprios à produção de provas, como aquelas que são produzidas já na petição inicial ou contestação (documental), e outras, na Audiência de Instrução e Julgamento (prova oral).
- Conhecer a forma com que as provas são tratadas no Projeto de novo CPC (Projeto 166/2010).
- Redigir as respostas das questões das avaliações e casos concretos sobre o tema objeto da aula, observando, necessariamente, as diretrizes estabelecidas pelo ENADE e OAB.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 
1.     As provas admissíveis em Direito: as disposições do Código Civil (Direito Material) e o Código de Processo Civil (Direito Processual).
2.     O ônus da prova e as possibilidades de inversão.
3.     Princípios em matéria de “provasâ€�.
4.     A influência das provas nas decisões proferidas no processo.
5.     Momentos e fases em que as provas são produzidas.
6.     Provas e o Projeto de novo CPC (Projeto 166/2010).
	
	 Aplicação Prática Teórica
 
1ª Questão: Laura propôs ação de indenização por danos morais em face da Loja de Departamentos Roupa Bonita, pois, apesar de jamais ter adquirido qualquer produto deste estabelecimento, seu nome foi inserido nos órgãos de proteção ao crédito, como se houvesse algum débito seu em favor da empresa. Foi vítima de alguma fraude, certamente. A autora requereu inversão do ônus da prova. Ao final, foi proferida sentença, julgando-se procedente o pedido da autora, com a seguinte fundamentação: em razão da inversão do ônus da prova prevista no inciso VIII do art. 6o do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, caberia à empresa a comprovação da existência do negócio jurídico que teria sido celebrado entre as partes, prova não produzida por ela; caberia à autora tão somente alegar o fato que deu ensejo ao dano moral e, à empresa, a prova de que ele não existiu - como, mais uma vez, a empresa não produziu tal prova, o pedido da autora deveria ser acolhido. Ainda foi dito, pelo juízo, que a inversão consiste em "regra de julgamento", de maneira que o momento de explicitá-la é em sentença. Responda: os fundamentos apresentados pelo juízo encontram-se corretos? Explique e, em sua resposta, esclareça quais são, genericamente, os requisitos para a inversão judicial do ônus da prova, prevista no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
2ª Questão. A respeito das provas admitidas no Direito Processual Civil Brasileiro, assinale a alternativa correta:
a) são admitidas apenas as provas típicas, tal como prevê o art. 212, do Código Civil; 
b) são admitidos todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que atípicos; 
c) ainda que notórios os fatos, dependem de prova, em razão da ampla defesa e contraditório, garantias constitucionais brasileiras; 
d) considerando-se que "o direito, o juiz conhece", mesmo do  consuetudinário, o órgão jurisdicional não pode exigir a prova.

Outros materiais