Buscar

AD1 Imagem e educ 2023 1

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro/Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Disciplina: Imagem e Educação 
Avaliação a Distância 1 – AD1 (2023 – 1º) 
Coordenador: Prof. Marcelo Carlos Gantos 
Tutora a distância: Bárbara Villaça 
Polo: São Fidélis Curso: Pedagogia Aluno (a) Jaqueline de Souza – 19211080158
1- Relacione o conceito de Imagem, Arte e Educação em um breve comentário.(Valor: 2,0) 
A arte na educação proporciona o despertar a criatividade, sendo uma forma de expressar emoções, valores, senso crítico, auxilia na interação, no trabalho em grupo, sendo assim, a imagem é importante como leitura visual da arte, seja por meio de um espetáculo de teatro, de um filme, uma obra de arte, entre outras representações, tornando possível despertar os sentidos humanos, facilitando a leitura, auxiliando na imaginação e favorecendo a aprendizagem.
2- Conte um pouco da história de seu município. (Valor: 2,0) 
Fatos históricos: O território do Município de São Fidélis era habitado, primitivamente, pelos índios coroados e puris, a primeira incursão de civilizados deu-se por volta de 1780, por essa época havia na região somente moradias esparsas de colonos, que viviam sob constante ameaça dos aborígines, notadamente dos índios coroados. Fato curioso é que tenham sido esses mesmos selvagens que viessem solicitar a vinda da civilização, O vice-rei Marquês de Lavradio não quis deixar de aproveitar-se deste ensejo para fundação de mais um povoado e para conduzir facilmente os indígenas à vida social, tomou as primeiras providências para que ali se erguesse uma grande aldeia para os indígenas. Foram incumbidos dessa missão os frades capuchinhos Frei Vitório de Cambiasca e Frei Ângelo Maria de Luca que chegaram às terras do atual Município de Campos em 14 de setembro de 1781. 
Em 1812 a localidade recebeu o predicamento de curato e em 1838, em virtude do grande desenvolvimento da agricultura, ao lado da exploração da madeira de lei, o povoado progrediu rapidamente, sendo elevado à categoria de freguesia em 1840, já em 1847, a 12 de abril, recebeu a visita do Imperador D. Pedro II em casa do coronel João Manoel de Souza, mais tarde Barão de Vila Flor. 
A cidade é conhecida como “Cidade Poema”, devido às belezas naturais e ao seu grande número de poetas, também possui inúmeros grupos de imigrantes, muitas de suas famílias possuem origem sírio-libanesa, portuguesa, alemã, italianas, dentre outros grupos, é banhada pelo Rio Paraíba do Sul e por dois importantes afluentes: Rio Dois Rios e Rio do Colégio.
Culturalmente, abriga a Academia Fidelense de Letras, e a “Cidade Poema” apresenta seu Festival de Poesia Falada, que ocorre todos os anos, onde posso destacar o fato de que uma das poetisas fazem parte da minha família: Sarah de Souza Brandão, ganhadora do festival de poesia por 4 anos é minha filha ( orgulho!).
Eventos Locais: A Exposição Agropecuária, Concurso de Carros de Som, Baile das Corajosas, Festa de São Fidélis, Festa da Participação dos Purezenses Ausentes, Folia de Reis, a cidade ficou conhecida mundialmente pela Festa da Lagosta, que reunia pessoas do mundo todo, embora atualmente não seja mais realizada.
Formação Administrativa: Freguesia criada com a denominação de São Fidélis de Sigmaringa, por lei provincial n.° 177, de 02-04-1840, no município de Campos atual Campos dos Goytacazes, elevado à categoria de vila com a denominação de São Fidélis de Sigmaringa, pela lei provincial n° 503 de 19-04-1850, desmembrado de Campos. Elevada à condição de cidade e sede com a denominação de São Fidélis, pelo decreto-lei nº 1533, de 03-12-1870.
Divisão territorial: O município de São Fidélis possui 5 distritos: São Fidélis, Ipuca, Pureza, Colônia, Cambiasca.
Pontos culturais: 
- Parque Estadual do Desengano: Localizado na região serrana do município e fazendo divisa com Campos dos Goytacazes e Santa Maria Madalena, se encontra apenas 35 Km da sede do centro da cidade, Um dos últimos refúgios da vida selvagem mais ricos e mais ameaçados do planeta, possuiu uma alta biodiversidade é apreciado e frequentado pelos amantes do turismo ecológico. 
- Igreja Matriz de São Fidélis: Erigida pelos frades Capuchinos da Ordem de São Francisco de Assis, possui estilo barroco e romântico, e sua construção em forma de cruz relembra a Basílica de São Pedro em Roma. Em 1809, foi realizada a primeira missa. O prédio foi tombado pelo INEPAC no ano 2002.
- Solar Barão de Vila Flor: Datado de 1847, o Solar do Barão foi construído para atender aos interesses particulares do então fazendeiro João Manoel de Souza, que almejava um título de nobreza “De Vila Flor”. A construção do solar oportunizou a visita do Imperador Pedro II , que elevou São Fidélis à categoria de Vila. O prédio foi doado à municipalidade em 1957, sendo tombado pelo INEPAC em 2002. Suas dependências são usadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, onde funcionam a Biblioteca Municipal “Corina Peixoto de Araújo”, o Memorial “Terra de Luz”, o Telecentro (biblioteca virtual) e o Centro Comunitário de Internet.
- Ponte Metálica: Estrutura metálica de origem inglesa, a ponte sobre o rio Paraíba do Sul foi construída em 1889 para atender o transporte ferroviário da região. Hoje, se encontra voltada para o tráfego de pedestres e ciclistas, ligando o 1.º ao 2.º distrito (Ipuca) num vão de 500 metros de extensão.
- Serra da Bela Joana: É muito procurada pelo clima tropical de altitude (frio) e a vegetação variada que nela se encontra. A cascata da Bela Joana é o atrativo principal da serra. 
- Rio do Colégio: O rio do Colégio corta toda a região serrana do Itacolomi, formando belíssimas cachoeiras no seu percurso, como as do Recreio e do Oriente, que oferecem aos visitantes balneários que são verdadeiros paraísos. O seu curso em vários trechos também apresenta diversas corredeiras, perfeitas para a prática de esportes radicais.
Economia: Baseada no cultivo da cana-de-açúcar e na agropecuária (gado de corte e pecuária leiteira). Na agricultura, caracteriza-se pela policultura, sendo suas principais culturas a de cana-de-açúcar, arroz, milho, tomate, banana, algodão e goiaba. Apresenta ainda potencial para fruticultura, olericultura, floricultura e silvicultura. Sua economia possui representação também em outros setores, como indústria, comércio, cooperativas e pesca.
3- O que as imagens nos livros didáticos podem representar e contribuir para aprendizagem dos alunos? (Valor: 2,0) 
No processo de aprendizagem são as imagens que auxiliam a criança, assim como o adulto a aprender a ler e escrever, bem como a construir a sua leitura de mundo, facilitando a decodificação da escrita, nesse processo de associação, ou ligação das imagens com simbolos, desenhos, figuras, placas, etc, as imagens dos livros se tornam facilitadoras da aprendizagem ao fornecer informações e possibilidades interpretativas.
4- Descreva as implicações ideológicas da leitura e da produção da imagem nos períodos medieval e renascentista. (Valor: 2,0) 
A Idade Média foi marcada por extrema religiosidade, portanto nesse período as obras tinham forte cunho religioso, e refletiam a relação do homem com Deus, eram voltadas para o campo teológico, filosófico, antropológico, com concepções bem definidas sobre a arte, o belo, a beleza, e estas tinham origem em Deus, o belo por exemplo, estava ligado ao conhecimento e a verdade, a beleza tinha uma forma mais contemplativa, as artes por suas vez, estariam em um nivel operacional, entendiam que o homem por si só não conseguiam entender as coisas como Deus criou, ou como eram de fato, para isso eles criavam representações imagéticas, como forma de informação para os que não saiam ler e que representariam as criações de Deus, inclusive as formas mais abstratas, como fé, caridade, etc. Suas obras estavam registradas em vitrais, mosaico, imagens, iluminura( tipo de pintura), afrescos.
No periodo Renascentista, em total oposição ao centralismo religioso da Era Medieval, a leitura de mundo eraoutra, com ênfase em buscar recuperar o período clássico greco-romano, que privilegiava as formas do corpo, o aumento da ciência ( com estudo dos planetas, criação do telescópio), aliado ao movimento da Reforma e Contra -Reforma, onde se pontuou que as imagens eram uma forma de idolatria, e portanto perderam prestígio, ficando restritas somente ás questões religiosas católicas, foi então desenvolvida uma concepção de imagens e representação de pessoas e coisas denominada Pespectiva, e na produção de tintas a óleo, a qual tinha por finalidade utilizar técnicas que levassem em consideração as dimensões dos objetos, suas expressões, uso de cores, traços diferenciados. A pespectiva é uma representação de objetos, que dá a ilusão de três dimensões ( comprimento, altura e profundidade) em uma superfície plana.
5- Quais influências do protestantismo e do catolicismo para o estatuto da imagem? (Valor: 2,0) 
O movimento da Reforma Protestante, que rompe com a Igreja Católica, trouxe consigo divergências quanto ao regulamento da representação das imagens e pinturas religiosas.
A corrente Calvinista, mais radical achava a pintura frívola, alienante e indigna de um cristão, a corrente Luterana, tinha uma visão apenas pedagógica da imagem, postulando que imagens e pinturas, somente serviam a auxiliar crianças e pessoas mais simples a terem acesso a doutrina. 
A partir do Concílio de Trento, onde como resposta, a Igreja Católica define em documento, termos que fazem separação sobre o que pertence a fé católica, estabelecendo também normas a respeito das imagens e pinturas, onde poderiam ser usadas e com qual finalidade, reconhecendo a existência de excessos com uso de representações mitológicas em festas cristãs, porém reafirmando a importância das imagens, dogmas e sacramentos, criando seminários próprios para uma boa formação católica, para não incorrer ao erro de má interpretação e representação novamente.

Continue navegando