Buscar

Motivação e Teorias de Inteligência

Prévia do material em texto

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
	
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
	ATIVIDADE:
Aulas 05/ 06 / 07 e 08
	Aluno: 
	RGM:
	Polo:
	
	
Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA
	ANO LETIVO: 
2019
	
DATA PARA ENTREGA: 31/10/2019
	Valor de cada atividade 1,25 
Total das quatro Atividades: 5,0
	
	
ATIVIDADES DA AULA 5
1. A motivação deve estar presente em nosso dia a dia. Escreva sobre os fatores que geram motivação no indivíduo em seu ambiente de trabalho.
A motivação envolve sentimentos de realização, de crescimento e reconhecimento profissional. Os mesmos são manifestados por meio de tarefas que exercem desafios suficientes, que quando concluídos promovem satisfação. Os mesmos oferecem significativo bem estar ao colaborador. E por meio desse processo o estimula, motivando-o. 
Simplificação de cargo: Se refere na redução de burocracias ou extinção de processos desnecessários para a função empregada pelo colaborador, com o intuito de reduzir a fadiga, o motivando a produzir mais e melhor numa escala menor de tempo. Podendo assim alcançar às metas organizacionais com mais facilidade.
Estabelecimento de objetivos e avaliação relacionadas com eles: Isso significa dar voz ao colaborador, para que ele aja diretamente sobre metas organizacionais. Com isso se dá a eles credibilidade, transmite confiança e sentimentos de realização. Que os motiva a procurar mais soluções e para o alcance de tais objetivos. 
Sistema de avaliação bonificado: Consiste em estabelecimento de objetivos com avaliação nas regras da empresa (produção, comportamento adequado, faltas, pontualidade). O mesmo motivado com um prêmio ao atingir a meta estipulada. Nesse caso o colaborador não precisa fazer nada, só seguir a política empresarial e não infligir regras.
Oportunidades de crescimento: Motivar o colaborador a desempenhar sua função com melhor desempenho dando-lhe a oportunidade de crescimento profissional. 
Boa relação com os colegas: Todo o ser humano tem necessidade de ser aceito em algum grupo. Esse vínculo pode se tornar forte e recíproco. Sentir-se bem conjunto aos colegas de trabalho ajuda muito para a motivação do mesmo no ambiente de trabalho.
2- Nesta aula vimos algumas teorias sobre a Motivação. Descreva a teoria da motivação que mais chamou sua atenção, justifique. 
Hierarquia de necessidades de Maslow
Maslow construiu uma teoria, na qual às necessidades humanas são hierarquizadas. O mesmo mostrou com sua hierarquia inclusive que somos diferente dos animais, que eles não teriam tantos níveis como nós, os humanos. Para Maslow após sentirmos nossas necessidades primárias ou fisiológicas satisfeitas, às pessoas procuram se resguardar do perigo, do frio, do fogo, de ter garantia de emprego, de alimentação, etc. É preciso garantir o bem estar das pessoas (saúde).
Todas as pessoas querem se sentir necessárias às outras pessoas, com isso são criados agrupamentos ou tribos que elevam a autoestima do indivíduo ao auto interpretar ser aceito pela mesma. A política, religião e torcida são às tribos modernas. Analisando-a, ainda, a teoria de Maslow podemos afirmar que às necessidades fisiológicas, às necessidades de segurança e algumas das necessidades psicológicas são fatores de desmotivação. Já às necessidades sociais, às necessidades de “status”, de estima e de autorealização são fortes fatores motivacionais, que estimulam às pessoas a buscarem os meios de satisfazer às mesmas. Desse modo a teoria de Maslow demonstra que cada necessidade que o indivíduo realiza, surge outra em seu lugar, exigido que às pessoas sempre busquem meios de satisfaze-las. 
ATIVIDADES DA AULA 6
1- Existem diversas definições que contemplam o termo inteligência, espalhadas pelo mundo todo. Então :
(a) explique sobre inteligências múltiplas, dê exemplos.
 A teoria da inteligência múltipla, tentou se afastar da visão simples e tradicional de que a inteligência é definida apenas por responder testes que valorizam apenas às inteligências linguísticas e lógico-matemática. O mesmo enfatiza que a inteligência é complexa, multidimensional e modificável, pois as mesmas podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas. Todos nós temos vários tipos de inteligências, com exceção claro dos portadores de lesões cerebrais graves. Todas são desenvolvidas de acordo com o ambiente que vivemos. O que cria a cada um, um perfil particular de inteligência. Alguns exemplos seguem a seguir:
Inteligência Verbal ou Linguística: A mesma se manifesta de modo que usamos as palavras para convencer, estimular, agradar ou transmitir ideias. Ela têm presença forte em oradores, poetas, jornalistas, redatores, radialistas, vendedores, entre outros.
Inteligência Logico-Matematica: Capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos. São habilidades de raciocínio dedutivo. A mesma é muito presente entre bancários, contadores, entre outros
Inteligência Cinestésica Corporal: É a capacidade de controlar o próprio corpo e usa-lo de maneira hábil. Ela geralmente é encontrada agudamente em atletas, dançarinos, atores, atletas, entre outros. 
Inteligência Espacial: É a capacidade de visualizar o mundo visual e espacial de forma precisa, e a partir de suas percepções criar uma representação visual. A mesma usada com bastante frequência por escultores, pilotos, navegadores, cirurgiões, engenheiros, entre outros. 
Inteligência Musical: Capacidade de organizar sons de maneira harmônica. Está se manifesta por meio de tentar transferir emoção a voz e a música. Por meio desse talento são criadas músicas, melodias, composições, por meio dessa inteligência há o talento de perceber a sensibilidade dos ritmos e da reprodução das músicas. A mesma é usada com bastante frequência por: Músicos, compositores, entre outros. 
Inteligência Interpessoal: Habilidade de compreender os outros, também a maneira de saber como conviver com os outros e aceitá-lo. O mesmo também trata-se de relacionar-se de maneira mais afetiva e construtiva com os outros. Por meio desse talento podemos atuar em grupos ajudando nas decisões, planejamento, supervisão entre outros. Essa inteligência é encontrada com mais frequência em professores, vendedores, terapeutas, entre outros.
Inteligência Intrapessoal: Trata-se da capacidade de relacionar-se consigo mesmo, o autoconhecimento. Habilidade de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. É a inteligência da autoestima. Ela é muito usada por romancistas e consultores cujo objetivo é de guiar os outros. 
Inteligência Naturalista: É a inteligência que trabalha nossa sensibilidade para cuidar e preservar a natureza.
Temos também a inteligência emocional que enquadra a intrapessoal com uma abordagem mais complexa.
ATIVIDADES DA AULA 7
 
1- De uma maneira geral, para levarmos uma vida saudável, necessitamos de atividades rotineiras, desde o acordar e cuidar de nossa higiene pessoal, até lidar com a parte burocrática em nosso trabalho. Entretanto, há situações que nos impedem de termos atitudes criativas:
(A) Após ler a aula 07, explique as barreiras/bloqueios que impedem a criatividade. 
Os bloqueios de criatividade são em base de registros de ideias más sucedidas pressupostas, presenciadas, ou consigo, em outra palavras nossos “álibis”. Esses álibis geram frustração, destruindo nossa autoconfiança e nos impossibilitando de inovar. Elas vem automaticamente, sempre nos colocando realidades de forma negativa. Por exemplo:
”será mesmo que sou capaz de realizar disso?”, “vou guardar pra mim, já que não irei ter apoio”
Além dos álibis temos fatores emocionais que são muito importantes, no caso a falta de emoção impossibilita a criação de ideias ou aperfeiçoamento de ideias já prontas através da imaginação criadora (criatividade). 
Pessoas com imaginação aguçada têm um grande objetivo de vida e eles criam ideias através da criatividade. Todas essa criatividade aguçada é regada por sentimentos, caso contrário é só um objetivo vazio. Nossa mente é um solo fértil e ela não sabe diferenciar bom do mau. Se inserirmos sentimentosbons sob nossos objetivos teremos uma criatividade bem aguçada. Mas antes é necessário treinar nossa autoconfiança. Com ela tiramos limites e barreiras de nossa imaginação, não importando-se de opinião alheia, mas sim com o objetivo de resolver pressupostos que não nos permitem alcançar tais objetivos.
(B) Apresente as estratégias de como estimular a criatividade em seu local de trabalho.
Alguns fatores são de suma importância para que se estimule a criatividade de colaboradores, um deles é o compartilhamento de visão empresarial com eles. Esse compartilhamento os da o objetivo de suas ideias, se são para sanar problemas antigos, criar novos produtos, problemas de segurança, falta de liderança, entre outros. Logo após a definição do objetivo deve se treinar a autoconfiança dos mesmos para que tenham mais resistência a críticas, podendo ser pelo incentivo das ideias já apresentadas ou por um porta voz do grupo, sendo que nem todos gostam de falar em público. Para a interação e aumento drástico tanto na qualidade e quantidade de ideias deve se treina-los. Ensinando-os que sobre liderança, autoconfiança, sobre o poder da cooperação, entusiasmo e principalmente sobre a regra de ouro*. Para isso recomendo pequenas reuniões informais entre os membros, sendo churrasco, futebol, entre outros. Para que os mesmos criem entre si interações mais íntimas, não apenas os limitando ao âmbito profissional. Com isso criamos intimidade suficiente para que consigam aflorar ideias sem tanto medo de represálias, para que se crie líderes informais no meio dos mesmos, para que os deixem mais tranquilos durante a criação e apresentação de novas ideias. Sendo assim eles ficam mais à vontade para criar e inovar. Creio eu, que com isso pode se ter algo além do que o dinheiro pague, que é à cooperação sob nenhum aspecto econômico, mas sim por livre arbítrio. 
*Regra de ouro consiste em não fazer ao outro, o que você não quer que façam a ti*
ATIVIDADES DA AULA 8
PARABÉNS VOCÊ JÁ ESTÁ FINALIZANDO SUAS ATIVIDADES.
1- Nesta última atividade. Peço que relacione as principais competências pessoais e profissionais discutidas nesta aula. 
Às competências pessoais e profissionais são relacionadas a partir do momento em que sentimos necessidade de interação em grupo com um objetivo.
Às competências pessoais começam à ser desenvolvidas em casa desde cedo, e são aprimoradas conforme os acontecimentos da vida. Para às competências profissionais juntamos um conjunto de Conhecimentos, aptidões, experiências e capacidades que possuem um valor no mercado de trabalho. Claro que nossa personalidade é integrada e portanto dependemos de fatores externos e internos para nos motivar, assim criando e aperfeiçoando nossas competências, para que elas se tornem duráveis, elevando assim às chances de sucesso através de uma atividade melhor remunerada.
2- Explique sobre os modelos interpessoais- grupais apresentados na aula:
 Através da janela Johari apresentada na aula podemos falar sobre às 4 facetas diferentes nela:
1- “EU ABERTO” - É à porção da nossas personalidade que permitimos que o outro conheça. Isso ocorre quando revelo o que desejo, necessito e minha opinião. Quando revelo uma visão mais ampla dos meus pensamentos; 
2- “EU CEGO”- É à porção da nossa personalidade que a gente não conhece, eu emito ao outro através das minhas atitudes e pensamentos uma imagem minha. Porém não reconheço à imagem que o outro têm de mim.
3- “EU OCULTO”- Essa têm haver com aquilo que conheço e conheço em mim e guardo como algo secreto em mim. Tenho ciência do que se passa e não exponho tais pensamentos. 
4-”EU DESCONHECIDO”- É aquela porção da nossa personalidade que nem nós mesmos à conhecemos. Lá onde se esconde traumas e talentos que ainda são desconhecidos. Ela comparece mais atona através de algum processo terapêutico ou situações que nos colocam à prova além do nosso limite pré-estipulado por nosso consciente.
No caso é definido ângulos de visão e internos externos da nossa personalidade:
Eu aberto e oculto são as conhecidas por nós mesmos.
Eu cego e desconhecidos são às que nos desconhecidas por nós mesmos.
Eu aberto e cego é onde nós permitimos que o outro nos conheça.
Eu oculto, secreto e desconhecido são às partes desconhecidas por nós e pelos externos 
Para desenvolvermos um relacionamento interpessoal de forma satisfatória é necessário à prática de autoexposição. Ela consiste em passar nossas percepções aos outros, revelando nossos pensamentos, desejos e ideias afim de que através da compreensão dos mesmo haja um fortalecimento do relacionamento interpessoal
Temos também à busca por feedback que através dele buscamos compreender o que nossos atos e pensamentos têm sobre os outros. Eu procuro saber qual à percepção do mesmo sobre mim e através da linguagem verbal ou não, ele pode nos passar com clareza tal resposta. Pela falta de autoconfiança várias pessoas não buscam tal clareza pois, o mesmo abre portas para exposição ou reativação de traumas e no pior dos casos até mesmo uma acalorada discussão....
P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades, disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula”.
Bons Estudos. 
Profa. Dra Silvia Mara Pagliuzo Muraki

Continue navegando