Buscar

Pesquisa sobre análises do controle de qualidade das cápsulas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Encontro 2
Dia: 23/08/2022
Pesquisa sobre análises do controle de qualidade das cápsulas. 
Capsulas são formas farmacêuticas sólidas que podem ser dividas em moles ou duras, essa envoltura é responsável por proteger o medicamento. Nas capsulas moles são colocadas substancias não sólidas como os óleos por exemplo. Já nas capsulas duras são colocados pós. A vantagem da utilização de capsulas é que elas são de fácil transporte e são também fáceis para mascarar sabores desagradáveis de medicamentos. Entretanto, por serem envoltas basicamente por uma estrutura gelatinosa elas são de fácil ruptura, podendo assim facilmente ser adulteradas. 
O doseamento do medicamento é utilizado para descobrir se a dose é a mesma do valor referente indicado pelo fabricante, a falha neste tipo de testes pode oferecer riscos de toxicidade ao paciente. 
Peso médio é o método utilizado para indicar se as unidades de um mesmo lote do produto apresentam uniformidade de peso, esse método deve ser utilizado apenas em casos de formas farmacêuticas sólidas e de dose unitária. Caso ocorra alguma alteração no valor do produto que foi pesado, consequentemente haverá alteração na quantidade de principio ativo nele presente, fazendo com que o medicamento esteja fora do padrão, tendo obrigatoriamente que ser descartado. 
O teste de desintegração não deve ser utilizado em capsulas de liberação prolongada, este tipo de teste é utilizado para determinar se as capsulas de diluem no organismo dentro do limite de tempo esperado. Esse teste é realizado com ajuda de um aparelho denominado desintegrador onde a capsula que está passando pela qualificação fica imersa em um meio fluido com condições idênticas aos do corpo, além disso há um termostato que oferece ao meio fluido temperatura ideal para a realização do teste. 
Para realizar o teste de dissolução é preciso compreender que esse é considerado pelo tempo que o medicamento leva para deixar sua forma farmacêutica e ser absorvido pelo organismo. A partir desse teste é possível determinar a quantidade de principio ativo dissolvida no meio quando levada ao dissolutor. O valor do tempo de dissolução de cada medicação está descrito em sua monografia. 
Durante o teste de uniformidade é possível avaliar a quantidade de substancia ativa em unidades individuais de um lote e averiguar se a quantidade é uniforme com as demais quantidades testadas, pode ser utilizada para fármacos com um ou mais princípios ativos. O calculo de uniformidade deve ser feito a partir da pesagem de 10 capsulas para saber se a média do volume de cada capsula está dentro dos volumes específicos.

Continue navegando